[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 355

 
Mathemat >>:
Млять.
MD
, ну ёлы-палы, ну нельзя же так быстро!

Fora para se arrepender. ;)

// Grumpily à parte: "Oh, cara, havia apenas uma limitação de saber de antemão! Não havia limite de tempo...! Eu tenho todos os movimentos escritos....!"

 
Svinozavr >>:
))) Так в "Западне Ферма" эта загадка была, если не ошибаюсь, нет?

Eu não me lembro dessa. Mas ao observá-la, lembro-me de ter ficado muito surpreso com o número de partidas neste tópico. Eu estava.

// A propósito: era tudo uma questão de velocidade - vai, vai, vai, vai, vai... Então eu fiquei infectado. Agora não posso me livrar dele... ;-))

 
MD, você está perdoado :)
OK, a seguir:
Masha e Sasha querem comprar uma cartilha. Masha tem 1 centavo a menos e Sasha tem 5 centavos a menos. Mesmo quando somados, eles estavam com falta de dinheiro. Quanto dinheiro alguém tem e quanto custa uma cartilha?

Outra, só por questão de tempo, é muito simples:
Você contratou um homem para cortar madeira. Ele o cortará por uma semana (7 dias). Você tem um pedaço de ouro no valor de 7 gramas, e cada dia você tem que pagar a ele exatamente 1 grama. Mas você pode cortar a peça duas vezes. Como você vai pagar a ele?
 
Mathemat >>:
ОК, следующая:
Маша и Саша хотят купить букварь. У Маши не хватает 1 копейки, а у Саши - 5. Даже когда они сложились у них не хватало денег. Сколько у кого денег и сколько стоит букварь?

Masha = 4

Sasha = 0

Cartilha = 5

// Eu não tenho perdão.... !! :-(

;)

 
Sim, MD. E deixe Richie resolver o problema com ouro :)
Aqui está um problema mais sério:

Este problema é proposto para a entrevista de emprego para um cargo de "programador" em grandes empresas. Nenhum conhecimento especial é necessário para resolvê-lo, embora para resolvê-lo com precisão no caso geral, são necessárias informações da teoria das séries.

Há duas bolas de vidro: vermelha e azul. Você está em um prédio de 100 andares. É preciso determinar o número do piso do qual a bola vai quebrar quando ela cair. Ou seja, você tem que especificar com precisão que ao cair do N-ésimo andar a bola não se quebra, mas ao cair do (N+1)-o piso já se quebra.

Em que número mínimo de passos podemos ter a garantia de determinar o piso no pior caso? Qual é a estratégia para a solução mais rápida do problema?

Resolver o problema para o caso do prédio do andar L e m bolas.

P.s.: Um passo é um lançamento de um balão. O balão começa a quebrar de um determinado andar.

Meu P.S.: Na primeira condição, só temos duas bolas! Isto é, depois de quebrar a segunda você tem que dar uma resposta inequívoca.
 
Mathemat >>:
Эта задача предлагается для решения при собеседовании на позицию "программиста" в крупных компаниях. Для ее решения не нужно специальных знаний, хотя чтобы точно решить задачу в общем случае необходимы сведения из теории рядов.

Есть два стеклянных шарика: красный и синий. Вы находитесь в 100-этажном доме. Вам нужно определить номер этажа, начиная с которого шарик при падении разбиваются. То есть, нужно точно указать, что при падении с N-го этажа шарик не разбивается, а при падении с (N+1)-го уже разбивается.

За какое минимальное число шагов мы можем гарантированно определить этаж в самом худшем для нас случае? Какова стратегия быстрейшего поиска решения предложенной задачи?

Решить задачу для случая L-этажного здания и m шариков.

П.с.: Шаг - это один бросок одного шарика. Шарик начинает разбиваться с определённого этажа.

Um esclarecimento é necessário. Temos dois tipos de balões (azul e vermelho) ou duas cópias? Isto é, se, digamos, um balão azul cair de algum piso, será que ele caiu? Ou é substituída por sua contraparte?

// Hmm. Você tem um adendo em seu posto. E ainda é confuso. Ficou ainda mais confuso. As bolas têm a mesma força?

 
Em resumo. Se as bolas são de forças diferentes, e apresentadas em uma única cópia, você tem que deixá-las cair de cada andar uma vez. Começando com o primeiro. Na pior das hipóteses, são 198 lances, supondo-se que se saiba com antecedência que a partir do 100º eles irão quebrar com certeza. Se isto também for desconhecido, então 200.
 
MetaDriver >>:
Короче. Если шарики разные по прочности, и представлены в одном экземпляре, то придётся их с каждого этажа сбрасывать по разу. Начиная с первого. Итого в худшем случае 198 бросков, при условии, что заранее известно, что с сотого они разбиваются точно. Если и это неизвестно, то 200.

murmurar nos termos do problema é realmente irritante...

Dividir por seções com uma "proporção dourada" acelera a busca.

 
Eles são os mesmos em termos de durabilidade. As cores são da maior importância: elas não podem ser repintadas de forma alguma, pois este é um capricho exclusivo do cliente para o codificador. Há apenas duas bolas.
P.S. O problema é realmente sério. Eu não tinha idéia de que tais tarefas são dadas como um teste.
 
Apenas dois balões e 100 andares? Lançou o primeiro vermelho (azul), o segundo azul (vermelho) e a resposta exata?
Razão: