[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 218

 

Sim. Somente as ímpares são tomadas - 1 (0), 3 (2), 5 (4).

 
Mathemat >>:

Да. Только берутся только нечетные - 1 (0), 3 (2), 5 (4).

E os de número par não têm uma rosa no meio :) Só olhei para as fotos quando o texto mencionou insistentemente o nome pela terceira vez consecutiva. Antes disso, eu pensava que era um elemento de decoração :)

 

Sim, o título é obviamente mal traduzido para russo. A palavra-chave está em torno de "Pétalas em torno da Rosa".

 

Um desafio de Sam Loyd:

"Um dinamarquês com uma cabra sobre uma corda e um ganso debaixo do braço encontrou uma leitora que estava liderando uma vaca. De repente, a garota gritou de susto.

- O que você está fazendo? - Hans perguntou.

- Você queria me beijar, contra a minha vontade", disse a modesta garota.

- Como eu poderia fazê-lo com estes animais obstinados? - Hans acenou com a cabeça para o bode e o ganso.

- O que o impediria de enfiar seu pessoal no chão, amarrando o bode e o ganso debaixo do meu balde? - insistiu a garota.

- Sua vaca está me esborrachando e ao mesmo tempo me bateria", Hans se desculpou.

- Oh, a vaca tola não vai chutar, e se você chutasse as três para dentro do meu pasto? - A garota não desistiria.

É aqui que surge um enigma extremamente interessante, pois durante a conversa que se seguiu, descobriu-se que a cabra e o ganso juntos comem a mesma quantidade de grama que a vaca. Então me diga, se um determinado pasto pode alimentar uma vaca e um bode por 45 dias, ou uma vaca e um ganso por 60 dias, ou um bode e um ganso por 90 dias, quantos dias uma vaca, um bode e um ganso podem pastar nele simultaneamente? Responda rapidamente, porque Hans e Christine estão prestes a começar uma fazenda juntos".

--

// Eu devo ser um humanista incorrigível. Não foi a profundidade matemática do enigma que me fascinou, mas a forma como foi escrito.

// Por isso, decidi compartilhar um belo texto. Entretanto, as respostas sobre os méritos da pergunta são bem-vindas também ..... :)

 
kraizislot >>:

смахивает на мухлёж. ТРЕТЬЯ ФИГУРА имеет аж две боковах и вней все 5 из 5 можно пересечь?!. это ведь 1я и 2я имеют по одной боковой. если чё не понял уточните, что: или я того, или эти карты краплёные. Тока без математики.... а то мы будем не поняты друг другом.

Cada uma das formas numeradas consiste em cinco segmentos. Todos eles devem ser cruzados pelo vermelho: pela definição do problema, a polilinha deve cruzar TODOS os segmentos, mas pela mesma definição, deve ser feita exatamente uma vez para cada segmento. Se tivermos cinco segmentos vermelhos para a terceira figura, devemos conectá-los de alguma forma - a polilinha não pode ser quebrada! Podemos conectar as extremidades internas somente dentro de 3, porque não podemos sair dele (já cruzamos todos os seus lados uma vez). Cinco segmentos podem ou não estar conectados, mas resta um - é assim que a natureza funciona, números ímpares não são divisíveis por 2. Portanto, uma extremidade é quebrada em qualquer caso. Portanto, nada de trapaças.

 

Aqui está outro, que de repente se revelou ser um problema do 10º ano.

Os ângulos alfa e beta são agudos.

Sabe-se que sin2(alpha) + sin2(beta) = sin2(alpha+beta). Provar que alpha+beta = Pi/2.

 
MetaDriver >>:

Задачка от Сэма Лойда:

"Один датчанин с козой на веревке и гусем под мышкой повстречал молочницу, которая вела корову. Вдруг девушка испуганно вскрикнула.

- Ты чего? - спросил Ганс.

- Так ты же хотел поцеловать меня против моей воли, - ответила скромница.

- Как бы я мог это сделать с этими вот строптивыми животными? - кивнул Ганс на козу и гуся.

- А что мешает тебе воткнуть посох в землю, привязать к нему козу, а гуся посадить под мое ведро? - настаивала девушка.

- Да твоя корова косится на меня и в это время меня бы непременно боднула, - оправдывался Ганс.

- О, эта глупая корова не бодается, а что, если ты вдруг возьмешь и выгонишь всех троих на мое пастбище? - не унималась девушка.

Вот здесь-то и возникает одна крайне интересная головоломка, ибо во время последовавшего затем разговора оказалось, что коза и гусь вместе съедают столько же травы, сколько и корова. Поэтому скажите, если данное пастбище прокормит корову и козу в течение 45 дней, либо корову и гуся в течение 60 дней, либо козу и гуся в течение 90 дней, то сколько дней на нем смогут одновременно пастись корова, коза и гусь? Требуется ответить поскорее, потому что Ганс и Кристина вот-вот заведут общее хозяйство."

--

// Все таки я, видимо, неисправимый гуманитарий... Задачка очаровала вовсе не математической глубиной, а стилем изложения.

// Вот решил поделиться приятным текстом. Впрочем, ответы по существу вопроса тоже принимаются.... :)

Há aqui algum tipo de discrepância. Se uma cabra e um ganso comem como uma vaca, então a vaca também se alimentará deste pasto por 90 dias. assim, 2 vacas por 45 dias, então a cabra come como uma vaca de acordo com a segunda condição e o ganso não come nada, mas isto contradiz a terceira condição. Por outro lado, em nenhum lugar diz que eles podem pastar mais tempo do que o especificado, então os animais podem pastar até o Hans se fartar da alga leiteira.

 
MetaDriver >>:

Задачка от Сэма Лойда:

Eu não consegui fazer isso na minha cabeça. Não é fácil na cabeça...

72d 120d 360d

 

Se deixarmos cair a primeira condição (Vaca = Ganso + Cabra), a resposta é 40 dias para todos nós três. Em princípio, o problema pode ser resolvido na mente, pois existe um sistema de três equações lineares mais ou menos simétricas, que podem ser resolvidas somando-as.

Provavelmente, a manhosa Christine confundiu deliberadamente o Hans, para facilitar o seu aquecimento. Ou o próprio Hans se apaixonou por ela.

 
vegetate >>:

Тут какое-то несоответствие. Если коза с гусем едят как корова, то корова так-же прокормится на этом пастбище 90 дней. значит 2 коровы 45 дней, значит коза ест как корова по второму условию а гусь ничего не ест, но это противоречит третьему условию. С другой стороны нигде не сказано, что они смогут пастись дольше, чем указано, тогда животные смогут пастись пока Гансу не надоест молочница.

O problema é cheio de contradições, a menos que se suponha que a grama possa crescer. O que é lógico, embora acrescente à dificuldade de resolvê-lo.

:)

Razão: