[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 226

 
Mathemat >>:

Индукция позволяет легко построить правильный алгоритм, сведя его к базе (2 стакана). Но доказывает ли она невозможность порчи? Я подумаю.

Se o algoritmo certo pode ser corrompido, é o errado.

:)

 

Agora eu finalmente entendo porque o forex está condenado a vacilar para sempre. É porque o número de pares entre moedas não pode ser um grau de dois.

!;)

 

Brilhante, MetaDriver (com exceção do caso de apenas duas moedas)!

A resposta ao problema é: a criança não pode fazer isso, se todos os vidros, exceto um, forem derramados 100g, e o último for derramado 200g. Quem pode provar que o pequenino não pode fazer isso?

 

Segue-se diretamente que mesmo que só haja arbitrageurs à frente, eles sempre terão trabalho! :)

E como a arbitragem é uma atividade completamente livre de riscos (:como diz a lenda:), é claro que todos ganharão! ;)

 

Mathemat писал(а) >>

A resposta ao problema é: o homenzinho falhará se todos os vidros, exceto um, forem derramados 100g e o último copo for derramado 200g. Quem pode provar que a criança não pode fazer isso?

Fácil. 3100/30 = 310/3 = 103 + 1/3, que não é representável como um número binário finito fracionário.

Na verdade, o contra-exemplo é puxado pelas orelhas, a prova junto com ele - o problema como um todo é mais interessante.

 

OK, e se o último tiver 130 gramas (3030/30 = 101 exatamente)?

 
Vou passar por agora, então.
 
Mathemat >>:

Ага. ОК, а если в последнем будет 130 граммов (3030/30 = 101 ровно)?

Você é mau!

;)

 
Eu tenho. Nós não bebemos em pequenas quantidades!!!
 

Bem, vamos raciocinar. Pelo menos um exemplo (29 copos com uma grama e um copo com b grama) vamos tentar resolver em geral o caso.

Que b = a + epsilon para certeza, e epsilon > 0 (embora provavelmente não importe). Depois da solução positiva do problema deve haver exatamente um + epsilon/30 em cada copo.

Por outro lado, quanto leite pode estar no copo depois de um número finito de etapas?

Razão: