[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 211

 

Estou preso ao problema do TheXpert(página 207 do fio). Sinto que não é difícil estabelecer um limite para o número de dígitos do maior número (é improvável que seja muito mais do que 10).

Nesse meio tempo, aqui está a prova:

Provar que se n é estranho, então 46^n + 296*13^n é divisível até 1947.

P.S. 1947 = 3*649.

 
Mathemat >>:

Что-то застрял я на задаче TheXpert'a (стр. 207 ветки). Чувствую, тут несложно установить предельное количество цифр самого большого числа (вряд ли намного больше 10).

Provavelmente exatamente o oposto :) -- Tenho essa suspeita. Ainda não olhei para a resposta - suponho que o número máximo seja 1 a menos do que um número primo.

Provar que se n é estranho, então 46^n + 296*13^n é divisível até 1947.

Regras de indução matemática :) .

 
Mathemat >>:



Alexei, você sabia que você pode fazer cálculos complexos em sua cabeça sem computadores?

Acontece que existem diferentes tipos de multiplicação:

. (ponto) - multiplicação de superfície.

x (cruz) - multiplicação espacial

* (estrela) - espacial-temporal.

Aulas em vídeo sobre aritmética

 
TheXpert >>:

Наверное как раз наоборот :) -- есть у меня такое подозрение. Ответ я пока не смотрел -- есть предположение что макс. кол-во на 1 меньше какого-то простого числа.

Quanto mais adiante, menos opções são encontradas para os números que satisfazem as condições. Após dez, assumindo apenas zero, começam os verdadeiros acertos.

Regras de indução matemática :) .

Muito simples novamente, caramba!

Veremos, obrigado, Ilya.

 
Mathemat >>:

Чем дальше, тем меньше находится вариантов для цифр, удовлетворяющих условиям. После десятки, предполагающей только нуль, начинаются реальные затыки.

Sim. Por via das dúvidas, acho que isso vem a calhar - os sinais de divisibilidade.
 

Obrigado, Andrew, mas espero poder de alguma forma evitar esta confusão :)

OK, este pode ser resolvido sem indução:

Prove que a partir de n dadas variáveis naturais você sempre pode escolher várias (pelo menos uma) de forma que sua soma seja divisível por n.

P.S. Perdão, o problema é trivial.

P.P.S. Não, é não-trivial.

 
Mathemat >>:

Спасибо, Андрей, но все же надеюсь, что можно будет как-то обойтись без этой каши :)

É de RSDN, e é muito apreciado - o que significa que não pode ser resolvido facilmente - passei a maior parte do meu tempo em RSDN no ramo onde tais problemas são solicitados :)

Prove que você sempre pode escolher vários (pelo menos um) inteiros positivos de n tal forma que sua soma seja divisível por n.

Sim, é mais interessante :)

 
TheXpert >>:

Задачка с RSDN

em que caso você tem certeza de que o problema pode ser resolvido de forma analítica?

 

Provavelmente, ainda prova analiticamente a existência de um número máximo. Mas como ela é construída é uma matéria escura. Eu não quero entrar em todos esses labirintos de divisibilidade... Além disso, seria necessário contar o número de tais números.

 
Mathemat >>:

Вероятно, все же аналитически доказывается существование максимального числа. А вот как оно конструируется - темный лес. Как-то не хочется лезть во все эти дебри признаков делимости... К тому же еще нужно будет и считать количество таких чисел.

Cavando lentamente, também. Escolhido às doze e calado. Para número máximo de 11 dígitos = 98765456405. Dividir por 12 com o próximo acréscimo não funciona.

Neste contexto, duvido que esse processo se cale necessariamente antes do número primo.

// Pensei em fazer um programa para tentar encontrar todas as soluções, e a máxima, por assim dizer.

// Mas então percebi que o simples número não funcionará - o longo não terá mais de quinze casas decimais.

// Mas montar números a partir de peças é muito chato... :))

Razão: