[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 432

 
ValS:


A propósito, nem uma palavra sobre o fato de o produto ter menos de cem no problema ))

Então agora você está ficando sábio).


É sempre na base do primeiro nome).

Não, não estou - estou tentando mostrar que nem mesmo um grande sábio conseguiria lidar com 138 combinações. Tomar pelo menos um produto de 42. Poderiam ser os números 2 e 21, 6 e 7, 3 e 14. Um cara a quem foi dito um produto igual a um número de dois dígitos é algo fácil para ele. Agora vamos olhar para as somas. 2+21=23, 6+7=13, 3+14=17. Tendo recebido uma dessas somas, a pessoa deve decompô-la em suas somas. 23=2+21, 3+20, 4+19, 5+18, 6+17, e assim por diante. Não há necessidade de ir longe. Agora vou lhe dar a soma e Alexei o produto dos números. O mesmo diálogo ocorrerá entre vocês os dois. Se o produto tiver dois dígitos, você não poderá nomear sem ambigüidade os números originais. Devemos experimentar? Bem, para tornar a experiência limpa, vou empacotar os números em um documento de texto protegido por senha e publicá-lo aqui no fórum. Depois de suas respostas, eu lhe darei a senha. A condição é que não digam um ao outro os números.

 
Meu ponto é o seguinte. Se escrevermos um programa, então deixe o programa ver TODOS os valores possíveis para pares de números, sem excluir aqueles que sabemos que não fazem parte da solução. Caso contrário, podemos passar manualmente por todas as variantes à mão.
 
Além disso, Alexei nem precisará adivinhar os números - só sua resposta será suficiente. :)
 
E daí? Se você tem a solução em suas mãos, você só terá que encontrar o par certo. Respondo, vou encontrar um par de números para que a decomposição da soma em seus somatórios não seja fácil.
 
Em outras palavras, tentei convencê-lo de que mesmo que a condição do problema se torne mais branda - para limitá-lo a um produto de dois dígitos, as informações que você pode obter do diálogo acima serão obviamente insuficientes para escolher o par de números correto. Eu não poderia persuadi-lo com palavras, bem, a prática é o critério da verdade. Você quer testá-lo?
 
A diferença de qual número natural dará 2, e apenas 2 números naturais, cada um na faixa de 2-99? Ou há mais de um?
 

Você não diz, não é mesmo? Bem, vamos simular a situação - vamos jogá-la aberta. Eu lhes digo a soma = 28. Você o decompõe em suas somas: 26+2 25+3 24+4 Você não tem outras opções, porque o produto deles é mais de cem. Eu dou a Alexei o produto de 75. Ele a decompõe em seus fatores: 25*3 5*15. Você tem três opções, Alexei tem duas. O diálogo não permite excluir os que não trabalham. A tarefa é um fracasso para vocês dois. Nenhuma negociação ajudou.

Prove que estou errado se eu estiver errado!

 

Eu não entendo a pergunta, Abzasc.

2 drknn: OK, deixe-me ser A. Eu sei que o produto de 75 = 3*5*5. Eu digo a primeira linha. "Eu não sei os números".

Deixe a Valery saber a soma, 28. Ele conhece a hipótese da Goldbach (é exatamente verificada para números inferiores a 100 :) ) e vê que 28 = 11+17. Ele não pode dizer sua frase que "sabia de antemão" porque os números 11 e 17 interferem com ele, ambos são primos.

A conversa foi pelo caminho errado. P=75 e C=28 não rolam como uma solução.

Vamos jogar mais um pouco, drknn? É útil: agora algo vai ficar claro para você.

 

Quando você só pode dividir inteiros sem um resto por uma opção... 9 você pode, 7 você não pode...

 
Eu acho que você está começando com o pé errado... a resposta deveria ser simples e provavelmente há mais lógica do que matemática envolvida.
Razão: