Exotéricos, psicologia para o comércio. - página 33

 
Aleksander:

Durante todo o dia eu tenho me perguntado se estou ou não me entregando à indulgência.

Cheguei à conclusão de que não penso assim.


Como você chegou a essa conclusão? Afinal de contas, você está se entregando à indulgência?

Obrigado

 

===

é isso... fim do diário :-)

 
Europa: Como você chegou a essa conclusão? Afinal de contas, você está se entregando à indulgência?

obrigado

Naturalmente, a auto-reflexividade e a indulgência são evidentes :-)
 
Aleksander:
Naturalmente, a auto-reflexividade e a indulgência são evidentes :-)

Imho qualquer pessoa é intrinsecamente indulgente, é diferente para algumas pessoas mais, para outras menos
 
Europa:

Acho que todos são inerentemente indulgentes, é diferente para algumas pessoas mais, para outras menos.
Para que serve, então, o silêncio? :-) Pratique... pratique e pratique novamente... é nosso Tudo :-)
 
Aleksander:
Para que serve, então, o silêncio? :-) Pratique... pratique e pratique novamente... nosso tudo :-)

Precisamos de palavras para a indulgência?
 
Europa: A indulgência requer palavras?

Vou responder com estas linhas :-)

===

Em termos gerais, a indulgência é aquela que substitui a ação adequada do momento,

enquanto come o máximo (ou muito mais) de seu poder pessoal para realizar a ação.

Por outro lado, é a principal ocupação do "Bebê Pobre" (e do homem em geral) -

Ele justifica sua inação (chamada de fracasso) por várias razões "objetivas", como fraqueza, incapacidade, inimigos-intervencionistas, dedicando quase todo seu tempo livre e energia a esta atividade. O Partido e o Governo, e as Potências Negras que nos oprimem violentamente, podem ser usados para se justificar...

Em geral, a indulgência é todo um processo de atividade mental, que inclui pentear através de uma massa de experiências não existentes, mas prováveis, sobre o que pode acontecer de repente" ou "poderia acontecer" no passado (e, portanto, irrelevante). Como resultado de tal atividade, deixa de se viver no lugar e no tempo em que se está no momento atual! Só se pode viver aqui e agora, pois é somente nesta área que se pode fazer qualquer mudança! Você não pode mudar o passado e o futuro está destinado a ser diferente de todas as opções imaginárias. Assim, acontece que no processo de indulgência uma grande quantidade de poder é desperdiçada. Além disso, a indulgência é bastante capaz de levar à morte súbita - por exemplo, um momento tal que se tem de reagir imediatamente, e se fica ali com a boca aberta, entregando-se à incredulidade de que "isto poderia realmente acontecer comigo? É assim que as pessoas são atingidas por carros, ou em outras situações são "de repente" tomadas pela "paralisia" no momento mais crucial. Não é a paralisia, é o processo habitual de indulgência que se tornou inconsciente.

Outro aspecto importante da indulgência reside no significado desta palavra estrangeira, que pode ser traduzida como auto-indulgência, indulgência nas "fraquezas" de alguém com base no princípio de "Sim! É assim que eu sou mau! (Isto é, uma pessoa percebe algumas coisas que dificultam sua vida, mas sem querer usar a força para se livrar delas, ele gasta essa força na autojustificação, na satisfação de suas "fraquezas".

Em suas manifestações práticas, a indulgência é tão diversa que às vezes é difícil detectá-la a tempo ... mas ela continua sendo a principal ocupação durante as "preocupações", as chamadas preocupações, ansiedade, agitação ... e o clássico tormento da consciência! O que é o tormento da consciência? Você não fez o que deveria ter feito a tempo (porque estava muito ocupado com a indulgência), e agora está fingindo ser "bom", procurando desculpas, fazendo tudo que pode para melhorar sua auto-imagem subjetiva. A indulgência em sua forma mais pura.

A indulgência, no mundo humano, é a base de muitas profissões, por exemplo, ao se indulgenciar em "Eu vim e você saiu... Eu liguei e você foi embora!" você pode escrever uma canção de sucesso popular e melhorar sua situação financeira. Há também instituições onde as pessoas se reúnem e se entregam a vários temas durante todo o dia, como "se não aprovarmos esta lei, haverá...", então o processo continua...

Em resumo, absolutamente qualquer tópico pode se tornar um tópico de indulgência, e absolutamente qualquer atividade pode se tornar uma indulgência nua e crua.

 

- Diga-me, você se dá ao luxo?

- Quando estou sozinho em casa, eu me entrego.

 
Aleksander:

Pela manhã acordei com o cheiro de cogumelos assados.

Minha mãe me elogiou por ter comprado os cogumelos e me sentou para o café da manhã.

Comemos todos eles. Nem minha mãe nem eu nos divertimos com isso. Estranho...




A julgar pelo impulso de hoje, foi autodestrutivo.
 

E como não pensar no Mao's Citatnik...

assim:

---

Você pensa demais e fala sozinho:
- Há anos venho tentando sinceramente estar à altura de seus ensinamentos. Obviamente, eu não tenho feito isso bem o suficiente. Como posso fazer melhor agora?
- Você pensa e fala demais. Você precisa parar de falar consigo mesmo.
- O que você quer dizer?
- Você fala demais consigo mesmo. Você não é uma exceção a isso. Todos nós fazemos isso. Estamos tendo uma conversa interna. Pense sobre isso. O que você faz quando está sozinho?
- Eu falo comigo mesmo.
- Do que você fala para si mesmo?
- Eu não sei. Qualquer coisa, eu acho.
- Eu lhe direi sobre o que falamos para nós mesmos. Falamos de nosso mundo. Na verdade, nós criamos nosso mundo através de nossa conversa interior.
- Como fazemos isso?
- Quando deixamos de falar sozinhos, o mundo é como deveria ser. Nós o renovamos, lhe damos vida, nós o sustentamos com nossa conversa interior. Não apenas isso. Nós também escolhemos nossos caminhos de acordo com o que dizemos a nós mesmos. Portanto, repetimos as mesmas escolhas repetidas vezes, até morrermos. Porque continuamos a ter a mesma conversa interior.
O guerreiro está ciente disto e procura interromper esta conversa. Esta é a última coisa que você precisa saber se quer viver como um guerreiro.
- Como posso parar de falar comigo mesmo?
- Primeiro de tudo, você tem que usar seus ouvidos para tirar parte da carga de seus olhos. Temos usado nossos olhos para julgar o mundo desde o nascimento. Falamos aos outros e a nós mesmos principalmente sobre o que vemos. O guerreiro está ciente disso e ouve os sons do mundo.
Deixei de lado minhas anotações. Don Juan riu e disse que não tinha a intenção de impor-me o resultado. Que ouvir os sons do mundo deve ser harmonioso e paciente.
- Um guerreiro está consciente de que o mundo vai mudar assim que ele parar de falar consigo mesmo", disse ele. - Ele deve estar preparado para este extraordinário empurrão.
- O que você quer dizer, Don Juan?
- O mundo é tal e tal só porque dissemos a nós mesmos que o é. Se deixarmos de dizer a nós mesmos que é assim, deixa de ser assim. Eu não acho que você esteja pronto para um golpe tão repentino neste momento, então você tem que começar a parar de fazer o mundo.
- Eu realmente não o entendo!
- Seu problema é que você mistura o mundo com o que as pessoas fazem. Mas você não está sozinho nisto - cada um de nós o faz. As coisas que as pessoas fazem são escudos contra as forças que nos cercam. As coisas que fazemos como humanos nos dão conforto e uma sensação de segurança. O que as pessoas fazem é muito importante, mas apenas como um escudo. Nunca sabemos que o que fazemos como humanos são apenas escudos e permitimos que eles dominem e espezinhem nossas vidas. Na verdade, devo dizer que para a humanidade, o que as pessoas fazem é mais importante e significativo do que o próprio mundo.
- O que você chama de paz?
- A paz é tudo o que está contido aqui", disse ele e pisou no chão, "Vida, morte, aliados e tudo mais que nos rodeia". O mundo é imenso. Nunca poderemos entendê-lo. Nunca desvendaremos seu mistério. Portanto, devemos aceitá-lo pelo que ele é - um mistério maravilhoso. O homem comum não faz isso. O mundo nunca é um mistério para ele, e à medida que ele se aproxima da velhice, ele se convence de que não tem mais nada para viver. O velhote não esgotou o mundo. Ele esgotou apenas o que as pessoas fazem. Em sua confusão tola, ele acredita que o mundo não tem mais mistérios para ele. Este é o preço terrível a pagar por nossos escudos. O guerreiro percebe esta confusão e aprende a tratar bem as coisas. As coisas que as pessoas fazem não podem, em nenhuma circunstância, ser mais importantes do que o mundo. E assim, o guerreiro trata o mundo como um mistério infinito, e o que as pessoas fazem como uma loucura infinita2.

Razão: