[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 224

 
Mathemat писал(а) >>

E imediatamente - uma nova, que pode ser de interesse não apenas para os "avançados" (8ª série):

Cauchy consegui esquecer, estudei no instituto há muito tempo, mas minha intuição me diz que você não pode, se, é claro, todas as condições do problema forem satisfeitas.

 

O quebra-cabeça do leite provocou outro, bastante original, sobre a água. Dica: Recomendo resolvê-lo desenhando no papel - é mais fácil. Você também pode fazê-lo em sua cabeça, mas não é fácil reproduzir a solução depois.

Há três frascos com volumes de 14, 9 e 5 litros. A primeira embarcação é enchida até transbordar com água. Os outros dois estão vazios. Objetivo: deitar água de um vaso a outro para chegar a 7 litros no primeiro vaso. Características especiais: não se pode derramar água, só se pode transbordar a água enchendo completamente o recipiente, não transbordando-a.

 
Mathemat >>:


И сразу - новая, которая может заинтересовать не только "продвинутых" (8 класс):


O menino parece ter 18 anos de idade, no exército e sob o olhar atento de seus avós, pairando em seu traje de cozinha:))))

 

Naturalmente, o menino é tão imortal quanto um muzik (ele dificilmente consegue fazer uma operação mais rápida do que um segundo), as quantidades nos copos ele alinha matematicamente com precisão, e o leite não evapora ou derrama.

De modo geral, o problema é incorreto. Pode ser compreendido em dois sentidos.

1. Problema "finito": considere que seu problema é resolvido se ele tiver equalizado exatamente as quantidades de leite em todos os copos em um número finito de etapas.

2. Problema "Infinito": Vamos supor que o problema é resolvido em princípio se para qualquer imprecisão pré-determinada epsilon ele pode especificar tal algoritmo que iguala as quantidades de leite com esta precisão.

A noção de limite ainda não é conhecida pelos alunos do oitavo ano, por isso é lógico supor que ela tem que ser resolvida no primeiro sentido.

Para dois copos, o problema é sempre resolúvel desde o primeiro passo. Mas para três, como?

P.S. A formulação matemática do problema "final" - sem meninos e leite - é aproximadamente a seguinte: Há 30 números a_1, a_2, ... a_30. A cada passo de qualquer dois pode ser substituída por sua média aritmética. É possível fazer todos os números iguais em um número finito de etapas?

 

Esta é uma tarefa estranha. Para três copos, igualar o maior e o menor. repetir até atingir a satisfação. Cada operação aumenta a precisão da equação. Em algum lugar no nível molecular, podemos parar:)

Algo que este procedimento lembra a classificação.

 

Não, não, nada infinito, apenas um número finito de passos! Os alunos da oitava série não sabem o limite!

Acho que sei onde cavar. Vou vê-los lutando por aqui.

Tente dar uma olhada mais de perto no caso de três copos onde dois têm 100 gramas de leite e um tem 130 gramas. Você pode fazer um número finito de transbordos para equalizar?

 
Mathemat писал(а) >>

Não, não, nada infinito, apenas um número finito de passos! Os alunos da oitava série não sabem o limite!

Acho que sei onde cavar. Vou vê-los lutando por aqui.

Tente dar uma olhada mais de perto no caso de três copos onde dois têm 100 gramas de leite e um tem 130 gramas. Você pode fazer isso mesmo em um número finito de vazamentos?

Bem se a um grama então sim, mas em mil anos. por muito catastroficamente o grau de equalização em copos de queda de volume, bem quase verticalmente.

 
Existem números tão desiguais para três com os quais se consegue um alinhamento em um número finito de passos?
 
kraizislot >>:

ну если до грамма то да, но через тысячу лет. ибо уж очень катастрофически степень выравниваемости в стаканах объёма падает, ну почти вертикально.

Por que você tem que ir a uma grama em mil? Uma grama pode ser feita em dez minutos. Mas, mais precisamente...

A resposta correta é: Se o número de átomos de cada espécie for divisível pelo número de óculos, então você pode. Caso contrário, você não pode.

;)

 
TheXpert >>:
А для трех существуют такие неодинаковые числа, с которыми получается выравнивание за конечное количество шагов?

Isso é fácil. Por exemplo: 2, 3, 4. Em um passo, transforme-o em 3, 3, 3, 3.

Razão: