[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 113

 
Mathemat писал(а) >>

Richie, eu sabia que você era bom em quebra-cabeças. Estas são todas as soluções? Três equações e seis incógnitas.

Eu não sou matemático, não me incomodo. Eu resolvo tais equações simplesmente - com o computador, o método "ligar e ir, e ver se você o obtém" :)

Além disso, quem disse que existem três equações? É um :)

 
Mathemat писал(а) >>

P.S. No fórum de Mechmatov o argumento sobre o limite de lim ( ln ( 2 + sqrt(arctg ( x) ⋅ sin ( 1/ x ) )), x → 0 ) ainda não terminou; os argumentos começaram a se referir aos espaços topológicos de Hausdorff, sobre os quais eu não sei nada. Mas as pessoas, além dos dois restantes (eu e uma outra pessoa), acham que devemos reconhecer que existe um limite, afinal de contas.

Tenho um grande pedido a Farnsworth e lea. Por favor, verifique, se não se importar, tal limite nos mesmos pacotes que antes (Mathematica, Maple, MathCad - em todos os três):

O argumento seno é 1/x, e o limite em si é levado ao direito de zero.

Verificado em Maple13.

Para a esquerda e para a direita - não existe. Se a direção não estiver definida - é preciso, a resposta - ln(2).

Embora eu diria que para tal limite será ln(2), porque lim(arctan) ainda é igual a zero, enquanto o pecado(1/x)-1 é limitado.

E em que caso existe um limite sem direção? Quando os limites à esquerda e à direita são iguais?

p.s. E de onde o "-1" foi adicionado? Ou esta é uma manobra astuta que pode ajudar a solução?)

p.p.s. Estou começando um semestre, vou fazer perguntas aos professores na próxima semana)

 
lea >>:

Проверил в Maple13.

Слева и справа - не существует. Если направление не задавать - берёт, ответ - ln(2).

Хотя я бы и для такого предела сказал, что будет ln(2), т.к. lim(arctan) всё равно равен нулю, а sin(1/x)-1 ограничен.

А в каком случае существует предел без направления? Когда пределы слева и справа равны?

p.s. И откуда "-1" добавилось? Или это какой-то хитрый ход, который может помочь решению?)

p.p.s. У меня начинается семестр, на следующей неделе пойду задавать вопросы преподавателям)

Obrigado, muito interessante. E é muito estranho que sem definir uma direção ele pegue, embora não pegue à esquerda e à direita. Não deveria ser assim.

Eu mesmo acrescentei -1 para demonstrar uma função que tem um ponto limite na vizinhança direita de zero na área de definição (zero), mas sua área de definição propriamente dita é contável. Isto é, a função não é definida em quase todos os lugares (o termo "em quase todos os lugares" é bastante matemático e significa "em todos os lugares, exceto não mais do que um conjunto contável" - é claro, se estamos falando de um conjunto inicial de continuum de poder).

Dê uma olhada aqui, é aí que está todo o argumento.

E tente dar o primeiro limite aos professores primeiro, escute e, se eles acharem que existe, dê o segundo, com menos um. Chamar sua atenção para a área de definição da segunda função.

 

Загляни сюда, тут весь спор.

Eu já estou lendo.

Tente dar primeiro o primeiro limite aos professores, escute e, se eles acharem que existe, dê o segundo, com menos um. Chamar sua atenção para a área de definição da segunda função.

Certo.

Você lhes faz minhas perguntas. Especialmente sobre a bolha de mosca. Quando eu estava na universidade, um professor associado ficou tão encravado que ainda não consegue me perdoar :)

Não, eu ainda tenho que estudar))))

 

lea não se parece com um estudante que só faz batota. Especialmente se ele duvida de sua capacidade de assumir limites e volta para Fichten. Para a maioria dos estudantes, esta é simplesmente uma etapa que já passou e não há necessidade de passar por ela novamente, porque está "fodida".

 
Mathemat писал(а) >>

lea não se parece com um estudante que só faz batota. Especialmente se ele duvida de sua capacidade de assumir limites e volta para Fichten. Para a maioria dos estudantes, é apenas uma etapa que já passou e não há necessidade de passar por ela novamente, porque está "fodida".

Não, eu não estou falando de lea, estou falando em geral. Lembro-me que apenas 3 alunos de nosso grupo passaram na matemática sem fazer batota.

A Filosofia - ninguém a tirou porque o professor M não pôde ir à palestra - ele estava tão bêbado que nem conseguia chegar à porta da universidade :)

 
Mathemat писал(а) >>

P.S. No fórum de Mechmatov o argumento sobre o limite de lim ( ln ( 2 + sqrt(arctg ( x) ⋅ sin ( 1/ x ) )), x → 0 ) ainda não terminou; como argumentos começaram a mencionar os espaços topológicos de Hausdorff, dos quais nada sei. Mas as pessoas, além dos dois restantes (eu e uma outra pessoa), acham que se deve reconhecer que existe um limite.

O argumento seno é 1/x, e o limite em si é levado ao direito de zero.

Penso que a noção de um limite tem que ser abordada dentro de uma definição. E essa definição requer realmente continuidade nas proximidades do ponto limite, de um ou dois lados. Se a raiz é apenas arctg*sin, então o limite é indefinido, porque o sinal da expressão é indefinido. Embora o valor no ponto limite x=0 esteja presente. Se (-1) estiver envolvido lá, então o limite não existe porque a expressão sub-raizada é negativa em todos os lugares, exceto em x=0.

IMHO, este é o caso interessante onde o valor é bem definido, mas o limite não é.

 

A seguir: Provar que o grau de dois não pode terminar em quatro dígitos idênticos.

Yurixx >> Если там участвует (-1), то предела не существует, поскольку подкоренное выражение отрицательно везде, кроме точки х=0.

Não apenas x=0. São todos os pontos x(n) = 1/((2n+0,5)*Pi). Há um conjunto contável deles, e eles têm um ponto limite.

 
Mathemat писал(а) >>

A seguir: Provar que o poder de dois não pode terminar em quatro dígitos idênticos.

E os graus fracionários?

 
lea >>:

Como você faz isso? Diz apenas ln(2) (Maple 13).

E mais uma pergunta. Como posso alterar as configurações padrão para traçar limites? Quando eu atualizo uma folha, a visualização gráfica muda. :(