Há alguma forma de testar o registro de ordens antes de enviar uma ?

 

Hoje tive um problema desesperador.

Enviei uma ordem com stoploss no dólar cheio.

A ordem demorou uns 5 minutos para ser registrada , aparecendo a mensagem "requesting". tentei cancelar mas não cancelava de jeito nenhum.

Pois bem, depois de 5 minutos a ordem foi registrada. No entanto o stoploss não foi registrado, demorando mais 5 minutos para registrar o stoploss.

Durante esse tempo minha posição passou de lucro para prejuízo, o prejuízo foi aumentando e no desespero tentei contato com a corretora que dizia absurdamente estar com os ramais ocupados.

Foi então que depois dos 5 minutos o stoploss registrou já executando, afinal o mercado já havia atingido ele e por sorte o ativo deu uma corrigida, meu prejuízo foi menor do que eu temia.

Testei novamente outra ordem bem longe do preço de mercado para ver se foi somente um delay de momento. Mas novamente demorou tanto para registrar como para cancelar.

Na minha conta demo, não havia delay algum, somente na conta de negociação.

Gostaria de saber dos senhores se há alguma forma de testar esses delays antes de começar a operar para evitar esses prejuízos aí.

Se houver, podem explicar como faço?

Infelizmente as corretoras não dão a devida atenção e apoio ao Metatrader, temos que nos virar sozinhos.

Quando reclamo eles oferecem uma plataforma paga rsrsrs.

 

O delay a que me referi não era das cotações, gráficos ou outros dados. Estes estavam perfeitamente sincronizados com outras plataformas que tenho.


O delay foi somente de registro de ordem.


Eu enviei a ordem e nada apareceu. Olhei no Toolbox e a ordem estava lá com status "requesting", não dava para cancelar ou qualquer outra coisa.

Me parece que era um problema de recebimento de ordens da corretora.

É isso que eu gostaria de testar, se a corretora está recebendo minhas ordens no momento que envio ou se há atraso nesse processo.


Alguém pode dar uma ajuda?

 
Salec:

O delay a que me referi não era das cotações, gráficos ou outros dados. Estes estavam perfeitamente sincronizados com outras plataformas que tenho.


O delay foi somente de registro de ordem.


Eu enviei a ordem e nada apareceu. Olhei no Toolbox e a ordem estava lá com status "requesting", não dava para cancelar ou qualquer outra coisa.

Me parece que era um problema de recebimento de ordens da corretora.

É isso que eu gostaria de testar, se a corretora está recebendo minhas ordens no momento que envio ou se há atraso nesse processo.


Alguém pode dar uma ajuda?

Qual a corretora?

Você estava operando manual ou via Expert Advisor?

Tive esse problema no passado em operação manual com um sistema de arquitetura DMA1 de uma corretora sobrecarregada...

;)

 

Boa noite,

a corretora tem responsabilidade sim, não caia nessa, solicite ressarcimento do prejuízo que você teve.  Anexe os logs do MT5 e abra uma reclamação junto a CVM.

Em dois tempos eles tomam jeito.

 

Eu já tive esse mesmo problema (stop-loss demorar minutos pra ser acionado) pelo menos umas 3 vezes ao operar manualmente em uma certa corretora, que eu imagino que seja a mesma onde ocorreu isso com vc, pois somente nela eu observo acontecer esse tipo de coisa.

Felizmente em nenhuma das vezes o meu prejuízo foi relevante, mas decidi parar de operar ativos alavancados (índice e dólar) pelo MT5 nessa corretora, pois fica extremamente arriscado. Se ocorrer um "cisne negro" durante aqueles minutinhos em que o stop demora pra ser acionado, pode ser necessário vender a própria casa pra cobrir o prejuízo! 

Numa outra corretora, eu tive problema com retardo no acionamento de stop-loss 1 única vez, mas nesse caso não foi delay no envio da ordem, mas travamento do servidor MT5 mesmo. Nesse caso o meu stop-loss já estava lá registrado, mas o servidor da corretora travou e com isso o stop não foi acionado. Fiz exatamente como o @Rogerio Giannetti Torres falou acima: anexei os logs do MT5 e solicitei ressarcimento. Acataram a reclamação e me ressarciram no mesmo dia. Mas foi um prejuízo de apenas R$ 600,00 ... não sei se o problema teria sido solucionado com tanta facilidade se fossem R$ 60 mil ou R$ 600 mil.

Vale lembrar que o lote mínimo de contrato cheio de dólar (5 contratos) varia 250,00 por ponto, o que equivale a R$ 25 mil a cada centavo de variação na cotação do dólar ... se der azar de ocorrer um cisne negro antes que o stop seja acionado (Donald Trump tem um infarto, Bolsonaro é assassinado, etc.), basta uma oscilação de 4 centavos no dólar para causar R$ 100 mil de prejuízo em poucos minutos, mesmo operando com o lote mínimo ... e se o problema técnico na plataforma for generalizado e atingir todos os usuários da corretora, ela não vai ter condições de ressarcir todos (mesmo ganhando a ação na justiça, ninguém conseguiria reaver o prejuízo).  

O mercado tem muitos riscos ocultos. É bom nos mantermos sempre conscientes desses riscos.

 

Bom dia,

eu não queria comentar, mas certamente é a mesma corretora, pois eu também tive problema com um E.A. e só nessa corretora, a saber:  cTrade(buy)  deu return_code = 10009 e PositionsTotal() = 0 durante alguns minutos, emitindo centenas de alertas de erro!

Aproveitando o ensejo sobre "cisne negro",  sugiro a leitura de a Lógica do Cisne Negro, principalmente para aqueles que operam opção a seco!

 

Pois é, não podemos dizer o nome da corretora aqui pelas regras, pois seria uma reclamação.

Mas estou com medo de operar novamente pelo metatrader.

Cisne Negro quando acontece trava tudo, inclusive corretoras boas. Creio que o acionamento de stops sobrecarrega o sistema.

É o pesadelo de todo trader estar no lado contrário de um Cisne Negro e ter seu stop pulado.


Eu só queria ver se havia algum meio de testar esse registro de ordens da corretora.

Porque se mesmo em um mercado normalizado tem esse tipo de problema fica inviável operar.

 
Salec:

Pois é, não podemos dizer o nome da corretora aqui pelas regras, pois seria uma reclamação.

Mas estou com medo de operar novamente pelo metatrader.

Cisne Negro quando acontece trava tudo, inclusive corretoras boas. Creio que o acionamento de stops sobrecarrega o sistema.

É o pesadelo de todo trader estar no lado contrário de um Cisne Negro e ter seu stop pulado.


Eu só queria ver se havia algum meio de testar esse registro de ordens da corretora.

Porque se mesmo em um mercado normalizado tem esse tipo de problema fica inviável operar.

Pois é, o problema com essa corretora é que isso acontece frequentemente mesmo com o mercado bem normal. Parece ser um problema técnico mesmo, e grave. 

Hoje mesmo, agora há pouco, eu estava nessa corretora ajeitando umas operações com opções e vi uma oportunidade linda de scalping no índice (tava na cara que ia despencar e dava pra entrar vendido com mão cheia e stop curtinho) e não resisti à tentação de entrar, operando manualmente mesmo (já prometi a mim mesmo que daqui pra frente não opero mais manualmente, só com robô, mas a toda hora eu quebro essa promessa, é como um vício, rsrs).

O servidor MT5 deles travou no meio do meu trade. Sei que era problema do servidor deles porque quando eu me conectava em outra corretora estava tudo normal. Fiquei apavorado, pois quando o servidor MT5 trava o stop não é acionado (mesmo com o mercado calmo, sem nenhuma sobrecarga, pois quem aciona o stop é o servidor).

Fiquei acompanhando a cotação na outra corretora. Meu plano B era zerar minha posição fazendo a operação oposta na outra corretora, mas como estava indo ao meu favor, eu fui deixando.

Felizmente o preço foi na direção que eu previa e eu só zerei o trade 7 minutos depois, quando o servidor de lá já tinha voltado ao ar (não sei quanto tempo exatamente ficou fora do ar, mas foram no mínimo uns 3 minutos).

Moral da estória: tenha sempre uma conta com margem em uma segunda corretora para que, se a primeira corretora travar, você possa zerar imediatamente a sua posição fazendo a operação oposta na outra.

obs: se algum dia precisar usar essa técnica de zerar posição com operações opostas em corretoras diferentes, lembre-se de fechar as operações nas duas corretoras antes do fim do pregão, senão pode acontecer de uma delas pode zerar a posição automaticamente e a outra carregar, dependendo das margens que vc tiver depositadas em cada uma e das políticas de cada uma, e com isso vc dormir posicionado na B3 contra a sua vontade ou mesmo sem perceber que isso aconteceu.

 
Salec:

Eu só queria ver se havia algum meio de testar esse registro de ordens da corretora. 

Pra testar vc pode dar um "ping" no endereço IP do servidor MT5 da corretora antes de enviar a ordem, para verificar o "lag" e a taxa de retransmissão e então decidir se as condições estão boas ou não para enviar a ordem.

Mas isso não vai te proteger da situação em que estiver tudo bem no momento em que vc enviar a ordem e os problemas (atraso ou travamento do servidor) acontecerem enquanto vc estiver posicionado, te impedindo de fechar a posição no momento em que vc quer.

 
Trader_Patinhas:

Pra testar vc pode dar um "ping" no endereço IP do servidor MT5 da corretora antes de enviar a ordem, para verificar o "lag" e a taxa de retransmissão e então decidir se as condições estão boas ou não para enviar a ordem.

Mas isso não vai te proteger da situação em que estiver tudo bem no momento em que vc enviar a ordem e os problemas (atraso ou travamento do servidor) acontecerem enquanto vc estiver posicionado, te impedindo de fechar a posição no momento em que vc quer.

Isto depende de qual arquitetura a corretora tem...

Sei que são regras do Forum mas a partir do momento que uma corretora, não importa em qual momento foi, desde que a reclamação seja justa, isto deve constar no Fórum Brasil. Sofremos constantemente de problemas como esse, devemos nos proteger.

Remover comentários simplesmente deploratórios sem causa é completamente plausível, mas deixar novatos, nas pouquíssimas opções de corretoras brasileiras operarem, pra só descobrir no final que vão se ferrar, é tão hediondo quanto a censura inicial do fórum...

Um exemplo, operava Tape Reading em uma corretora que apesar do nome não era tão limpinha assim, teve um problema monstro, e nem era dia de nada, Payroll, nada, as ordens entravam e não  eram detectadas, as saídas era feitas, mas continuavam no HomeBroker, etc...

Creio que conhecimento e respeito a quem está alimentando as corretoras de Varejo é essencial... Já tem corretora com DMA4 aqui no Brasil... É bom? não sei, vou experimentar, mas precisamos usar este Forum pra regular - SEM FAZER PROPAGANDA - daqueles que nos (Metatrader) respeitam...


;)

 
Salec:

O delay a que me referi não era das cotações, gráficos ou outros dados. Estes estavam perfeitamente sincronizados com outras plataformas que tenho.


O delay foi somente de registro de ordem.


Eu enviei a ordem e nada apareceu. Olhei no Toolbox e a ordem estava lá com status "requesting", não dava para cancelar ou qualquer outra coisa.

Me parece que era um problema de recebimento de ordens da corretora.

É isso que eu gostaria de testar, se a corretora está recebendo minhas ordens no momento que envio ou se há atraso nesse processo.


Alguém pode dar uma ajuda?

Cara, o que eu vou propor é totalmente idiota, mas dependendo do caso por resolver.

1) Vamos assumir, e que provavalmente 'é verdade, que a infraestrutura da corretora processa tudo por um Hub só. Portanto, Não importa o ativo, não existe segregação ou prioridade.

2) Você pode enviar uma ordem BuyLimit ou StopLimit a um preço mega-fora do preço, com a chance de quase-nunca ser executado. Depois você elimina a ordem.

3) Você faz isso de minuto em minuto, claro, depende da tua frequência de trade...

Ainda assim não te livra de momentos de pico ou de notícias no broker...


;)

Razão: