Primeira vaca sagrada: "Se a tendência começou, ela vai continuar".

 

Olá a todos. O assunto deste tópico é uma afirmação clássica bem conhecida, cansada e até mesmo banal. À primeira vista, soa como "se você colocar açúcar em seu chá, ele se tornará doce". Por outro lado, ninguém duvida que isso seja verdade. Assim, acontece que todos nós sabemos que é verdade, mas apenas poucos de nós podem usar esta verdade, porque não a entendemos corretamente.

Algum de vocês, caros usuários do fórum, tentou analisar esta frase, e não apenas ignorá-la e colocá-la em algum lugar no limite de sua consciência? E se você já tentou, o que exatamente isso significa para você?

A principal característica de uma afirmação verdadeira e prática é que existem necessariamente condições sob as quais ela é violada. (Esta frase parece ter sido dita por um famoso matemático e filósofo). As condições para quebrar a afirmação da verdade parecem quase óbvias: se de repente nossas tendências se tornarem muito abruptas e de curta duração, então não poderemos lucrar com elas porque simplesmente não as alcançaremos. Vamos supor que o mercado não vai se tornar assim num futuro próximo.

Mas vamos tentar decifrar esta frase banal. "Se alguma condição complexa X for satisfeita, podemos tentar chamar isso de início da tendência. A condição Х realmente deve ser forte o suficiente para que as citações recebam um chute sério e saiam do pântano plano - de forma sustentável e durante um certo período de tempo". Esta é a tendência que tem continuado.

Nem todo novo movimento está se tornando uma tendência, sabemos muito bem disso. Este chute não deve ser uma simples condição única, mas complexa: não é tão fácil desativar um estado quase estacionário, embora não muito estável, para uma catástrofe de pleno direito chamada tendência. Por que este é o caso? Eu não sei, mas meu palpite é que o estado plano do par é mais complexo estruturalmente do que o estado de tendência. Escrevi anteriormente que distingo pelo menos três estados planos qualitativamente diferentes. Mas a tendência é de apenas um tipo, simples como um prego. Em física, um salto na complexidade do sistema é chamado de transição de fase.

Mais uma coisa que distingue uma tendência de um apartamento é uma dependência local distinta entre os bares vizinhos.

Em resumo, pode-se falar sobre tudo isso por muito tempo, mas seria melhor apenas pegar o conjunto de plasticina de uma criança e moldar o tema do ramo em plasticina. Os Scientologists vão me entender: acredita-se que a moldagem em argila permite uma compreensão adequada, confiável e serendipital do conceito que está sendo demonstrado. Quando eu trabalhava para uma organização da Cientologia, tinha que moldar em argila conceitos como "responsabilidade", "verdade", etc. Suspeito que os moldei com uma qualidade pobre :) Mas ainda me pergunto o quanto mais eficaz o comerciante poderia ter sido se não tivesse sido muito preguiçoso e tivesse esculpido o assunto em barro?

É claro que não estou sugerindo ninguém aqui para fazê-lo, mas aqui está minha pergunta: como você mesmo entende esta quase platitude?

A resposta no estilo "uma tendência é quando a oscilação rápida cruza a lenta desta ou daquela forma, o RSI faz isto, o MACD faz aquilo, etc." não é bom, porque não há compreensão do que é exatamente uma tendência. Em suas respostas espero ver lógica, não empirismo trivial, com base em uma combinação de indicadores padrão.

Portanto, os três conceitos são: "tendência", "iniciada", "continuada". Como você os entende no contexto do tema do ramo?

Note, a propósito, que esta máxima não funciona quando aplicada a um processo Wiener comum. Sim, em um processo Wiener existem áreas que podem ser chamadas de tendências locais, mas, infelizmente, a longo prazo, não podem ganhar dinheiro com elas. E a própria declaração afirma a possibilidade de ganhar com uma tendência!

P.S. A propósito, por que não dizemos "se o apartamento começou, ele vai continuar"?

 

Como em, uma noite fora? Interessante. Mas nenhuma reflexão inteligente sobre o assunto.

A propósito, não acho que a queda recente tenha sido uma tendência. E não continuou, como você pode ver. Foi de curta duração e rápido. Foi exatamente a fase de correção que passou. E a tendência ascendente continuará. Provavelmente, porque ainda não chegou ao fim. E eles estão terminando, não vou dizer onde. Muito simples. É que o preço ainda não chegou lá. Veremos muitos planos, mas a tendência é para cima.

A propósito, não concordo que uma tendência seja tão simples quanto um prego. A tendência pode ser fraca, mas teimosamente rasteira, reunindo muitas paradas daqueles que estão esperando a reversão, e pode ser forte e rápida, você pode até ter medo de que está prestes a terminar e pode não entrar, mas vai mais longe.

 
Uma tendência é quando os modelos AR treinados em um início plano começam a mentir descaradamente.
 

Tentando encontrar um apartamento sobre a soja em Alpari - tudo o que vejo é uma seqüência de partículas elementares


 
Mathemat >> :

1. Se a tendência começou, continuará...

2. P.S. A propósito, por que não dizemos: "se o apartamento começou, vai continuar"?

Imediatamente uma analogia:

Se um thread acabou de ser criado, então todos os posts desse thread não irão além do tópico pré-determinado de comunicação...

É este o caso? Muito provavelmente haverá necessariamente uma digressão no tópico - um tópico fora de tópico. E então a comunicação continuará sobre o tema... talvez.

Haverá flubbing, flamming no fio? Como saber antecipadamente se a comunicação continuará sobre o tema...

E se o off-topic começou, será que vai continuar? Muitas vezes isso acontece até mesmo neste fórum, quando na N-ésima página do tópico, já se esquece o nome do tópico e começa a discutir tudo no mundo, mas não a essência do tópico. Mas depois de um tempo, como regra, aparece novamente uma mensagem correspondente ao conteúdo do tópico ...

 
Mathemat писал(а) >> Se uma tendência começou, ela vai continuar

Não é de todo um fato. Ou você precisa saber exatamente o início da tendência - e isso não é nada fácil.....

 
zxc >> :

Imediatamente uma analogia:

Se um tópico acaba de ser criado, então todos os posts nesse tópico não...


>> ...um post relevante para o conteúdo do tópico...

você pode dizer imediatamente que o médico!


+10
 
Mathemat >> :

Se uma tendência começou, ela vai continuar

Uma coisa é quase certa: se uma tendência começou, ela vai acabar em algum momento.

A única pergunta é quando? Como você aprende a determinar a duração de vida de uma tendência recém-nascida?

Não assuste o início, mostre o fim! (c) Provérbio

 

Um apartamento também é uma tendência, apenas sua inclinação é próxima de zero. Portanto, seria lógico dizer que o apartamento também continuará.


Aqui está uma tabela como esta. Você pode encontrar o início e o fim da tendência aqui? Observe como os níveis funcionaram claramente.




E é um passeio aleatório de água pura, eu acabei de gerá-la.

Então a tendência vai continuar ou não?

Você tem motivos para acreditar que a tendência que você está observando tem um componente não aleatório? Se sim, então é mais provável que a tendência continue. Caso contrário, uma caminhada aleatória ainda é uma caminhada aleatória.

 
Mathemat >> :

Mas ninguém duvida que isso seja verdade.

E como eles duvidam... Na verdade - o outro lado da minha linha: https://forum.mql4.com/ru/23962

Esperemos que pelo menos não haja aqui flubbing em tópicos completamente canhotos.

Meu imho: o mercado é quase sempre aleatório.

Em geral, pense no fato de que se houvesse uma tendência, seria possível avaliar, pelo menos na história, o nível de "ruído" em um momento específico e separá-lo do componente tendência. Mas autores de vários livros (desculpe, não me lembro exatamente onde o li - alguém fez algumas experiências) têm uma opinião de que a tendência é um componente MUITO pequeno do movimento de preços. Isto é, mesmo que vejamos um forte salto no preço, não é a influência de uma tendência.

Em geral, a tendência/flat tinha sentido no início do século 20 - desde então, muitos espertalhões inteligentes e simples feiticeiros não funcionam mais. :)

 
Mathemat писал(а) >>

Se a tendência começou, continuará...

Até que a oferta se acostume à demanda.

Mathemat escreveu >>

"Se você colocar açúcar em seu chá, ele se torna doce"

e se você colocar muito açúcar nele, é xarope. E não será mais chá!

Razão: