Dois robôs em um gráfico - página 2

 
Cristiano Santos:
Obrigado a todos pelas dicas. Vou testar aqui.

Sugiro ir pela ideia de juntar as 2 estrategias em um só robô (como disseram acima). Pelo que parece ser sua proposta, parece ser o mais seguro.

 

Se as duas estratégias fizerem cálculos muito pesados, pode ser interessante fazer um EA para cada uma, rodando em gráficos distintos, pois assim cada EA roda numa thread e os cálculos são executados concorrentemente, com maior eficiência (supondo que o MT5 esteja rodando num processador multicore). 

Porém, se não houver processamento pesado, eu escolheria juntar as duas estratégias em 1 único robô.

Por meio de uma lógica de programação simples, o robô pode gerenciar as duas estratégias separadamente, identificando as ordens de cada estratégia com magic numbers diferentes, calculando posição, saldo e lucro de cada estratégia separadamente, etc.

Um cuidado que vc tem que ter, independente de as estratégias estarem no mesmo robô ou em robôs distintos, é não correr o risco de fazer uma "operação de mesmo comitente", também conhecida como "zé-com-zé", ou seja, comprar de (ou vender para) si mesmo, que é uma prática proibida por lei, pois os tubarões antigamente faziam isso pra manipular o mercado.

Em 2018 eu fiz um robô que buscava oportunidades de montar estruturas de opções (travas e borboletas). Esse robô deixava ofertas pendentes em diferentes strikes e, quando a oferta era consumida, ele comprava ou vendia a mercado as outras pontas da estrutura. Ocorreu que em duas ocasiões a ordem a mercado executou uma ordem pendente de outra estratégia do meu próprio robô (por exemplo, a compra a mercado de uma ponta da borboleta consumia a ordem pendente deixada pelo próprio robô pra tentar adquirir uma trava ou borboleta em outra posição), ou seja o robô comprava de si mesmo (ou vendia pra si mesmo). Tomei uma repreensão formal da B3, me ameaçando de bloquear meu CPF para negociação e me alertando de que eu estaria sujeito a processo criminal por tentativa de manipulação de mercado financeiro (imagina! um pobretão como eu comprando e vendendo borboletas de R$100, R$200, manipulando mercado!).

Por isso, um cuidado importante qdo vc for executar simultaneamente duas estratégias independentes é evitar que a ordem de compra de uma estratégia venha a se casar com a ordem de venda de outra. Em ativos muito negociados com WIN/WDO seria um azar absurdo isso acontecer, mas em ativos pouco líquidos como opções fora do dinheiro (que era o meu caso), isso acontece fácil.

Razão: