Que forma, vamos assumir um corpo físico, o tempo tem? Sua opinião. - página 27

 
MetaDriver:

Não vou contar. :)

--

Estou sempre cortando através da eternidade com a lâmina da minha mente.

♪ Na esperança de esculpir alguma merda ♪

Tentativas em vão, os pensamentos se desvanecem.

Os segundos morrem, os momentos são preguiçosos

Minutos se amontoam com horas

E os dias e noites se enredam novamente

# Semanas e meses estão entrelaçados

Não consigo ver as bordas. Talvez eu seja estúpido.

;)


Ou talvez a eternidade tenha
Uma composição peculiar,
E dentro do infinito.
Onde o tempo é uma articulação?


E esculpir da eternidade
Alguma merda...
Você pode fazer isso,
Desde que você não vença a preguiça!
:)

 

Sim, só consegui passar 15 páginas deste argumento. Gostaria de voltar à pergunta, qual foi a razão que fez com que o iniciador do tópico abrisse um ramo do tempo em um fórum forex e não apenas o fizesse abri-lo, mas também praticá-lo em geral?

Da minha perspectiva, a situação parece ser a seguinte: o iniciador do tópico queria descobrir se os comerciantes usam estados de consciência alterados em suas negociações reais e, em caso afirmativo, como implementá-la de forma controlada, não espontânea? Esta é provavelmente a única boa razão para trazer à tona o tema do tempo em fóruns forex.

Quanto ao fato de que você pode olhar para o futuro, descobrir para onde a moeda mudou, voltar no tempo e abrir nessa direção, posso dizer sem ambigüidade, é real, eu fiz isso muitas vezes e foi rentável. Somente eu o fiz espontaneamente - eu acabei de ter um sonho, no qual eu olhava que minha posição, digamos, indo muito longe na libra, entrou em lucro por X quantidade de pontos. Eu acordava, abria a posição e ela realmente iria para onde eu a via no sonho.

Quaisquer que sejam as disputas sobre a definição de "tempo", em minha opinião a resposta mais precisa foi dada por P.D. Ouspensky em seu ensaio "Tertium Organum". Anexei este livro ao correio.

Em particular, passo a citar:

"A parte mais difícil: saber o que sabemos e o que não sabemos". Sabemos que no primeiro estágio da autoconsciência, dois fatos óbvios chamam a atenção do homem. A existência do mundo em que ele vive. - e a existência de consciência em si mesmo. Nenhum deles pode ser provado ou desmentido pelo homem, mas ambos são fatos e realidade para ele.

O autor estava bem ciente de que o mundo tal como é percebido pelo homem é, como disse Castaneda, apenas uma descrição. A primeira coisa que uma pessoa está ciente é que existe um eu e existe um não-self. Nós percebemos algo. Nossa atenção interpreta este fluxo de influências externas em uma imagem do mundo que percebemos. Agora olhe para aquelas imagens que se percebe nos sonhos - pois é outro mundo em que as leis do nosso mundo cotidiano perdem força. Mas voltando ao termo "tempo". Tentando definir tudo isso aqui todos chegam a uma conclusão - o tempo é algo em movimento (mudança). Do que podemos concluir que um ser humano percebe o tempo como um processo. Isso significa que uma clareza parcial correspondente à nossa descrição de tempo podemos calcular através de operação de analogia lógica. Agora vamos voltar ao estado de sonho. Se uma pessoa se lembra em todos os detalhes COMO ela percebe o tempo em um sonho, ela vai perceber que não sente tempo em sonhos. Para ele, toda a cadeia de eventos dos sonhos é como se fosse simultânea. Apenas assinalei este ponto para ilustrar que nosso conceito de tempo depende de qual imagem do mundo percebemos. Para uma pessoa comum, é uma percepção, enquanto para uma pessoa embriagada (leia-se: para um estado de consciência alterado) é bem diferente. Mas o fato é que percebemos o tempo como algo externo (não como uma propriedade de nosso corpo) e ao mesmo tempo não podemos nos livrar da sensação de que este externo permeia todos nós como a água permeia uma esponja e como o ar permeia a água. Portanto, não podemos dizer inequivocamente que o tempo não pertence ao homem e não podemos dizer que pertence. Agora, para esclarecer o assunto em discussão, citarei mais algumas citações deste grande pensador, após as quais sugiro que o iniciador do tema revele as razões que o levaram a criar afinal este fio condutor.

Arquivos anexados:
uspen01.rar  281 kb
 

"Conhecemos no espaço a relação do ponto à linha, da linha à superfície, da superfície ao corpo". O mesmo deve ser a relação do espaço tridimensional com o espaço superior".

O que o autor quer dizer é que um ponto é um corte de uma linha. Uma linha é um corte de um avião. Um avião é uma seção de um volume. Um volume é a semelhança de um ponto.

"De fato, se nos determos neste pensamento e considerarmos a diferença profunda entre um ponto e uma linha, entre uma linha e uma superfície, entre uma superfície e um corpo - percebemos o quanto a quarta dimensão deve ser nova e incompreensível para nós.
Assim como em um ponto é impossível imaginar uma linha e as leis de uma linha, assim como em uma linha é impossível imaginar uma superfície e as leis de uma superfície, assim como em uma superfície é impossível imaginar um corpo e compreender as leis de um corpo, assim em nosso espaço é impossível imaginar um corpo com mais de três dimensões e impossível compreender as leis da existência deste corpo. Mas ao estudar as relações mútuas de ponto, linha, superfície e corpo, começamos a aprender algo sobre a quarta dimensão, ou seja, o espaço de quatro dimensões. Começamos a aprender o que pode ser comparado ao nosso espaço tridimensional e o que não pode ser. E isto é especialmente importante, porque se livra de muitas ilusões profundamente enraizadas que são muito prejudiciais ao conhecimento adequado".

"Reconhecemos o que não pode estar no espaço tetradimensional, e isto nos permite estabelecer o que pode estar lá".
Tentemos olhar estas relações dentro de nosso espaço e ver que conclusões podemos tirar do exame das mesmas.
Sabemos que nossa geometria trata uma linha como um traço do movimento de um ponto, uma superfície como um traço do movimento de uma linha e um corpo como um traço do movimento de uma superfície. Com base nisso nos perguntamos: não podemos considerar um "corpo de quatro dimensões" como um traço de movimento de um corpo de três dimensões?
Que tipo de movimento é esse e em que direção?
Um ponto se move no espaço e deixa um traço de seu movimento na forma de uma linha se move em uma direção que não consiste nele porque não há direção no ponto.
Uma linha, movendo-se no espaço e deixando um traço de seu movimento como uma superfície, move-se ao longo da direção que não a compreende, porque, movendo-se ao longo da direção que a compreende, uma linha permanece sempre apenas uma linha.
Uma superfície que se move no espaço e deixa um traço de seu movimento como um corpo também se move em uma direção que não o compreende. Se ele se mover em uma das direções contidas dentro dele, ele sempre permanece uma superfície. Para deixar um traço de seu movimento na forma de um 'corpo' ou de uma figura tridimensional, ele deve se afastar de si mesmo, mover-se ao longo de uma direção que não consiste em si mesma".

"Por analogia, para deixar o traço de seu movimento na forma de uma figura tetradimensional, o corpo também deve se mover em uma direção que não consista nele; em outras palavras, o corpo deve se afastar de si mesmo, afastar-se de si mesmo. Mais adiante, será estabelecido como devemos entender isto.
Por enquanto, podemos dizer que a direção do movimento ao longo da quarta dimensão está fora de todas aquelas direções que são possíveis em uma figura tridimensional".

"Consideramos uma linha como um número infinito de pontos, uma superfície como um número infinito de linhas, um corpo como um número infinito de superfícies.
Por analogia, podemos assumir que um corpo de quatro dimensões deve ser considerado como um número infinito de corpos de três dimensões, e um espaço de quatro dimensões como um número infinito de espaços tridimensionais.
Então, sabemos que uma linha é delimitada por pontos, uma superfície é delimitada por linhas, um corpo é delimitado por superfícies.
É possível que um espaço de quatro dimensões seja delimitado por corpos de três dimensões".

"Por analogia, um corpo tridimensional (cubo, esfera, pirâmide) pode provavelmente ser visto como uma seção de um corpo de quatro dimensões, e todo o espaço tridimensional como uma seção de espaço tetradimensional".

"Então, qual é a direção?
Para responder a esta pergunta, devemos olhar em geral se conhecemos o movimento em uma direção que não consiste em um espaço tridimensional.
Sabemos que todo movimento no espaço é acompanhado pelo que poderíamos chamar de movimento no tempo. Além disso, sabemos que mesmo que não se mova no espaço, tudo o que existe está se movendo eternamente no tempo.
E igualmente, em todos os casos, quando falamos de movimento ou falta de movimento, temos em mente a idéia do que era antes, do que é agora e do que será depois. Em outras palavras, a idéia de tempo. A idéia de movimento, de qualquer tipo, assim como a idéia de ausência de movimento, está inseparavelmente relacionada com a idéia de tempo. Todo movimento e falta de movimento ocorre a tempo e não pode ocorrer fora do tempo. Consequentemente, antes de falarmos do que é a moção, devemos responder à pergunta: O que é o tempo?
O tempo é o maior e mais difícil enigma que a humanidade enfrenta".

 

"Mas nossa concepção de nosso 'estar a tempo' é incrivelmente confusa e pouco clara.
Antes de mais nada, examinemos nossa relação com o passado, o presente e o futuro. Geralmente pensamos que o passado não existe mais. Desapareceu, desapareceu, mudou, transformou-se em outra coisa. Também não há futuro. Ainda não está lá. Ainda não chegou, ainda não foi formado. Chamamos de presente o momento em que o futuro passa para o passado, ou seja, o momento em que o fenômeno passa de uma não-existência para a outra. Somente este breve momento do fenômeno existe na realidade para nós; antes ele existia na possibilidade, agora ele existirá na memória. Mas este breve momento é essencialmente uma ficção. Não tem dimensão. Podemos dizer, com razão, que o presente não existe. Nunca conseguimos agarrá-lo. O que sempre compreendemos já é passado.
Se pararmos por aí, temos que admitir que o mundo não existe. Há apenas algumas fantasmagorias de ilusões, que se inflamam e se apagam.
Geralmente não estamos cientes disso e não percebemos que nossa visão comum do tempo nos leva a um absurdo total.
Imaginemos um viajante tolo que vai de uma cidade a outra e está na metade do caminho entre as duas. O viajante tolo pensa que a cidade da qual saiu na semana passada não existe mais e agora é coisa do passado: suas muralhas estão arruinadas, suas torres caíram, seu povo está extinto ou se dispersou. A cidade que ele deverá visitar em poucos dias também não está mais, mas está sendo construída apressadamente para sua chegada e estará pronta, povoada e colonizada no dia de sua chegada, no dia seguinte à sua partida, assim como a primeira, será destruída.
Pensamos nas coisas a tempo desta maneira - tudo passa, nada retorna! A primavera passou, ela se foi.
Assim, a rigor, para nós não há passado, nem futuro, nem presente. Nada existe! E ainda assim, estamos vivendo, sentindo, pensando - algo nos cerca. Conseqüentemente, há algum engano na atitude habitual em relação ao tempo. Este erro devemos tentar encontrar".

"Pode fazer o cego ver e ver o caminho que ele tomou e que está diante dele?
Somente o pensamento pode nos dar uma visão real ao invés daquela tateia grosseira que agora chamamos de visão. Somente pelo pensamento é que podemos ver. E quando começarmos a ver, certamente veremos o passado e o futuro. Não vemos o passado e o futuro apenas porque não vemos nada, mas apenas apalpamos, e o que chamamos de presente. Quando começarmos a ver, o passado e o futuro também se tornarão o presente. Esta divisão do tempo em passado, presente e futuro surgiu precisamente porque vivemos pelo toque. Temos que começar a ver e ela desaparecerá.
O passado e o futuro não podem não existir, porque se eles não existem, o presente não pode existir. Eles definitivamente existem em algum lugar, só que nós não os vemos.
O presente, se o contrastarmos com o passado e o futuro, é a mais irreal de todas as irrealidades.
Temos que admitir que o passado, o presente e o futuro são indistinguíveis um do outro, que existe apenas um presente, mas não podemos vê-lo, porque a qualquer momento experimentamos apenas uma pequena parte deste presente, que consideramos real, negando a existência real de tudo o mais.
Se aceitarmos isto, nossa visão de tudo à nossa volta deve mudar radicalmente.
Normalmente vemos o tempo como uma distração, feita pela observação do movimento realmente existente. Isto é, pensamos que observando o movimento ou mudanças nas relações entre as coisas e comparando as relações que existiam antes, existem agora e podem existir no futuro, deduzimos a idéia de tempo. Em que medida esta visão é correta, veremos mais adiante.
A idéia de tempo é formada por uma visão do passado, uma visão do presente e uma visão do futuro".

"O passado e o futuro são igualmente indefinidos, existem igualmente em todas as possibilidades e existem igualmente ao mesmo tempo.
Chamamos de tempo a distância que separa os eventos na ordem de sua seqüência e os liga em diferentes atacadistas.
Esta distância está em uma direção que não consiste em um espaço tridimensional. Se pensarmos nesta direção no espaço, ela é a quarta dimensão do espaço.
Ela atende a todos os requisitos que, com base em argumentos anteriores, podemos estabelecer para a quarta dimensão.
É incomensurável com as dimensões do espaço tridimensional, pois um ano é incomensurável com São Petersburgo. Ela é perpendicular a todas as direções do espaço tridimensional e paralela a nenhuma delas.

 

Em resumo, uma boa citação. Essa é a maneira mais lógica de olhar para o conceito de tempo que eu já vi. Deixe a fonte falar por mim. E convido o iniciante do tema para satisfazer nossa curiosidade :)

P.S.

Oh, isso é algo mais que eu queria dizer, já que em nossa mente, a percepção de qualquer processo toma uma forma, acho que a pergunta "para descobrir a forma do tempo" foi colocada pelo iniciador do tópico era bastante legítima. Mas isso não significa que possamos recriar uma cópia exata dessa forma, acho que o máximo que podemos fazer é obter um monte de semblantes que nos dêem representações mais ou menos claras.

(O processo de aprendizagem pode vir na forma de brincadeira, na forma de aprendizagem de corda, na forma de perceber a história do professor... O processo tem, de fato, uma forma. Se a passagem do tempo é um processo, ele também tem uma forma)

 
drknn:

Quaisquer que sejam as disputas sobre a definição do termo "tempo", em minha opinião a resposta mais precisa foi dada por P.D. Ouspensky em seu ensaio "Tertium Organum". Anexei este livro ao correio.

Em particular, passo a citar:

"A parte mais difícil: saber o que sabemos e o que não sabemos". Sabemos que no primeiro estágio da autoconsciência, dois fatos óbvios chamam a atenção do homem. A existência do mundo em que ele vive. - e a existência de consciência em si mesmo. Nenhum deles pode ser provado ou desmentido pelo homem, mas ambos são fatos e realidade para ele.

O autor estava bem ciente de que o mundo tal como é percebido pelo homem é, como disse Castaneda, apenas uma descrição. A primeira coisa que se percebe é que existe um eu e existe um não-self.

Ali, no "Tertium Organum", embora talvez no "The New Model of the Universe".
Ouspensky tem escrito muito bem sobre o tempo. O que é e por que o percebemos dessa maneira.

Aguardando suas citações...

 
drknn:

Em resumo, uma boa citação. Essa é a maneira mais lógica de olhar para o conceito de tempo que eu já vi. Deixe a fonte falar por mim. E convido o iniciante do tema para satisfazer nossa curiosidade :)

P.S.

Oh, isso é algo mais que eu queria dizer, já que em nossa mente, a percepção de qualquer processo toma uma forma, acho que a pergunta "para descobrir a forma do tempo" foi colocada pelo iniciador do tópico era bastante legítima. Mas isso não significa que possamos recriar uma cópia exata dessa forma, acho que o máximo que podemos fazer é obter um monte de semblantes que nos dêem representações mais ou menos claras.

(O processo de aprendizagem pode vir na forma de brincadeira, na forma de aprendizagem de corda, na forma de perceber a história do professor... O processo tem, de fato, uma forma. Se a passagem do tempo é um processo, ele também tem uma forma).


Obrigado pelas citações.

Mas não diz tudo sobre o tempo.

Estamos esperando a seqüência...

 
DhP:


Obrigado pelas citações.

Mas não diz tudo sobre o tempo.

Estamos ansiosos para continuar...


Sim, diz que para entender a idéia da quarta dimensão temos que ir além dela até a quinta dimensão e olhar para a quarta "de cima". Se eu continuar, mesmo que apenas citando seletivamente, o tópico do fórum se transformará em um livro. É por esta razão que anexei o livro ao correio - ele é dividido em capítulos, são dadas descrições de capítulos - em suma, tudo é como no original. É melhor que os habitantes do fórum leiam este livro - eu já dei material inicial mais do que suficiente. Especialmente porque o livro está em formato html - ou seja, a navegação é bem feita.
 
drknn:

Ao tentar defini-la, todos aqui chegam à mesma conclusão - que o tempo é algo em movimento (mudança). A partir do qual podemos concluir que o homem percebe o tempo como um processo.

Um quadro móvel de referência? Como você imagina uma "base" móvel para a medição da freqüência das flutuações?

 
drknn:

Sim, diz que para entender a idéia da quarta dimensão temos que ir além dela até a quinta dimensão e olhar para a quarta "de cima". Se eu continuar, mesmo que apenas citando seletivamente, o tópico do fórum se transformará em um livro. É por esta razão que anexei o livro ao correio - ele está dividido em capítulos, são dadas descrições dos capítulos - em suma, tudo é como no original. É melhor que os participantes do fórum leiam este livro - já dei material inicial mais do que suficiente.

Não, estou falando um pouco de outra coisa...
Ou seja, mais ou menos o tempo como um espaço "intangível" por nossa consciência.
Mas isso pode estar em seu outro livro.
Razão: