[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 433

 
Há muitas opções como essa, Abzasc. 13, 15, por exemplo. Um simples, o outro composto.
 
drknn:


É você, então você :)

Não estou não - estou tentando mostrar que mesmo um grande sábio não seria capaz de lidar com 138 combinações. Tomar pelo menos um produto de 42. Poderiam ser os números 2 e 21, 6 e 7, 3 e 14. Um cara a quem foi dito um produto igual a um número de dois dígitos é algo fácil para ele. Agora vamos olhar para as somas. 2+21=23, 6+7=13, 3+14=17. Tendo recebido uma dessas somas, a pessoa deve decompô-la em suas somas. 23=2+21, 3+20, 4+19, 5+18, 6+17, e assim por diante. Não há necessidade de ir longe. Agora vou lhe dar a soma e Alexei o produto dos números. O mesmo diálogo ocorrerá entre vocês os dois. Se o produto tiver dois dígitos, você não poderá nomear sem ambigüidade os números originais. Devemos experimentar? Bem, para tornar a experiência limpa, vou empacotar os números em um documento de texto trancado e colocá-lo aqui no fórum. Depois de suas respostas, eu lhe darei a senha. A condição é que não digam um ao outro os números.


Receio que um diálogo como o que está na tarefa não funcione.

E deixe-me dar minha solução (eu não finjo corrigir), e você pessoalmente a estima).

 
Mathemat:
Há muitas opções como essa, Abzascasc. 13, 15, por exemplo. Um simples, um composto.

13 você não pode... 15 é 3 e 5, tudo bem... mas não há muito na faixa 2-99. Temos que reduzir de alguma forma.

Embora... se alguém dissesse que o produto tinha 15 anos, eles lhe dariam a resposta sem a soma.

 
ValS: Que tal eu dar minha solução (eu não pretendo ser correto) e você avaliar pessoalmente)?
Não, a solução só para drknn pessoalmente se ele a quiser. É um grande problema, eu não desisti.

A propósito, mostrei ao drknn que a opção proposta (P=75 e C=28) não passa.

 

Ao Sábio A direi agora ... o produto destes números.

ao Sábio B Direi ... sua soma".

R: "Não posso determinar os números". Conseqüentemente, ele tem mais de uma maneira de decompor o produto em seus fatores.

B: "Eu sabia de antemão que você não seria capaz de resolver os números. Daí B adivinhar que A tem mais de um par de números.

R: "Então eu conheço os números. Daí as críticas de seu oponente permitiram ao sábio A descartar os pares extras de números (se ele não estivesse mentindo).

B: "Então eu também sei".

Isso mesmo, 75 e 28 funcionaram como uma engenhoca. Eles mostraram que se o apresentador tivesse concebido o par 25 e 3, o problema não teria solução. E tenho certeza de que talvez haja uma solução. Talvez, mas para que isso fosse possível, o sábio A teria que ter a única maneira de decompor o produto em seus fatores. Nesse caso, ele teria mentido com sua primeira declaração. Portanto, ele teria que obter não o produto na orelha, mas a soma. Nesse caso, ele somaria - aquele que decompõe a soma em suas somas teria que dizer que realmente não conhece os números e isso seria verdade. Assim que B diz que o previu, A adivinharia que B tem o produto na mão, que só pode ser decomposto na soma dos fatores. Assim, entre seus pares de números A teria que escolher um par cujo produto tem a única maneira de ser decomposto em fatores. É assim que ele reconhece os números. Mas mesmo neste caso, a última resposta de B seria uma mentira ou uma piada - como se ele fingisse que até o último momento não sabia a única maneira possível de dividir o produto em fatores.

Estou lhe dizendo - o problema não está formulado corretamente. Abzasc admitiu que não o criou, ele apenas o copiou de outra fonte. É por isso que não pode haver nenhuma reclamação contra ele. E muito provavelmente, alguém uma vez tentou resolver este problema e depois o compartilhou com as pessoas, recontando-o em suas próprias palavras e não pensando realmente na construção de uma formulação rígida das condições.

 
Mathemat:
Não, a solução só é pessoal para drknn se ele a quiser. É uma tarefa magnífica, eu não desisti dela.


Certo. Mas, mais uma vez, vou ressaltar que resolvi do meu jeito. Meu amigo o resolveu aplicando conjuntos e obteve uma resposta diferente.
 

drknn, sugere uma variante de soma e produto (concreto) que irá colapsar o problema como incorreto. Posso sugerir: a soma deve ser estranha (portanto, o produto deve ser uniforme). Eu já provei isto rigorosamente.

Também:

Б: «Я заранeе знaл, что ты не смoжешь опредeлить числа». Следовательно Б догадался что у А больше чем одна пара чисел.

Nem tudo é uma conseqüência. B já sabia de antemão que A não reconhece os números, porque viu sua soma e se certificou de que qualquer decomposição dela em suas somas desse pelo menos um número composto. B informa assim A que a soma só pode ser igual a um dos números 11,17,23,27,29,35,37,37,41,47,51,53,57,59,65,67,71,77,79,83,87,89,93,95,97. Mas agora A consegue descobrir tudo.

2 ValS: E ambos estão seguindo o roteiro da conversa dos sábios?

 
drknn:

Abzasc admitiu que não a compilou - ele simplesmente a copiou de outro recurso.

?
 
Mathemat:
Não, a solução só é pessoal para drknn se ele a quiser. É uma tarefa magnífica, eu não desisti dela.


Concordo - a solução pessoalmente - eu não desisti - eu quase perdi a cabeça com a ambigüidade da condição do problema. Por isso, tive que rever e rever o que não pode ser. As tarefas desta classe são tarefas problemáticas. Também são chamadas tarefas criativas e são definidas como uma classe especial de tarefas, cujas soluções não são visíveis. Nessas tarefas é necessário engajar-se na busca criativa, estreitando o leque de soluções possíveis. Estas são tarefas para aplicar hipóteses justificadas. Estou interessado em ver a solução, pois não tenho forças para tentar formular a condição corretamente. Para que o problema tenha uma solução real. É uma boa prática, porque na vida nós mesmos vemos o problema e formulamos as condições do problema. Portanto, hoje acabei de receber um treinamento de cinco pontos. Estou satisfeito. Mas, como dizem, tudo tem de ser moderado. Estou esperando a solução em particular.
 
Abzasc:
?

Desculpe, eu falei mal. A ValS sugeriu a tarefa.
Razão: