Dois robôs em um gráfico

 

Bom dia a todos,

gostaria de saber se alguém já teve a experiência de rodar dois robôs em um mesmo gráfico e se isso pode causar algum conflito?

seriam dois robôs com estratégias parecidas as diferenças de entradas serias mínimas. Isso é possível?

Desde já agradeço a todos.

 
Cristiano Santos:


Bom dia.


"Dois robôs em um gráfico" não é possível, mas você pode adicionar dois gráficos do mesmo símbolo e anexar um robô a cada gráfico.

Em relação a conflitos, desde que suas ordens sejam gerenciadas com a verificação do Symbol e Magic Number, e você utilize MNs diferentes nos robôs, não deverá ocorrer conflitos.

 
Cristiano Santos:

Bom dia a todos,

gostaria de saber se alguém já teve a experiência de rodar dois robôs em um mesmo gráfico e se isso pode causar algum conflito?

seriam dois robôs com estratégias parecidas as diferenças de entradas serias mínimas. Isso é possível?

Desde já agradeço a todos.

Creio que esse tópico seja similar a sua duvida.


https://www.mql5.com/pt/forum/334258

Trabalhando com mais de um ativo no mesmo EA.
Trabalhando com mais de um ativo no mesmo EA.
  • 2020.03.05
  • www.mql5.com
Tem como? Existe literatura ou documentação sobre como implementar isso...
 

Vc não pode rodar 2 robôs sobre um mesmo gráfico , pois quando vc anexar um robô e tentar anexar o outro o segundo robô irar subistituir o primeiro no gráfico.

Mas vc pode anexar 2 robôs em em um mesmo ativo (por exemplo EUR/USD ou outro qualquer) abrindo 2 gráficos para o mesmo ativo no metatrader.

Então o correto a fazer é abrir 2 gráficos do mesmo ativo e anexar em cada gráfico um robô. Vc só deve se certificar que os 2 robôs tenham números mágicos diferentes ( o número mágico identifica a ordem aberta e qual robô abriu a ordem), daí não haverá conflito algum.

Eu executo 2 robôs sobre um mesmo ativo e não há problema algum.

 
Pode-se abrir dois gráficos e colocar um robô em cada gráfico. Cuidado pois se tratando do mesmo ativo um robô pode intereferir na posição criada por outro ou mesmo alterar ordens e coisa do tipo - tem que ser um procedimento muito "bem casado" entre os dois.
 

Olá,

Melhor seria juntar as duas estratégias num só robô.

 
Evanio Da Silva Martins:

Vc não pode rodar 2 robôs sobre um mesmo gráfico , pois quando vc anexar um robô e tentar anexar o outro o segundo robô irar subistituir o primeiro no gráfico.

Mas vc pode anexar 2 robôs em em um mesmo ativo (por exemplo EUR/USD ou outro qualquer) abrindo 2 gráficos para o mesmo ativo no metatrader.

Então o correto a fazer é abrir 2 gráficos do mesmo ativo e anexar em cada gráfico um robô. Vc só deve se certificar que os 2 robôs tenham números mágicos diferentes ( o número mágico identifica a ordem aberta e qual robô abriu a ordem), daí não haverá conflito algum.

Eu executo 2 robôs sobre um mesmo ativo e não há problema algum.

@Evanio Da Silva Martins, da sim, o problema esta na arquitetura escolhida, como eu comentei acima em outro topico foi questionado a mesma coisa e eu respondi como eu faço usando uma arquitetura diferente da proposta pela metaquotes
 
Jonathan Pereira:
@Evanio Da Silva Martins, da sim, o problema esta na arquitetura escolhida, como eu comentei acima em outro topico foi questionado a mesma coisa e eu respondi como eu faço usando uma arquitetura diferente da proposta pela metaquotes

Boa tarde,


São dois temas diferentes:


- Este tópico é sobre a possibilidade de executar dois robôs em um único gráfico (o que não é possível);

- O tópico que você mencionou é sobre a possibilidade de um robô trabalhar com dois ou mais símbolos simultaneamente anexado a um único gráfico (o que é totalmente possível).

 
Vinicius de Oliveira:

Boa tarde,


São dois temas diferentes:


- Este tópico é sobre a possibilidade de executar dois robôs em um único gráfico (o que não é possível);

- O tópico que você mencionou é sobre a possibilidade de um robô trabalhar com dois ou mais símbolos simultaneamente anexado a um único gráfico (o que é totalmente possível).

Bom @Vinicius de Oliveira, o que eu disse é exatamente isso, pena que vc não entendeu a ideia do que eu passei, mas quem sou eu para discutir com o guru do MQL.
Enfim uma proposta de arquitetura, onde se processa os eventos vc ganha a liberdade de por a quantidade de EA(robos) que quiser num mesmo Grafico, eu dei o exemplo de ser em varias moedas pq a pergunta era essa, mas a real utilidade disso é que posso por N estratégias num só ativo como tbm posso combinar N estratégias em N ativos. E se Posso ter varias estratégias num so Ativo quer dizer que tenho mais de um robo rodando no mesmo gráfico.

 
Jonathan Pereira:

Bom @Vinicius de Oliveira, o que eu disse é exatamente isso, pena que vc não entendeu a ideia do que eu passei, mas quem sou eu para discutir com o guru do MQL.

Se VOCÊ diz, quem SOU EU pra discordar?      :)

 
Obrigado a todos pelas dicas. Vou testar aqui.
Razão: