Tudo sobre HFT ou High Frequency Trading (Negociação de Alta Frequência) - página 2

 
rodrixl:

Muito bacana o tópico sobre HFT, mas pelo menos em termos de brasil ainda acredito não ser uma realidade muito próxima, assisti faz algum tempo uma apresentação de dois empresários dessa área, egressos de Harvard, que estão (já devem ter começado) criando um fundo de investimento baseado em HFT no brasil, achei interessante as perguntas da platéia bastante gente focou em se além da tecnologia, se temos volume nas bolsas brasileiras que suportem esse tipo de negociação, eu particularmente acredito que não, e eles não me convenceram rs segue duas reportagens sobre os "caras" e a proposta, até algumas questões discutidas sobre HFT

Ótima contribuição Rodrigo, acredito que nosso mercado tem todo potencial para isso, principalmente devido à liquidez e volatilidade do índice Bovespa, que com cada vez mais robôs entrando no mercado tende a melhorar ainda mais.

Minhas únicas dúvidas são quanto ao fator tecnológico, ou seja, se nossa estrutura será realmente estável, devido aos conhecidos problemas estruturais.

Seja como for, as portas estão abertas para qualquer solução, seja nacional ou internacional. 

 
rodrixl:

Muito bacana o tópico sobre HFT, mas pelo menos em termos de brasil ainda acredito não ser uma realidade muito próxima, assisti faz algum tempo uma apresentação de dois empresários dessa área, egressos de Harvard, que estão (já devem ter começado) criando um fundo de investimento baseado em HFT no brasil, achei interessante as perguntas da platéia bastante gente focou em se além da tecnologia, se temos volume nas bolsas brasileiras que suportem esse tipo de negociação, eu particularmente acredito que não, e eles não me convenceram rs segue duas reportagens sobre os "caras" e a proposta, até algumas questões discutidas sobre HFT

 

http://www.andrewauerbach.com/pt-br/mitologia-da-negociacao-de-alta-frequencia-htf/

http://www.andrewauerbach.com/pt-br/alunos-de-harvard-criam-fundo-de-algoritmos-no-brasil/ 

 

Abraços! 

Muito bom o artigo... Parabéns!
 

No artigo Mitologia da Negociação de Alta Frequência (HTF), trazido à tona pelo Rodrigo, existe a frase "O público está sendo enganado ao ser amedrontado em relação à negociação automatizada, algorítmica, eletrônica e à negociação de alta frequência (HFT). ".

Não concordo com essa afirmação, na verdade toda tecnologia nova gera esse tipo de discussão, o que é bastante saudável, afinal exige uma mudança cultural.

Por exemplo, o artigo Does high-frequency trading change investing? comenta que não existe um consenso entre os pesquisadores quanto aos benefícios da negociação de alta frequência, já que alguns estudos tem demonstrado que a operação pode fornecer liquidez ou secar o mercado, em caso de uma crise. 

Bem, se nem a comunidade científica chega a um consenso quanto aos benefícios da alta frequência, é sinal que estamos nos primeiros estágios em que deverá haver uma evolução em várias áreas, e não apenas na questão tecnológica, mas que vão desde aspectos econômicos até à formação de regras e jurisprudência.

E, nesse ponto, vários dos mitos existentes são saudáveis, pois no mínimo ajudam a proteger os traders que desconhecem essas questões.

O problema são os mitos que são contrários ao pensamento científico, porque esses se transformam em atraso para todos, principalmente quando de fato são utilizados para manipular o público. 

Does high-frequency trading change investing?
Does high-frequency trading change investing?
  • 2014.01.29
  • Sheyna Steiner
  • au.finance.yahoo.com
As long as there have been markets, people have been driven by greed to make irrational investment decisions. When enough people get in on the action, valuations -- the prices of securities -- go haywire, soaring to obscene heights and then crashing in a shower of crushed dreams. Chasing performance, taking on excessive risk and selling at...
 

Na minha opinião, as negociações automatizadas são o futuro (realidade já nos EUA onde 70% das operações já são automatizadas), mas quanto ao HFT tenho minhas críticas, acho q a partir do momento que um operador tem uma condição privilegiada, de conseguir receber informações antes das outras já começa a ficar injusto.

Em um video no youtube com reportagens sobre HFT (bastante interessante por sinal, coloquei o link no final) mostra o ponto que chegou a coisa, na bolsa de Paris chegou ao ponto de rolar uma regulação onde as empresas de HFT receberiam o sinal em um computador diretamente dos servidores centrais mas com até o tamanho da fibra ótica igual para todos, pra não rolar vantagem competitiva. Agora imagina os traders comuns em seus HB's com atrasos q eles nem imaginam, várias ordens aparecem e somem tão rapido q nem da tempo de chegar nos HB rs como competir com isso?

Fora as manipulações que se originam disso, com suas ordens sendo recebidas e executadas antes de outras, e tendo acesso as novas ordens antes dos outros, consegue-se jogar o preço pra direção que quiser, isso tem que ser regulamentado senão vai ficar inviável a operação.

 

alguns videos interessantes sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=NzfmT4vGXZY

https://www.youtube.com/watch?v=WbIqd4Z0HWY 

High Frequency Trading Explained (HFT)
High Frequency Trading Explained (HFT)
  • www.youtube.com
Dave Fry, founder and publisher of ETF Digest, and Steve Hammer, founder of HFT Alert, discuss high frequency trading operations, fundamentals, the differenc...
 
rodrixl:

Na minha opinião, as negociações automatizadas são o futuro (realidade já nos EUA onde 70% das operações já são automatizadas), mas quanto ao HFT tenho minhas críticas, acho q a partir do momento que um operador tem uma condição privilegiada, de conseguir receber informações antes das outras já começa a ficar injusto.

Em um video no youtube com reportagens sobre HFT (bastante interessante por sinal, coloquei o link no final) mostra o ponto que chegou a coisa, na bolsa de Paris chegou ao ponto de rolar uma regulação onde as empresas de HFT receberiam o sinal em um computador diretamente dos servidores centrais mas com até o tamanho da fibra ótica igual para todos, pra não rolar vantagem competitiva. Agora imagina os traders comuns em seus HB's com atrasos q eles nem imaginam, várias ordens aparecem e somem tão rapido q nem da tempo de chegar nos HB rs como competir com isso?

Fora as manipulações que se originam disso, com suas ordens sendo recebidas e executadas antes de outras, e tendo acesso as novas ordens antes dos outros, consegue-se jogar o preço pra direção que quiser, isso tem que ser regulamentado senão vai ficar inviável a operação.

alguns videos interessantes sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=NzfmT4vGXZY

https://www.youtube.com/watch?v=WbIqd4Z0HWY 

A verdade é que gente falando mal de HFT, no mundo inteiro, é que não falta ;-)

No artigo High Frequency Trading: Evolution and the Future também existe um texto contundente sobre os riscos atribuídos às empresas de HFT:

"As empresas de HFT investem grandes somas de dinheiro em tecnologia de sistemas de comunicação, bem como para o desenvolvimento de algoritmos sofisticados, que nem todos participantes do mercado podem pagar. Alguns analistas acreditam que, pelo fato de essas empresas serem capazes de reunir algumas informações de mercado e executar negociações mais rápido do que outros participantes, a justiça global e a integridade dos mercados está em risco. Também acredita-se que tais vantagens dessas empresas podem levar a uma quebra de confiança dos investidores no mercado, e, a longo prazo, resultar em uma relutância para a participação dos investidores".

Entretanto, lanço a seguinte pergunta para os colegas do Fórum: quem, na opinião de vocês, são os principais competidores ou concorrentes das empresas de HFT?

 

Muito se fala sobre o Flash Crash de 6 de maio de 2010. E, embora a real causa nunca tenha sido descoberta, as operações em alta frequência são uma das mais lembradas como prováveis responsáveis pelo incidente. Entretanto, como mostra a reportagem do WSJ, em 28 de maio de 1962, também houve um Flash Crash similar.

Back to the Future: Lessons From the Forgotten 'Flash Crash' of 1962

Será que o Flash Crash de 1962 aconteceu devido à alta frequência de teclas digitadas em máquinas de escrever da época? ;-)

Seja como for, no final do artigo tem uma frase que serve de alerta para todos nós: "O crash de 1962 é um lembrete de que os mercados sempre foram confusos e de que a moral dos investidores sempre foi frágil. Além do mais, os problemas que os reguladores procuraram resolver quase meio-século atrás ainda estão conosco hoje. E eles provavelmente também estarão amanhã.".


Back to the Future: Lessons From the Forgotten 'Flash Crash' of 1962
Back to the Future: Lessons From the Forgotten 'Flash Crash' of 1962
  • 2010.05.29
  • Jason Zweig
  • online.wsj.com
On May 28, there was a "flash crash." If you didn't notice it, that is because it occurred not in 2010, but in 1962. Its aftermath offers some clues on what might happen in the wake of this year's flash crash on May 6. "The stock market careened downward yesterday," reported The Wall Street Journal on May 29, 1962, "leaving traders shaken and...
 

Kevin Slavin: Como algoritmos moldam nosso mundo

"Kevin Slavin argumenta que vivemos em um mundo criado para – e cada vez mais controlado por – algoritmos. Nesta instigante palestra em TEDGlobal, ele nos mostra como complexos programas de computadores determinam: táticas de espionagem, preços das ações, roteiros de filmes e arquitetura. E ele nos adverte que nós estamos escrevendo códigos que não entendemos com implicações que não podemos controlar."

How algorithms shape our world
How algorithms shape our world
  • www.ted.com
Kevin Slavin argues that we're living in a world designed for -- and increasingly controlled by -- algorithms. In this riveting talk from TEDGlobal, he shows how these complex computer programs determine: espionage tactics, stock prices, movie scripts, and architecture. And he warns that we are writing code we can't understand, with implications we can't control.
 

Sobre HFT, quero ilustrar com uma experiência recente que tive ao testar para frente um EA no modo "tick by tick" em uma conta ECN demo. A conta saltou de pouco mais de 20.000,00 (Vinte Mil Dólares) para mais de 42.000.000.00 (Quarenta e Dois Milhões de Dólares) em 24 horas.

Fiz o mesmo com outras contas demo ECN para frente da mesma correta e o resultado foi mesmo: de 10.000 ou 20.000 mil para casa das dezenas de milhões de dólares em apenas 24 horas. 

Segundo a corretora, os detalhes sobre a execução das ordens de mercado em conta ECN são definidos da seguinte forma: "Quando abre uma posição de compra ou venda, o corretor ativa o pedido de mercado. O sistema analisa o pedido e seleciona o melhor preço atual para o cliente. Isto processa-se da seguinte forma: entre todos os pedidos existentes no sistema, é eleita a posição oposta com o preço mais aproximado (melhor) para o instrumento selecionado com uma dimensão adequada. Caso se detecte no livro de pedidos uma posição adequada em termos de dimensão e preço, ambas as transações (pertencentes ao corretor e ao titular da respectiva posição) são executadas a um preço que seja o mais vantajoso para ambas as partes. Sublinhamos que a corretora ECN não toma qualquer parte na determinação do preço! O objetivo desta consiste em fornecer a seleção mais rápida para a posição oposta correspondente ao melhor preço. Numa situação em que a dimensão da licitação encontrada seja insuficiente para executar o pedido do corretor ao melhor preço, o montante em falta é "completado" a partir de outras posições existentes no "livro de pedidos". Assim, o pedido do corretor é executado a um preço médio."


Foram milhares de operações, (sendo que o relatório detalhado da conta que alcançou 42 milhões em 24 horas tem mais de 700 páginas, impossibilitando o upload neste espaço, mas que posso comprovar compactando e enviando por email aos interessados) a maioria delas durando poucos segundos.

O que acontecia?

Havia uma série de aberturas iniciadas no prejuízo por conta do valor da comissão e, eventualmente, outra série era formada, onde as operações já iniciavam no lucro, o que dava a entender que as ordens era concluídas realmente no melhor preço disponível, e que a vezes esse preço resultava em lucro a partir do próprio início da operação, o que, na média, fez a conta crescer vertiginosamente.

Pois bem, a partir daí, busquei testar o EA em outras corretoras ECN e os resultados foram decepcionantes, pois absolutamente TODAS as operações eram iniciadas no prejuízo em razão da comissão que é cobrada por cada operação.

De volta a primeira corretora após alguns dias , iniciei o mesmo EA na mesma conta que tinha transformado 20 mil em  42 milhões em 24 horas e o resultado passou a ser idêntico às demais corretoras, ou seja, TODAS as operações passaram a ser iniciadas no prejuízo. 

Conclusão:

1) Embora a corretora afirme que o sistema seleciona sempre a melhor oferta da posição oposta, essa experiência me fez desconfiar que também há "MANIPULAÇÃO" de preço promovida por todas as corretoras que atuam nos mercados ECN, tidos como ausentes de conflito de interesses entre agências corretoras e corretores. 

2) Embora afirmem que o a operação é concluída sempre na melhor oferta, me parece que há uma barreira tecnológica (algoritmo?) que impede  que essa "melhor oferta" resulte, as vezes, em uma operação lucrativa logo na sua abertura, visto que "o problema" também foi "corrigido" na única corretora que permitia que essas operações lucrativas ocorressem (isto é, realmente na melhor oferta). 

 

Conclusão:

1) Embora a corretora afirme que o sistema seleciona sempre a melhor oferta da posição oposta, essa experiência me fez desconfiar que também há "MANIPULAÇÃO" de preço promovida por todas as corretoras que atuam nos mercados ECN, tidos como ausentes de conflito de interesses entre agências corretoras e corretores. 

2) Embora afirmem que o a operação é concluída sempre na melhor oferta, me parece que há uma barreira tecnológica (algoritmo?) que impede  que essa "melhor oferta" resulte, as vezes, em uma operação lucrativa logo na sua abertura, visto que "o problema" também foi "corrigido" na única corretora que permitia que essas operações lucrativas ocorressem (isto é, realmente na melhor oferta). 

Iunctus, antes de mais nada obrigado por compartilhar tua experiência na área.

Para ser franco, fiquei com uma série de dúvidas sobre o que aconteceu de fato, como por exemplo:

- Você comenta em teste para frente tick a tick e teste em conta demonstração, como se fosse tudo ao mesmo tempo, mas acredito que na prática são dois momentos e testes diferentes, correto?

- Quando fala que era HFT, porque considera isso? Seu EA realmente envia ordens assíncronas em alta velocidade? 

Seja como for, existe uma situação real que é o fato de o MT5 ainda ser uma ferramenta que não tem a mesma estabilidade que o MT4. E isso impacta as corretoras que apostaram (corretamente a meu ver) no MT5.

Também é importante perceber que backtesting e operação em conta demo é uma aproximação da realidade, pois nenhum sistema consegue de fato emular as mesmas condições de volatilidade e liquidez do mercado e mundo real (justamente por isso o método de otimização, testes e operação é fundamental).

Portanto, eu precisaria de uma resposta das dúvidas acima para uma análise mais precisa, se você tiver intesesse nisso, claro, mas me parece que o que aconteceu contigo não foi algo relacionado a uma má fé da corretora, mas talvez uma proteção atualizando as regras de negócio do backtesting e/ou conta demonstração.

 
figurelli:

Iunctus, antes de mais nada obrigado por compartilhar tua experiência na área.

Para ser franco, fiquei com uma série de dúvidas sobre o que aconteceu de fato, como por exemplo:

- Você comenta em teste para frente tick a tick e teste em conta demonstração, como se fosse tudo ao mesmo tempo, mas acredito que na prática são dois momentos e testes diferentes, correto?

- Quando fala que era HFT, porque considera isso? Seu EA realmente envia ordens assíncronas em alta velocidade? 

Seja como for, existe uma situação real que é o fato de o MT5 ainda ser uma ferramenta que não tem a mesma estabilidade que o MT4. E isso impacta as corretoras que apostaram (corretamente a meu ver) no MT5.

Também é importante perceber que backtesting e operação em conta demo é uma aproximação da realidade, pois nenhum sistema consegue de fato emular as mesmas condições de volatilidade e liquidez do mercado e mundo real (justamente por isso o método de otimização, testes e operação é fundamental).

Portanto, eu precisaria de uma resposta das dúvidas acima para uma análise mais precisa, se você tiver interesse nisso, claro, mas me parece que o que aconteceu contigo não foi algo relacionado a uma má fé da corretora, mas talvez uma proteção atualizando as regras de negócio do backtesting e/ou conta demonstração.

Figurelli, desculpe a minha ignorância, mas me baseei no conceito exposto por vc neste post quando escreveu em resposta ao Paulo Brasil: "...na verdade não existe uma definição única para HFT, mas para mim é essencialmente a operação através de algoritmos e modelos quantitativos procurando oportunidades em tempos abaixo da capacidade humana de tomada de decisões."

Quando me referi a operações "tick by tick", me referia ao modo de atuação do EA que não aguarda o fechamento da barra para abertura de uma nova ordem, mas que atua de acordo com o envio do sinal de cada tick para a abertura de novas ordens.

Isto quer dizer que todos os testes foram para frente em conta demo.

Outro detalhe, o volume máximo foi limitado em 30.00, pois quando aumentei para além desse valor, não funcionou com lucro.

Esclareço ainda que essa experiência se deu apenas em plataforma MT4...

Razão: