[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 114

 
Mathemat писал(а) >>

Não é apenas x=0. São todos os pontos x(n) = 1/((2n+0,5)*Pi). Há um conjunto contável deles, e eles têm um ponto limite.

Sim, é claro que eu o esbatei. Eu quis dizer os pontos pecado(x)=0. :-)

Entretanto, este conjunto de pontos contabilizáveis admissíveis não satisfaz a definição do limite: "para qualquer seqüência convergente ". Ou em linguagem delta-epsilon: "para qualquer delta, existe tal epsilon".

 
Richie >>:

А как на счёт дробных степеней?

OK, você pode fazer fraccional, mas não transcendental. Se você puder encontrar os últimos quatro dígitos neles. Apenas não fale de erros de arredondamento encontrados na vida real.

 
joo писал(а) >>

Como você faz isso? Diz apenas ln(2) (Maple 13)

com(Estudante[Cálculo1]):

LimitTutor();

Eu digito o limite e clico em "Todos os passos".

Uma pergunta a mais. Como posso alterar as configurações padrão para traçar limites? Quando eu atualizo a folha, a aparência do gráfico muda. :(

Não encontrei nenhuma reinicialização. Eu também não toco os limites padrão, eu os defino manualmente toda vez.
 
Mathemat писал(а) >>

A seguir: Provar que o grau de dois não pode terminar em quatro dígitos idênticos.

Entre eles, não pode haver outros estranhos. Apenas 2,4,6 e 8 podem ser iguais. Se for 2, então o dividimos por 2 e obtemos 1111. Se for 6, então obtemos 3333 da mesma forma.

Observe também que se você subtrair um número par de um número par, você acaba tendo um número par. Ou seja, nosso número pode ser representado como (abc...xyz0000 + 4444) ou (abc...xyz0000 + 8888).

1. Se z é igual, então (abc...xyz0000 + 4444)/2 = (klm...pqr0000 + 2222) e chegamos à opção com 2.

Se z é estranho, então (abc...xyz0000 + 4444)/2 = (klm...pqr5000 + 2222) = klm...pqr7222 e chegamos a uma variante semelhante c 111 no final. Portanto, 4444 também não pode ser.

2. Se z é igual, então (abc...xyz0000 + 8888)/2 = (klm...pqr0000 + 4444) e chegamos à variante com 4.

Se z é estranho, então (abc...xyz0000 + 8888)/2 = (klm...pqr5000 + 4444)

Continuando da mesma maneira, (klm...pqr5000 + 4444)/2 = (def...ghjT500 + 2222), onde T pode ser par ou ímpar.

Repetindo esta operação mais uma vez obtemos 1 no final do número, que não pode ser no grau de 2.

 

Qualquer grau pode. Se esses quatro dígitos = 0 :)

2^1,16=2,23457427614444000000

 
Mathemat >>:

Спасибо, очень интересно. И очень странно, что без задания направления берет, хотя слева и справа не берет. Не должно быть так.

-1 я добавил сам, чтобы продемонстрировать функцию, которая в правой окрестности нуля имеет предельную точку в области определения (нуль), но сама область ее определения счетна. Т.е. функция не определена почти везде (термин "почти везде" вполне математический и означает "везде, кроме не более чем счетного множества" - конечно, если мы говорим об исходном множестве мощности континуум).

Загляни сюда, тут весь спор.

А преподам попробуй сначала дать первый предел, послушай, и, если будут считать, что существует, задай второй, с минус единицей. Обрати ихнее внимание на область определения второй функции.

Por que ser tão radical sobre esta função? Bem, sim, é um pouco exótico, e daí? O conjunto de seus valores, embora contável, ainda é infinito. Afinal de contas, em algum lugar deve ser traçada a fronteira entre o analógico e o discreto? Sua função é o limite - ela existe apenas nos pontos de toque de uma onda senoidal modulada com alguma linha.

 


Yurixx escreveu (a) >>

Sergei, você tem sido o mais prejudicado nesta discussão. Eu entendo que seu "ego e vaidade" não tem nada a ver com isso, o que torna ainda mais interessante perguntar por quê ?

E também me pergunto por que em toda a discussão você nunca percebeu ou respondeu a um único argumento físico. Pelo contrário, você estava apenas ocupado em apanhar alguém em alguma coisa.

E usando os resultados da "votação" como argumento - waaaayyyyyy.

E agora, finalmente, a apoteose - a mudança para personalidades.

Vale a pena ficar tão nervoso por nada, Sergei?

Citei a votação como uma referência ao argumento e minhas observações e como uma piada de que há um pouco mais de nós :o) Foi uma piada - pensei que você entenderia. Há várias centenas de páginas de argumentos sobre argumentos físicos, pensei apenas como se objetivamente - sobre o que eles estão discutindo. É uma pena que tenha levado algum tempo para descobrir isso.

Eu não fui o primeiro a me tornar pessoal, caso contrário não teria reagido de forma alguma. Mas estou feliz por ter terminado tão bem.


à Matemática.

Tenho um grande pedido para Farnsworth e lea. Por favor, verifique, se não for uma chatice, este limite nos mesmos pacotes que antes (Mathematica, Maple, MathCad - todos os três):

Não é nada chato. Mathematica - somente após a liquidação do crash (falha do laptop), salvando dados e outras coisas


PS: e MatCAD versão M035 -ln(2).

 
Farnsworth писал(а) >>

Mas estou feliz por ter terminado tão bem.

Será que realmente acabou?! >> que bagunça!
 
AlexEro >>:

Ну зачем так радикально про эту функцию?

Estou entendendo o que você quer dizer, alexeros. Eu não pensei logo nisso :)

Exceto que você não tem que escrever cerca de 0,9999(9). Ainda é um. As frações periódicas infinitas não nos assustam.

2 Farnsworth: obrigado, querida. Estou quase 100% convencido de que há um limite.

Yurixx >> Se for 2, então o dividimos por 2 e obtemos 1111. Se 6, então, do mesmo modo, obtemos 3333.

É um pouco mais vago: 92222/2 = 46111.

А 98888/8 = 12361. Você tem sorte, ainda lhe resta um no final.

O mais engraçado é que seu raciocínio parece que deveria estar correto para três dígitos idênticos, mas provavelmente não está. Procurando por um contra-argumento.

 
Yurixx >>:

Нечетных среди них быть не может. Четными могут быть только 2,4,6 и 8. Если 2, то делим число на 2 и получаем в конце 1111. Если 6, то аналогично получим 3333.

Por que não 6666 ou 8888? Estes casos também têm que ser considerados, imho. E eles são os que estão confundindo.