Qual é a perspectiva em sua opinião? - página 9

 
Mathemat:

Eu já fui educado em tecnologia microeletrônica (estudei no Instituto de Tecnologia Eletrônica de Moscou em Zelenograd).

Tota eu vejo um rosto familiar. Eu também me formei naquela instituição em 89. Em qual delas você estava?
 
Em '87, FH.
 
Mathemat:
Em '87, FH.

FT
 
Swetten:

О!.. Mas afirmamos corajosamente que não há passado e não há futuro.

Eu não estou afirmando nada,

Sveta, você está falando bobagens muito legais, por favor continue... ))


Mathemat ,

este certamente não é meu campo, mas o que você listou não tem nada a ver especificamente com mecânica quântica,

A questão é que existe uma mecânica clássica Newtoniana que descreve a interação e o movimento dos corpos no macrocosmo, funciona bem e é confirmada experimentalmente, as cidades são construídas sobre esta mecânica e as naves são lançadas ao espaço,

Depois há a mecânica quântica, intimamente relacionada à teoria quântica, onde as micropartículas se comportam de forma muito imprevisível e até misteriosa, onde não se pode "ver" nada experimentalmente e onde o princípio da incerteza é usado nos cálculos - este é o domínio óbvio dos teóricos e matemáticos, pois é muito difícil extrair o uso prático do caos.

Laser, a bomba atômica/hidrogênica, supercondutores - naturalmente, afetam as propriedades da matéria a nível atômico e as leis encontradas experimentalmente, mas não se trata de utilizar as leis da mecânica quântica na prática, porque do ponto de vista de nosso mundo, elas são quase absurdas.

Exemplos são a violação das leis de conservação da matéria, interação de partículas distantes, estrutura de onda corpuscular, superposição ... teoria das cordas, finalmente).

É terrivelmente interessante, mas frustrantemente vago. Isso me faz lembrar de... ...o mercado?))

 

um bom desenho animado sobre um tema semelhante:

 
Os desenhos animados estão bem, mas você realmente acha que no caso de um laser ou de um diodo moderno "não estamos falando do uso prático das leis da mecânica quântica" ?
 
denis_orlov:

Laser, bomba atômica/hidrogênica, supercondutores - obviamente afetam as propriedades da matéria a nível atômico e as leis encontradas experimentalmente, mas não estamos falando do uso prático das leis da mecânica quântica, porque do ponto de vista de nosso mundo elas são quase absurdas.

Exemplos são a violação das leis de conservação da matéria, interação de partículas distantes, estrutura de onda corpuscular, superposição ... teoria das cordas, finalmente).

É terrivelmente interessante, mas frustrantemente vago. Isso me faz lembrar de... ...o mercado...?)

Violação das leis de conservação, interação de longo alcance, superposição - sim, todas estas são conseqüências de um quadro quântico-mecânico do mundo. Sim, as leis de conservação, de acordo com as incertezas correspondentes, são violadas - mas por períodos de tempo muito curtos. Você não vai notá-los - pelo menos não no estágio atual de desenvolvimento científico. Entretanto, o quadro quântico-mecânico permite explicar harmoniosamente e até mesmo utilizar os fenômenos que não são explicáveis pelo clássico.

Denis, não entendo como se pode declarar que o laser não é um uso prático das leis da mecânica quântica (parece que foi Einstein quem propôs a idéia).

Bem, aqui está outro link, dê uma olhada: http://nuclphys.sinp.msu.ru/pm/pm01_12.htm

Nota: há até mesmo eletrodomésticos ali.

P.S. Até mesmo as propriedades básicas e mais interessantes dos semicondutores são normalmente explicáveis apenas dentro da mecânica quântica. O efeito túnel, por exemplo (praticamente utilizado em diodos de túnel). O efeito é obviamente não-clássico e contradiz o quadro clássico do mundo - mas eles são realmente produzidos, estes diodos, você pode comprá-los :)

 
sol:
Os desenhos animados estão bem, mas você realmente acha que no caso de um laser ou de um diodo moderno "não estamos falando de um uso prático das leis da mecânica quântica" ?

obviamente, somente em um campo onde não contradizem as leis do clássico, ou têm constância,

ou estamos apenas falando de coisas diferentes.

 

A propósito, no caso do laser, é mais ou menos isso que acontece - transformação de tipos de energia, leis clássicas em nível quântico...

Já chega de chutes, não estou discutindo, posso ser confundido com definições, deixar os físicos resolverem - eles têm um colisor...)

 
denis_orlov:

A propósito, no caso do laser, é mais ou menos isso que acontece - transformação de tipos de energia, leis clássicas em nível quântico...

Não se pode explicar a radiação laser pela física clássica, não se pode explicar de jeito nenhum! Eu entendo que você não gosta, mas o que você pode fazer se o mundo for melhor explicado?

Tudo bem, esqueça. Não precisamos de mais guerras religiosas...

Razão: