[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 392

 
Vita:
Mesmo sem trapacear, o olho de um contador experiente, por exemplo, nos parágrafos 29-30 29-30 imediatamente diz "não acredito", ou no item 35 vemos que 4*7 = 22, o que novamente indica um falso. Ao todo, contando apenas exemplos de dois dígitos e estimando a probabilidade do restante, você obtém 35 pontos de uma só vez.


O paradoxo de Monty Hall
Há três caixas: "A", "B" e "C", um deles contém um prêmio, os outros estão vazios. Você escolhe "A". O apresentador sabe exatamente onde está o prêmio e primeiro abre a escolha obviamente errada "B", mostrando que ele está vazio. Então ele pergunta se você quer mudar sua escolha. Agora você tem a opção de ficar com a opção "A" ou mudá-la para "C".

Vale a pena mudar sua escolha e por quê?

É considerado válido, mas eu acho que é um absurdo.
 
Mischek:

É considerado útil, mas eu acho que é um absurdo
Ilusório - intuitivo ou raciocínio?
 
Vita:
Ilusão - intuitiva ou raciocínio?
intuitivamente
 
Mischek:
intuitivamente
Isso mesmo, a tarefa foi projetada especificamente para desafiar a intuição.
 
Vimos as evidências. Isso é besteira, isso é trapaça.
 

Se não mudarmos nossas escolhas, acontece que inicialmente adivinhamos apenas uma caixa em cada três, porque o apresentador abre sua caixa depois de a termos escolhido.

Se sempre mudamos nossa escolha, é equivalente a escolher uma caixa que não abre, mas as outras duas abrirão definitivamente - daí a vantagem estatística - ganhamos em duas de três caixas.

 
A pedra angular da prova é que a estratégia é pré-determinada: ou sempre muda, ou sempre fica com a sua escolha. Se, por outro lado, você age do zero sempre que, por exemplo, atirando uma moeda ao ar, a probabilidade de ganhar é exatamente 50%.
 
 
alsu:

Se não mudarmos nossas escolhas, acontece que inicialmente adivinhamos apenas uma caixa em cada três, porque o apresentador abre sua caixa depois de a termos escolhido.

Se sempre mudamos nossa escolha, é equivalente a escolher uma caixa que não abre, mas as outras duas abrirão definitivamente - daí a vantagem estatística - ganhamos em duas de três caixas.

Dois ainda estarão abertos 1,2 ou 2,3 - o primeiro estará aberto para verificar a presença do prêmio. (Se você tiver uma forte intuição, a primeira escolha será correta)
 
Tantrik:
Dois ainda serão abertos 1,2 ou 2,3 - o primeiro será aberto para verificar se há um prêmio.

não. Escolher uma caixa que você definitivamente não pode abrir é como escolher duas caixas que você pode abrir.

E se você escolher uma caixa para abrir (nós mesmos só podemos abrir uma), então o mestre ainda abrirá a caixa vazia.

lógica.

Razão: