[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 357

 
Todos os pontos do plano são coloridos em vermelho ou branco. Provar que existem pelo menos dois pontos da mesma cor, cuja distância entre eles é de 1 cm.
 
Mathemat >>:
P.S. При данном алгоритме доказать, что 14 - нинимальное, несложно. ОК, замяли. Для общего случая будем решать или нет?

Sim, eu decidi por mim mesmo que vou tentar lentamente. É um belo quebra-cabeça, se você o entender um pouco.

Houve também uma pergunta sobre a melhor estratégia para encontrar soluções, na qual ainda não sou muito bom. Eu resolvi isso por "sentimento instintivo + força bruta" :) O que claramente não é uma estratégia ideal.

Mas você pode deixar a tarefa "em segundo plano", às vezes voltar sem teimosia, deixá-la fermentar.

Pode ser resolvido rapidamente, parece que entendi o princípio de gerar soluções, só preciso formalizá-lo.

 
O princípio geral para qualquer L #100 e duas bolas permanece o mesmo:
- escolha um n tão mínimo que 1+2+...+n > L, e a primeira bola será lançada do n-ésimo andar. Além disso, reduzimos a distância entre andares em 1, como na solução dada pela MD. O número máximo de tentativas é igual a n.
Mas para L muito pequeno, a solução exata será diferente.

Agora, o que fazer se houver mais de 2 bolas (digamos, i)? Parece claro: não deve haver mais tentativas do que para 2 bolas, porque temos mais recursos para resolver o problema.

Agora para os números específicos: 3 bolas, 100 andares. Quantos no mínimo saem? A partir de 14, 27, 39, 50, 60, 69, 77, 84, 90, 95 e 99 é muito caro se ele cair em algum lugar em um andar alto.
Meu mínimo tem sido 10 até agora - mas eu não me esforcei muito:
- 34, 67 (três partes aproximadamente iguais).
- Com um máximo de 33 andares e 2 bolas você pode resolver em no máximo 8 passos:
- 8, 15, 21, 26, 30, e depois uma sobreposição consecutiva.

P.S. Acontece que quando o número de bolas i>2, a estratégia se torna complexa: desde que haja mais de 2 ininterruptas, tentamos o mais rápido possível reduzir o intervalo de andares, e quando há 2, agimos como MD.
 
Continuação - das tarefas oferecidas pelos recrutadores da Melkosoft ao entrevistar candidatos para o cargo de programador. A tradução é minha, mas espero não ter distorcido o significado:
Olhe-se no espelho. Levante sua mão direita. Sua reflexão também levantará sua mão, mas ela parecerá ser sua mão esquerda.
OK, abaixe sua cabeça. Seu reflexo também irá baixá-lo.
Por que diabos o espelho troca de lugar à direita e à esquerda, mas não para cima e para baixo?
 
Mathemat писал(а) >>
Seguindo em frente - das tarefas oferecidas pelos recrutadores da Melkosoft durante a entrevista para o trabalho de um programador. A tradução é minha, mas espero não ter distorcido o significado:
Olhe-se no espelho. Levante sua mão direita. Sua reflexão também levantará sua mão, mas ela parecerá ser sua mão esquerda.
OK, abaixe sua cabeça. Seu reflexo também irá baixá-lo.
Por que diabos o espelho troca de lugar à direita e à esquerda, mas não para cima e para baixo?


E é verdade. Não é o trabalho do espelho, é o trabalho do cérebro.

 
De jeito nenhum. Moscou não tem nada a ver com isso.
P.S. Dê-me um exemplo de quando a parte superior e inferior mudam :)
 
Mathemat писал(а) >>
P.S. Dê um exemplo de quando muda de cima para baixo :)

Quando estou em uma posição horizontal :)) Mathemat, não se trata de física, trata-se de psiquiatria :))) Considere que o espelho não muda nada.
 
O espelho côncavo muda de cima para baixo :-)
 
Richie >>:
Когда я нахожусь в горизонтальном положении :)) Mathemat, тут не в физике дело, а в психиатрии :)) Считаем, что зеркало ничего не меняет.

Você tem que dar uma resposta que satisfaça o gerente de RH da Microsoft Corp. Sua resposta tem poucas probabilidades de ser satisfatória.

 

Como você pode caracterizar uma tabela de preços? Qualquer gráfico tem uma função f, então, lidando com a tabela de preços aqui o que: uma função f flutuante, um binário? Qual é o nome científico para ele?

ps se a pergunta estiver incorreta - correta.
Obrigado.

Razão: