Exotéricos, psicologia para o comércio. - página 34

 
Estupidez controlada
- Você poderia explicar melhor sua estupidez controlada?
- Em que exatamente você está interessado?
- Por favor, diga-me o que é uma estupidez controlada.
Don Juan riu alto e bateu com a mão na coxa com uma mão em forma de copo.
- Isso é estupidez controlada", exclamou ele com uma risada, e aplaudiu novamente.
- Eu não entendo:
- Estou feliz que depois de todos estes anos você finalmente amadureceu o suficiente para fazer essa pergunta. Ao mesmo tempo, se você nunca o tivesse feito, eu não teria me importado. No entanto, escolhi a alegria, como se eu realmente me importasse se você perguntava ou não. Como se isso fosse mais importante para mim do que qualquer outra coisa no mundo. Você entende o que quero dizer? Isso é uma estupidez controlada.
Nós dois rimos. Eu coloquei meu braço em torno de seus ombros. Eu achei a explicação ótima, embora ainda não a entendesse.
Como de costume, nos sentamos no playground do lado de fora da casa. O sol já estava bem alto. No tapete na frente de Don Juan havia uma pilha de algumas sementes, das quais ele estava escolhendo a ninhada. Eu queria ajudar, mas ele não me deixou, dizendo que as sementes eram um presente para seu amigo que morava no México Central e que eu não tinha poder suficiente para tocá-las.
- Para quem você está praticando a estupidez controlada, Don Juan? - Eu perguntei depois de uma longa pausa.
Ele sorriu.
- Para todos.
- Ok, então vamos colocar isto de outra forma. Como você escolhe quando praticar estupidez controlada e quando não o faz?
- Eu o pratico o tempo todo.
Depois perguntei-lhe se isso significava que ele nunca agia sinceramente e que todas as suas ações eram apenas um ato.
- Minhas ações são sempre sinceras", respondeu Don Juan. - E no entanto, eles não são nada mais do que atuar. - Mas então tudo o que você faz deve ser uma estupidez controlada", eu me perguntava.
- E é", afirmou ele.
- Mas não pode ser! - Eu protestei. - Nem tudo o que você faz pode ser controlado.
- Por que não? - Ele perguntou com um olhar confuso.
- Isso significaria que você realmente não se importa com nada nem com ninguém. Eu, por exemplo. Você quer me dizer que não se importa se eu me torno um homem de conhecimento ou não, se eu vivo ou morro e o que acontece comigo?
- Exatamente. Isso não me importa em nada. Você e Lucio e todos na minha vida nada mais são do que objetos para a prática da estupidez controlada.
Havia um sentimento peculiar de vazio que me apoderou. Ficou claro que Don Juan realmente não tinha motivos para se importar comigo. Por outro lado, eu tinha poucas dúvidas de que ele estava interessado em mim pessoalmente. Caso contrário, ele não teria prestado tanta atenção em mim. Ou talvez ele estivesse apenas dizendo isso porque eu estava lhe irritando. Afinal, ele tinha suas razões: eu havia me recusado a estudar com ele.
- Suspeito que estamos falando de coisas diferentes", disse eu. - Você não deveria ter me tomado como um exemplo. Quero dizer, deve haver algo no mundo que você se importava que não fosse objeto de estupidez controlada. Não consigo imaginar como se pode viver quando nada mais importa.
- Isso seria verdade se fosse sobre você", disse ele. - O que acontece no mundo humano é importante para você. Mas você estava perguntando sobre mim, sobre minha estupidez controlada. E respondi que todas as minhas ações em relação a mim e a outras pessoas não passam de estupidez controlada, porque não há nada que me importe.
- Ok, mas se nada mais importa para você, então como você vive, Don Juan? Afinal de contas, isto não é vida.
Ele riu e ficou em silêncio por um tempo, como se estivesse tentando decidir se deveria responder. Então ele se levantou e foi para trás da casa. Eu o segui. - Espere, eu realmente quero entender! Diga-me o que você quer dizer.
- A explicação provavelmente não é a melhor maneira de fazer isso. É impossível de explicar, disse ele. - Há coisas importantes em sua vida que são muito importantes para você. Isso se aplica à maior parte do que você faz. Para mim é diferente. Nada mais é importante para mim - sem coisas, sem eventos, sem pessoas, sem fenômenos, sem ações, sem nada. E ainda assim continuo a viver, porque tenho vontade. Esta vontade foi temperada por toda a minha vida e, como resultado, tornou-se completa e perfeita. E agora não importa para mim se algo importa ou não. A estupidez da minha vida é controlada pela vontade.
Ele se agachou e tocou as plantas que estavam secando ao sol em um pedaço de serapilheira. Eu estava completamente confuso. Após uma longa pausa, eu disse que algumas das ações de nossos semelhantes são, afinal de contas, cruciais. A guerra nuclear, por exemplo. É difícil imaginar um exemplo mais marcante. Limpar uma vida da face da terra - o que poderia ser mais assustador?
- Para você é. Porque você pensa", disse Don Juan com um cintilar nos olhos. - Você pensa na vida. Mas você não vê.
- E se o fizesse, você veria isso de maneira diferente? - Eu perguntei.
- Quando se aprende a ver, percebe-se que se está sozinho no mundo. Não há ninguém e nada mais, exceto esta tolice de que estamos falando", disse enigmaticamente Don Juan.
Ele estava quieto, olhando para mim, como se estivesse avaliando o efeito de suas palavras.
- Suas ações, assim como as de seus semelhantes, só são importantes porque você aprendeu a pensar que são importantes.
Ele enfatizou a palavra "aprendido" com uma estranha entonação. Eu não pude deixar de perguntar o que ele quis dizer.
Don Juan parou de olhar para as plantas e olhou para mim. - Primeiro aprendemos a pensar sobre tudo", disse ele, "e depois treinamos nossos olhos para olhar sobre o que pensamos". Um homem olha para si mesmo e pensa que é muito importante. E ele começa a se sentir importante. Mas então, como ele aprende a ver, ele percebe que não pode mais pensar sobre o que está olhando. E quando ele deixa de pensar no que está olhando, tudo se torna sem importância.
Don Juan notou o olhar de total perplexidade em meu rosto e repetiu a última afirmação três vezes, como se estivesse tentando me fazer entender. Apesar disso, o que ele disse a princípio não fazia sentido para mim. Mas depois de pensar sobre isso, decidi que era uma fórmula muito complexa, que tinha a ver com algum aspecto da percepção.
...
- Nossa conversa de hoje sobre estupidez controlada me confundiu", disse eu, "eu realmente não consigo entender o que você quer dizer". - E você não pode. Porque você está tentando pensar sobre isso, e minhas palavras não fazem sentido para você.
- Estou tentando pensar", disse eu, "porque é a única maneira de eu entender". E ainda assim, você está dizendo que assim que se começa a ver, tudo no mundo perde seu valor?
- Eu disse "perde valor"? Torna-se sem importância, era o que eu estava dizendo. Todas as coisas e fenômenos no mundo são iguais no sentido de que são igualmente sem importância. Aqui estão, digamos, minhas ações. Não posso afirmar que eles são mais importantes do que os seus. Assim como nenhuma coisa é mais importante do que outra. Todos os fenômenos, coisas, ações têm o mesmo significado e, portanto, não são importantes.
Depois perguntei-lhe se ele achava que ver era "melhor" do que simplesmente "olhar para as coisas". Ele respondeu que os olhos humanos podem desempenhar ambas as funções e nenhuma delas é melhor do que a outra. Acostumar-se a apenas um desses modos de percepção é limitar irrazoavelmente sua capacidade2.
 
A visão dissipa as ilusões de vitória, derrota, sofrimento
Ele explicou que "ser derrotado" é um estado, um modo de vida do qual o derrotado não pode escapar. As pessoas são divididas em duas categorias, os vitoriosos e os derrotados: dependendo disso, eles se tornam perseguidos ou perseguidos. Um está alternadamente em um ou outro desses estados até que se aprende a ver. Ver dissipa as ilusões de vitória, derrota e sofrimento2.
 
Nada é particularmente importante
- Já lhes disse antes que nosso destino como seres humanos é aprender, para o bem ou para o mal. Aprendi a ver, e digo que não há nada que importe. Agora é a sua vez. É provável que um dia você aprenda a ver, e então você mesmo saberá o que importa e o que não importa. Nada é importante para mim, mas talvez tudo seja importante para você. O que você tem que entender é que um homem de conhecimento vive pela ação e não pelo pensamento de ação. Ele escolhe o caminho do coração e segue esse caminho. Quando olha, alegra-se e ri; quando vê, sabe. Ele sabe que sua vida vai acabar muito em breve: ele sabe que ele, como qualquer outra pessoa, não vai a lugar nenhum: e ele sabe que tudo é igual. Ele não tem honra, dignidade, família, nome, pátria. Só há vida a ser vivida. Sob tais circunstâncias, a estupidez controlada é a única coisa que pode ligá-lo a seu semelhante. Então ele age, transpira e sopra para longe. E, olhando para ele, qualquer um verá um homem comum vivendo a mesma vida que todos os outros. A única diferença é que a estupidez de sua vida está sob controle. Nada realmente importa, então um homem de conhecimento simplesmente escolhe uma ação e a comete. Mas faz como se isso importasse. A estupidez controlada o faz dizer que suas ações são muito importantes e agir de acordo com elas. Ao mesmo tempo, ele está bem ciente de que nada disso importa. Assim, quando ele deixa de agir, o homem do conhecimento retorna a um estado de paz e equilíbrio. Se sua ação foi boa ou ruim, se ele conseguiu completá-la, não lhe diz respeito.
Por outro lado, um homem de conhecimento não pode realizar nenhuma ação. Então ele se comporta como se este desapego fosse importante para ele. Isto também é possível, pois também seria uma estupidez controlada2.
 
Pré-requisitos mutuamente exclusivos
A conscientização começa com a constante pressão de grandes emanações de fora sobre as emanações dentro do casulo. Devido a esta pressão, o movimento de emanações dentro do casulo é interrompido, o que é um movimento em direção à morte, pois tem como objetivo a destruição do casulo. Esta parada é a primeira ação de conscientização.
- Todos os seres vivos aspiram à morte. Esta é uma verdade da qual o espectador não pode desconhecer", continuou Don Juan. - A conscientização detém a morte.
Os novos visionários estão profundamente confusos pelo fato de que a consciência impede a morte e ao mesmo tempo é a causa dela, sendo o alimento da Águia. Isto não pode ser explicado, pois não pode haver uma forma racional de entender o ser. Os visionários não tiveram outra opção senão aceitar que seu conhecimento se baseia em premissas mutuamente exclusivas.
Eu perguntei:
- Mas por que eles desenvolveram um sistema que contém contradições internas?
- Eles não desenvolveram nada", respondeu ele. - Os Videntes descobriram verdades imutáveis, eles as viram pelo que elas eram. Isso é tudo.
Por exemplo, um visionário deve ser um ser metódico, racional, um modelo de equilíbrio sóbrio; e ao mesmo tempo deve evitar essas qualidades de todas as maneiras, de modo a ser completamente livre e aberto aos mistérios maravilhosos do ser.
Seu exemplo me confundiu no início, mas depois entendi o que significava. Afinal, ele mesmo havia mantido minha racionalidade apenas para um dia destruí-la e exigir sua ausência total. Eu lhe disse que entendia seu ponto de vista.
- Somente o último, o mais alto equilíbrio pode tornar-se uma ponte entre contradições mutuamente exclusivas, disse Don Juan [7].
 
Aleksander:
e esta é a próxima etapa... um sem o outro :-) como você pode - por exemplo - não ser capaz de induzir um estado de Mente Silenciosa durante, digamos, 1,5-2 horas - ser capaz de visualizar a direção futura do casal que você precisa? :-)

Alexander, você se sente tão fraco na grama ou a estação dos cogumelos já começou?
 
Qual é o seu interesse? Posso dar-lhe um endereço?
 
Aleksander:
Qual é o seu interesse? Posso dar-lhe um endereço?

Com o objetivo de um diagnóstico preciso.
 

e sem grama... e cogumelos...

o próprio cérebro humano é uma boa fábrica para produzir as substâncias certas.

a concentração na glândula pineal irá eventualmente aumentar a síntese de N,N-dimetil-triptamina

e onde há DMT, há um toque de Espírito.

 
Aleksander:

e sem grama... e cogumelos...

o próprio cérebro humano é uma boa fábrica para produzir as substâncias certas.

a concentração na glândula pineal irá eventualmente aumentar a síntese de N,N-dimetil-triptamina

e onde há DMT, há um toque de Espírito.


Que palavra nós sabemos...
 

Vou continuar - Mao's Citatnik

Auto-absorção

A grande maioria dos seres humanos tende à autoabsorção.
É claro que a consciência de todos os seres vivos é, em certa medida, egocêntrica. Caso contrário, as interações entre eles seriam impossíveis. Mas nenhum outro ser atinge o grau mais profundo de auto-absorção da primeira atenção que está presente no homem. Em contraste com o homem racional, que ignora completamente os impulsos de emanações maiores, o homem egocêntrico agarra cada impulso e o transforma em um esforço que agita as emanações dentro do casulo [7].
Razão: