Perguntas Mais Frequentes sobre o serviço de Sinais

 

As perguntas mais frequentes sobre o serviço de Sinais serão coletadas e processadas ​​neste tópico. A lista de perguntas será atualizada de tempos em tempos. Em breve iremos tentar dar respostas a todas as questões que chegam. Por favor, sinta-se a vontade para escrever um comentário, se você não encontrar a resposta à sua pergunta.

Antes de fazer uma pergunta, por favor, leia os seguintes artigos em destaque:


Perguntas

  1. O que é necessário para o serviço de sinais?

  2. Quem pode criar um sinal de negociação em MQL5.com? Devo pagar por isso?

  3. Quando um sinal gratuito estará disponível para assinatura?

  4. Como criar um sinal gratuito?

  5. Como se inscrever em um sinal?

  6. Eu criei um sinal, mas ele não está disponível para assinatura no site. Por quê?

  7. Como se inscrever em um sinal do terminal do cliente MetaTrader 4 (MetaTrader 5)?

  8. Posso copiar negociações do MetaTrader 4 para o MetaTrader 5, ou vice-versa?

  9. Como assinaturas pagas são cobradas? O que acontecerá se uma assinatura gratuita tornar-se paga?

  10. Posso cancelar uma assinatura paga?

  11. Eu quero copiar negociações com volume fixo de 1,0 lote. Isso é possível?

  12. Na conta do Provedor, todas as negociações são realizadas com volume de 0,1 lote. Eu quero copiar estas operações com um volume maior, por exemplo de 0,3 lote. Posso aumentar o volume de alguma forma?

  13. O provedor negocia o símbolo chamado GOLD e minha corretora possui o mesmo instrumento, mas é ele é chamado de XAUUSD. As negociações sobre GOLD são copiadas para XAUUSD nesse caso?

  14. Posso definir minhas próprias regras para copiar as negociações do símbolo de um Provedor para um do Assinante?

  15. Qual esquema de arredondamento é utilizado para o Provedor e para o Assinante no percentual do volume de negócios?

  16. Por que não deve haver posições abertas e ordens pendentes em minha conta, a fim de assinar um sinal?

  17. Por que a negociação manual leva a problemas com a cópia de sinais (contas fora de sincronia)?? Por que não posso assinar simultaneamente a um sinal e a uma negociação em uma conta?

  18. Como desativar o seu próprio sinal? Eu não quero transmiti-lo mais.

  19. Será que o terminal MetaTrader 4/5 tem que estar em execução no Assinante para as negociações serem copiadas?

  20. Posso cancelar a assinatura de um sinal, da mesma forma que eu assino o mesmo?

  21. Como posso descobrir qual sinal que eu estou inscrito no terminal e como posso cancelar a assinatura?

  22. Como as transações são copiadas se o provedor tem cotações de 4 dígitos para um símbolo e a do assinante 5 dígitos para o mesmo símbolo, ou vice-versa?

  23. Como o crescimento na Signals é calculado?

  24. Como é calculado o crescimento acumulado no ano (YTD), se a soma do crescimento mensal difere deste valor?


Respostas

  1. O que é necessário para o serviço de sinais?
    A seção especial "Signals" no site MQL5.community permite que todos os usuários registrados transmitam as suas próprias operações comerciais de suas contas de negociação MetaTrader 4 ou MetaTrader 5, bem como se inscrever para copiar negociações em suas contas a partir de sinais de outros comerciantes. Cada sinal de negociação possui a sua própria página na seção Signals, onde você pode ver uma estatística de negociações detalhada do histórico de negociações, gráficos de crescimento e balanço, o número de assinantes, etc.

  2. Quem pode criar um sinal de negociação em MQL5.com? Devo pagar por isso?
    Para criar um sinal, você só precisa se ​​cadastrar no MQL5.com. Você pode criar sinais com assinatura gratuita ou paga - em ambos os casos, você não precisa pagar nada para criar um sinal.

  3. Quando um sinal gratuito estará disponível para assinatura?
    Sinais gratuitos tornam-se disponíveis para os assinantes logo que o servidor de sinal se conecta a uma conta de negociação a partir da qual os sinais serão transmitidos.

  4. Como criar um sinal gratuito?
    Se você estiver registrado no MQL5.com, no canto superior direito da seção Signals, clique em "Criar seu próprio sinal" para abrir a página correspondente, onde você pode criar seu próprio Sinal.

    Digite o nome do seu futuro sinal, e em seguida, selecione a plataforma MetaTrader 4 ou plataforma MetaTrader 5, e especifique login e senha da sua conta de investidor na plataforma de negociação escolhida. No campo Broker, digite o nome do servidor de negociação ou corretor (durante a digitação, você pode encontrar o servidor que você precisa na lista drop-down que aparecer).


    Depois de completar todos estes quatro campos, clique em "Adicionar" e você vai abrir a página do seu sinal recém-criado. Digite uma descrição para o seu sinal e salve-o.



  5. Como se inscrever em um sinal?
    Você pode se inscrever em um sinal de negociação de duas maneiras. Primeiro - se inscrever diretamente no sinal desejado no site:


    Segundo - se inscrever a partir do terminal do cliente. Para fazer isso, você deve entrar com seu login e senha na guia Community da caixa de diálogo Opções do terminal cliente. Para uma assinatura paga, você também vai precisar de dinheiro em sua conta no sistema de pagamento da MQL5.community.



  6. Eu criei um sinal, mas ele não está disponível para assinatura no site. Por quê?
    Vá para a seção "Meus sinais" para ver o estado do seu sinal. Pode haver problemas com a sua conexão.


    Quando você abrir a sua página de sinal, você verá a mensagem de erro. Você pode corrigir o número da conta, senha e o nome do servidor de negociação com o comando "Editar".



  7. Como se inscrever em um sinal do terminal do cliente MetaTrader 4 (MetaTrader 5)?
    Selecione o sinal desejado no terminal e abra-o. Em seguida, clique em "Inscrever-se" e na caixa de diálogo aberta, preencha todos os dados necessários: se concorda com os termos de uso, confirmar a senha de sua conta MQL5.com e clicar em "OK".


    Então, depois de um ou dois segundos, a caixa de diálogo seguinte aparecerá, na qual você deve configurar a configuração da cópia do sinal e clicar em "OK".



  8. Posso copiar negociações do MetaTrader 4 para o MetaTrader 5, ou vice-versa?
    Não, as plataformas MetaTrader 4 e MetaTrader 5 de negociação possuem diferenças na contabilização de ordens e na execução. Portanto, você deve selecionar o sinal a partir da mesma plataforma de negociação da sua conta para ser capaz de copiar negociações. Ou você pode abrir uma conta na mesma plataforma (e, de preferência, no mesmo corretor) do sinal que você pretender assinar.
    Nós recomendamos que você leia os artigos Sistema de Negociação MetaTrader 5 e Ordens, Posições e Negociações em MetaTrader 5 se você for novo no MetaTrader 5.

  9. Como assinaturas pagas são cobradas? O que acontecerá se uma assinatura gratuita tornar-se paga?
    Quando assinar um sinal pago, a quantidade necessária de dinheiro para todo o período de assinatura (semana ou mês) congela na conta do assinante. Mas este dinheiro não é transferido imediatamente para a conta do Provedor - O fornecedor recebe o dinheiro automaticamente quando a assinatura expirar. Se o Provedor cancelar o seu sinal, o dinheiro congelado é devolvido aos assinantes.

    Se o Provedor decide fazer um sinal gratuito ser pago, então todas as assinaturas existentes permanecem ativas e gratuitas até o final do período de assinatura. Depois da sua assinatura expirar, será oferecido a você pagar para renovar essa assinatura, que você pode aceitar ou rejeitar. Assim, a conversão da assinatura gratuita para paga não irá cobrar da sua conta se você já tiver assinado gratuitamente.

  10. Posso cancelar uma assinatura paga?
    Se o Assinante cancela sua inscrição, o dinheiro congelado será transferido para o Provedor. Neste caso, o Assinante receberá um aviso claro:



  11. Eu quero copiar negociações com volume fixo de 1,0 lote. Isso é possível?
    Não, os volumes de negociações copiados são calculados automaticamente pelo terminal do cliente com base nas configurações especificadas e na relação do saldo do Assinante e na conta do Provedor. Você não pode especificar um volume fixo de negociações.

  12. Na conta do Provedor, todas as negociações são realizadas com volume de 0,1 lote. Eu quero copiar estas operações com um volume maior, por exemplo de 0,3 lote. Posso aumentar o volume de alguma forma?
    Todos os volumes são calculados automaticamente. O Assinante pode copiar as negociações com um volume maior do que na conta do provedor em apenas um caso - se o saldo da conta do Assinante reservado para os sinais de cópia é maior do que o saldo da conta do Provedor (Subscriber_Balance * Capacidade> Provider_Balance).

  13. O provedor negocia o símbolo chamado GOLD e minha corretora possui o mesmo instrumento, mas é ele é chamado de XAUUSD. As negociações sobre GOLD são copiadas para XAUUSD nesse caso?

    Se, na conta do Assinante, for encontrado um símbolo com o mesmo nome como na conta do Provedor e, além disso, nesse símbolo for permitido operar, a cópia será realizada por esse símbolo. Se, no símbolo encontrado, for permitida parcialmente ou for restrita a negociação, esse símbolo será considerado inapropriado para cópia e, em seguida, o sistema começará a busca do símbolo adequado:

    1. Na conta do Assinante, o sistema procura por todos os símbolos com os nomes que coincidem com o símbolo do Provedor pelos primeiros 6 caracteres. Por exemplo, EURUSD == EURUSDxxx == EURUSDyyy.
    2. A permissão total para a realização da negociação é verificada para cada símbolo detectado. Se a negociação são parcialmente permitidas ou completamente proibidas, tal símbolo é descartado.
    3. O tipo de cálculo de margem é verificado para cada símbolo restante - se é Forex, o símbolo é considerado adequado. Símbolos de CFD, futuros ou outros tipos de cálculo são descartados.
    4. Se não há símbolos remanescentes após a realização de todas as verificações ou se mais de um símbolo foi encontrado, considera-se que uma tentativa de mapeamento dos símbolos falhou e que é impossível copiar as negociações do Provedor para esse símbolo.
    5. Se um símbolo apropriado foi encontrado, ele é usado para copiar os negócios do Provedor.

    O algoritmo prevê apenas duas exceções para os símbolos de metal:

    1. XAUUSD == GOLD
    2. XAGUSD == SILVER

    Nestes dois casos, somente a permissão total de execução dos trades é verificada. Se tal autorização está presente, a tentativa de mapeamento é considerada bem sucedida.

    Exemplo 1: O Provedor está posicionado em EURUSD, enquanto que o Assinante - em EURUSD! (Ou vice-versa) com a permissão completa de negociação. O terminal faz o mapeamento automaticamente e copia as negociações.

    Exemplo 2: O Provedor está posicionado em EURUSD, enquanto que o Assinante - em EURUSD! e EURUSD. A cópia é realizada para EURUSD.

    Exemplo 3: O Provedor está posicionado em GOLD, enquanto que o Assinante - em XAUUSD com permissão completa de negociação. O terminal faz o mapeamento automaticamente e copia as negociações.

    Exemplo 4: O Provedor está posicionado em GOLD, enquanto que o Assinante - em XAUUSD com permissão de negociação close-only (parcial). O mapeamento é considerada malsucedido e nenhuma cópia é realizada.


  14. Posso definir minhas próprias regras para copiar as negociações do símbolo de um Provedor para um do Assinante?
    Os Símbolos do Assinante e do Provedor são mapeados automaticamente ao copiar trades. Nenhuma regra personalizada pode ser definida.

  15. Qual esquema de arredondamento é utilizado para o Provedor e para o Assinante no percentual do volume de negócios?

    O seguinte algoritmo de passo-a-passo é utilizado para a percentagem de arredondamento:

    1. Se o valor for inferior a 0.01%, ele é arredondado para 0.001%, ou seja, presume-se que seja 0.001%. Exemplos: 0.007% => 0.001%, 0.000099 => 0.001%.
    2. Se o valor for superior a 0.01% e inferior a 0.1%, ele é arredondado na casa dos centésimos. Exemplos: 0.063% => 0.06%, 0.045 => 0.05%.
    3. Se o valor for superior a 0.1% e inferior a 1%, ele é arredondado na casa decimal. Exemplos: 0.11 => 0.1%, 0.25% => 0.3%.
    4. Se o valor for superior a 1% e inferior a 10%, ele é arredondado para o número inteiro mais próximo. Exemplos: 6.25% => 6%, 7.79% => 7%.
    5. Se o valor for superior a 10% e inferior a 100%, ele é arredondado para o número inteiro mais próximo com um passo de 5%. Exemplo: 29.7% => 25%.
    6. Se o valor for superior a 100%, ele é arredondado para o número inteiro mais próximo com um passo de 10%. Exemplo: 129.6% => 120%.

    Você pode ver um exemplo de cálculo no artigo Informações gerais sobre Sinais de Negociação para MetaTrader 4 e MetaTrader 5.

  16. Por que não deve haver posições abertas e ordens pendentes em minha conta, a fim de assinar um sinal?

    Posições abertas e ordens pendentes não permitem que a conta do assinante copiar corretamente os sinais do Provedor.

    • A Assinatura de um sinal significa que você confia inteiramente na estratégia de negociação do Provedor. As posições e as ordens pendentes criadas por você ou qualquer outro sinal não fazem parte da estratégia de negociação do Provedor atual.
    • O volume de operações de negociação copiado é calculado com base no valor do saldo da conta. As posições do Assinante abertas manualmente ou por qualquer outro sinal aumentam o volume de depósito e também pode impedir a cópia de sinal devido a margem livre insuficiente ou levar a Margin Call.
    • O sistema de compensação de registro de posições permite que você tenha - num determinado momento - apenas uma posição para um símbolo. Se, na conta, estiverem as posições abertas para os mesmos símbolos que tem o fornecedor, a cópia do sinal pode levar à reversão da posição final ou a uma alteração significativa em seu volume.


  17. Por que a negociação manual leva a problemas com a cópia de sinais (contas fora de sincronia)?? Por que não posso assinar simultaneamente a um sinal e a uma negociação em uma conta??

    A intervenção manual em uma negociação na conta que assina um sinal um sinal impede a cópia correta dos sinais do Provedor e complica a análise dos resultados de cópia de sinal.

    • A Assinatura de um sinal significa que você confia inteiramente na estratégia de negociação do Provedor. As posições e as ordens pendentes criadas por você ou qualquer outro sinal não fazem parte da estratégia de negociação do Provedor atual.
    • O volume de operações de negociação copiado é calculado com base no valor do saldo da conta. As posições do Assinante abertas manualmente ou por qualquer outro sinal aumentam o volume de depósito e também pode impedir a cópia de sinal devido a margem livre insuficiente ou levar a Margin Call.
    • O sistema de compensação de registro de posições permite que você tenha - num determinado momento - apenas uma posição para um símbolo. Se, na conta, estiverem as posições abertas para os mesmos símbolos que tem o fornecedor, a cópia do sinal pode levar à reversão da posição final ou a uma alteração significativa em seu volume.

    Se a sincronização revelar quaisquer inconsistências, ou seja, posições diferentes das do Provedor ou quaisquer ordens pendentes definidas, uma janela pop-up padrão aparecerá para pedir-lhe permissão para sincronizar.

    A Conta do assinante não está pronta para a sincronização


  18. Como desativar o seu próprio sinal? Eu não quero transmiti-lo mais.

    Na seção "Meus Sinais", abra o sinal de que deseja excluir


    e clique "Editar".


    Desative a opção "Ativado" e clique em "Salvar".


  19. Será que o terminal MetaTrader 4/5 tem que estar em execução no Assinante para as negociações serem copiadas?
    As negociações podem ser copiadas diretamente no terminal do assinante, que deve estar em execução e conectada à conta relevante.

  20. Posso cancelar a assinatura de um sinal, da mesma forma que eu assino o mesmo?
    Você pode cancelar a assinatura do sinal em Minhas Assinaturas no https://www.mql5.com/pt/signals ou diretamente no terminal: ver MetaTrader 5 → Interface do usuário → Caixa de Ferramentas → Signals: Unsubscribe from Signal. Se você cancelar a inscrição de um sinal pago, o valor bloqueado em sua conta para o pagamento da taxa de inscrição será deduzido da sua conta após o cancelamento da assinatura.

  21. Como posso descobrir qual sinal que eu estou inscrito no terminal e como posso cancelar a assinatura?
    Em primeiro lugar, ao estabelecer uma conexão com a conta, o terminal se conecta ao servidor e verifica todas as assinaturas disponíveis. Se a conta for assinante de um sinal, uma mensagem relevante será escrita no Histórico. Além disso, o nome do sinal ao qual a conta está inscrito é exibido em azul na primeira linha da seção Sinais das configurações do terminal.
    Em segundo lugar, existe uma maneira alternativa simples que permite visualizar instantaneamente todas as suas assinaturas atuais e vencidas na página Minhas Inscrições de Sinais. Para ser capaz de usar esta opção, você deve estar conectado à sua conta MQL5.com.

  22. Como as transações são copiadas se o provedor tem cotações de 4 dígitos para um símbolo e a do assinante 5 dígitos para o mesmo símbolo, ou vice-versa?
    Todas as transações copiadas para a conta do Assinante são executadas a preços correntes de mercado, considerando o desvio definido nas configurações do terminal e a especificação de contrato do símbolo reproduzido. Assim, quando se copia as negociações, o número de dígitos não importa.

  23. Como o crescimento na Signals é calculado?
    O crescimento mostra como o saldo de uma conta cresce. É calculado de modo que a influência de depósitos e retiradas é evitada.

    Todo histórico de negociação de uma conta é dividida em períodos entre as operações de balanço (depósitos e saques). Em primeiro lugar, o coeficiente de crescimento total (K) é calculado através da multiplicação dos coeficientes de crescimento computados para cada período entre as operações de balanço (BO) e, em seguida, o crescimento, em termos percentuais, é calculado.
    Coeficiente de Crescimento К = (Balance antes BO1/Depósito Inicial) * (Balanço antes BO2/Balanço após BO1 * ... * Balanço antes BOn / Saldo após BOn-1)

    Crescimento em termos percentuais = (К - 1) * 100%

    Na tabela abaixo, as operações de balanço são marcadas com grandes pontos vermelhos e as linhas tracejadas indicam os períodos de cálculo de crescimento:


    Cálculo do Crescimento

    Neste caso, o crescimento total da conta é calculado como se segue:
    Coeficiente de Crescimento К = К1 * K2 * K3 = (6 615/10 000 * 17 847/11 115 * 15 547/14 847) = 1.1

    Crescimento em termos percentuais = (K-1) * 100% = (1.1 - 1) * 100 = 10%

    Apesar do saldo atual ser de cerca de 50% maior do que o depósito inicial, o real crescimento devido às operações de negociação é de apenas 10%.

  24. Como é calculado o crescimento acumulado no ano (YTD), se a soma do crescimento mensal difere deste valor?

    Nós usamos uma taxa composta do cálculo do YTD. Isso significa que a taxa YTD é calculada pela multiplicação do crescimento de vários períodos e não por uma simples adição. Cada período de crescimento é sobreposto sobre o crescimento acumulado total dos períodos anteriores. Isto pode ser demonstrado por exemplo a seguir.


    Em 2014, o sinal teve os seguintes valores mensais de crescimento:

      Janeiro
    Fevereiro
     Março Abril
     Maio
    Junho
    Julho
    Augosto
    Setembro
    Outubro
    Novembro
    Dezembro
     Dados anuais
     Crescimento, % 14.71
    20.51
    20.43
    12.77
    0.18
    -
    195.28
    -
    -
    130.00 30.55 12.48 1 776
     Taxa de crescimento no período
     1.1471  1.2051 1.2043
     1.1277 1.0018
     1  2.9528  1 1
     2.3000  1.3055  1.1248 18.76
     Total da taxa de crescimento no período  1.1471  1.3823  1.6648  1.8774  1.8808  1.8808  5.5535  5.5535  5.5535  12.7731  16.6753  18.7563  
    1. Houve um crescimento de 14,71% em janeiro. Isso significa que a conta de negociação foi multiplicada por 1,1471 neste mês, é o que chamamos de taxa de crescimento no período.
    2. Houve um crescimento de 20.51% em fevereiro, então a taxa de crescimento em fevereiro é igual a 1,2051.

    A taxa de crescimento no período foi calculada de acordo com a fórmula: (crescimento em termos percentuais)/ 100%  + 1,0.  O crescimento da taxa em janeiro = (14.71%/100%)+1.0 = 1.1471.

    Multiplicando a taxa de crescimento de janeiro pela de fevereiro de 2014 temos a taxa de crescimento geral do período.

    Total da taxa de crescimento = 1.1471 * 1.2051 = 1.3823

    A taxa total de crescimento nos ajuda a obter a relação em termos percentuais como (total da taxa de crescimento - 1) * 100% = Crescimento no período.

    Crescimento para Janeiro-Fevereiro de 2014 em termos de porcentagem  = (1.3823 - 1.0) * 100% = 38.23%

    Como você pode ver, teve um crescimento de 38.23% nestes dois meses, isto é muito diferente de uma simples adição de porcentagens para cada mês ( 38.23% != 14.71% + 20.15%)

    Então se você quer ter uma relação de crescimento anual, você precisa multiplicar as taxas de crescimento entre os meses, em seguida subtrair 1,0 a partir do produto e multiplicar o resultado por 100%. Esta será a composição da taxa do crescimento acumulado no ano (YTD).

    Você precisa fazer o mesmo cálculo com os valores de crescimento anual para verificar o crescimento total dos anos de negociação.

  25.   Próximos assuntos
Platform Settings - Getting Started - MetaTrader 5 Help
Platform Settings - Getting Started - MetaTrader 5 Help
  • www.metatrader5.com
The trading platform provides multiple settings to help you conveniently customize it. Click " Options" in the Tools menu or press...
 
No Brasil é proibido o uso de sinais na BM&FBOVESPA ?
 
richeraraujo:
No Brasil é proibido o uso de sinais na BM&FBOVESPA ?

Olá Richer!

Eu acho que não, mas você pode procurar verificar junto a Corretora no Brasil que está usando a Metatrader, eles poderão lhe informar, e também,  por que  tivemos alguns sinais para Bovespa aqui na comunidade MQL, apenas eu acho que deu uma esfriada devido ao tópico do Malacarne, acho que assim que resolveram este obstáculo, o mercado vai ferver!

 
richeraraujo:
No Brasil é proibido o uso de sinais na BM&FBOVESPA ?
Richer, como toda nova tecnologia abre novas portas, minha percepção é que teoricamente os sinais de investimento e as redes sociais de negociação (social trading) devem ser analisadas sob essa ótica, já que essa é uma tendência mundial e nosso país não pode ficar para trás.

Dessa forma, acredito que ainda não existe uma jurisprudência específica para essa modalidade de trading, e que portanto deve-se aguardar um parecer jurídico específico.

A questão que acredito deverá ser discutida no Brasil é até que ponto um sinal de investimento pode ser considerado funcionalmente similar a um clube ou fundo de investimentos? Se for, então já existe uma legislação e jurisprudência, se não, então teremos que adaptar nossas leis a essa nova tecnologia e tendência mundial.

Note que logando por uma corretora nacional a pasta de sinais não está ativa, o que me parece seguir essa lógica. 

E, da mesma forma, me parece mais prudente para os fornecedores da área aguardarem o posicionamento formal dos reguladores sobre essas questões, antes de oferecerem seus sinais para nosso mercado.



 
Posso me inscrever em dois ou mais sinais usando a mesma conta?
 
rafaeltoscano:
Posso me inscrever em dois ou mais sinais usando a mesma conta?
Olá Rafael, não, no máximo um sinal por conta.
 

Bom tópico e boas mudanças. Estava precisando.

Mas... uma dúvida... se eu disponibilizar sinais de minha conta real, por exemplo, e quiser inicialmente disponibilizar gratuitamente, depois de quanto tempo poderei disponibilizar paga?

 
tcferreira:

Bom tópico e boas mudanças. Estava precisando.

Mas... uma dúvida... se eu disponibilizar sinais de minha conta real, por exemplo, e quiser inicialmente disponibilizar gratuitamente, depois de quanto tempo poderei disponibilizar paga?

Oi Thiago, a qualquer momento você pode começar a cobrar, mas essa cobrança só irá afetar os novos assinantes a partir da mudança, e se você fizer isso antes de finalizar os primeiros 30 dias de testes terá que optar por cancelar os assinantes existentes.
 

Ok. Obrigado Figurelli! E caso eu queira aumentar o valor da assinatura, como eu faço? É possível? Se não é, poderá ser algum dia?

 
tcferreira:

Ok. Obrigado Figurelli! E caso eu queira aumentar o valor da assinatura, como eu faço? É possível? Se não é, poderá ser algum dia?

Por nada. Sim, sem dúvida, tanto no Mercado como nos Sinais o autor muda o preço quando desejar, diretamente pelo formulário de configuração do produto.
Razão: