[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 399

 
Neutron:

Todos nós cuspimos na faixa.

Sabe-se que se você cuspir da janela de um trem em alta velocidade, o alcance do "projétil" (sem levar em conta a deriva ao longo do vagão) será muito menor do que se você fizer a mesma operação com um trem parado.

Pergunta: Como isso é possível?


Isto pode ser devido ao aumento do atrito do ar, uma vez que a força de atrito depende da área da superfície e da massa do corpo. Neste caso, a massa do corpo será a força do fluxo lateral do vento, o que aumentará o atrito. E é tudo.
 

A força de arrasto aumenta porque:

1) A velocidade do fluxo de ar ao redor da saliva voadora aumenta.

2) A área de meia seção da saliva voadora aumenta devido a sua deformação devido à força de arrasto.


Não tenho tanta certeza sobre o ponto 2.

 
Limon:

Agora a neta de um funcionário da escola ligou e pediu ajuda com um problema de física. :)

Existem 8 bolas de metal do mesmo tamanho. Uma delas é oca.

A questão é como encontrar a bola oca com a ajuda de 2 pesagens em uma balança de alavanca.

Tive que pensar sobre isso! O avô ficou feliz quando o resolvemos.


Neutron:

Primeira opção: colocar três bolas em cada balança (a primeira pesagem), se a balança estiver equilibrada, então a bola oca é uma das duas restantes, o que revelará a segunda pesagem.

Segunda opção: Colocamos três bolas na balança cada uma (primeira pesagem); se a balança estiver fora de equilíbrio, a bola oca é uma das três. Pegamos duas delas ao acaso e fazemos a segunda pesagem; se as balanças estiverem em equilíbrio, a bola oca é a que permanece sozinha. Se as escalas não estiverem equilibradas, a mais leve é.

Ambas as opções são de mão dupla e não há mais opções.

De que número máximo de bolas você pode encontrar uma bola oca em N pesagens? :)
 
Limon:

Agora a neta de um funcionário da escola ligou e pediu ajuda com um problema de física. :)

Existem 8 bolas de metal do mesmo tamanho. Uma delas é oca.

A questão é como encontrar a bola oca com a ajuda de 2 pesagens em uma balança de alavanca.

Tive que pensar sobre isso! O avô ficou feliz quando o resolvemos.


diga à sua neta que agora ela pode resolver o problema mesmo que haja nove bolas
 
Prival:

diga à sua neta que ela pode agora resolver este problema mesmo que haja 9 bolas
Neste fórum, com a ajuda de todos os membros respeitados do fórum, eu acho que qualquer problema pode ser resolvido! :)
 
Limon:
Neste fórum, com a ajuda de todos os estimados membros do fórum, eu acho que qualquer problema pode ser resolvido! :)


Parece-me que o problema é impreciso. É dado que existem 8 bolas, embora a metodologia aqui apresentada mostre claramente que também pode ser resolvido para 9. Se minha neta declarar na escola que ela também pode resolver por 9 bolas, e não apenas por 8 como no problema, ela receberá um bônus pela resposta.

 
Prival:


Parece-me que o problema é impreciso. É dado que existem 8 bolas, embora a metodologia aqui apresentada mostre claramente que para 9 também pode ser resolvido. Se minha neta declarar na escola que pode resolver por 9 bolas, e não apenas por 8 como no problema, ela receberá um bônus pela resposta.



Exatamente certo, o problema tem cem anos e a idéia do nono nunca lhe ocorreu).
 
Limon:

Neste caso, a massa do corpo seria a força do fluxo lateral do vento.

Bem, você está exagerando, monsieur! A força e a massa têm dimensões diferentes.

A resposta correta (assumindo que a forma do corpo permanece inalterada) é a dependência não linear da força de arrasto F(V ) da velocidade do fluxo em sentido contrário V: F(V)=k*V^2, onde k é o coeficiente de arrasto - uma constante. Agora, se quisermos escrever com precisão o valor da força atuando sobre o corpo desde o fluxo de ar em direção ao transporte, temos F=k*V^2=>Fx=F*sin(a)= k*V^2*Vx/|V|=k*V*V*Vx=k*Vx*SQRT(Vx^2+Vy^2)=k*Vx^2*SQRT(1+(Vy/Vx)^2), onde um-ângulo em um triângulo de ângulo reto com os catafetos formados pela taxa de fluxo ao longo do carro e velocidade de cuspir.

Agora, você pode ver claramente que Fx=Vx^2*SQRT(1+(Vy/Vx)^2), que a força de arraste através do movimento do carro depende não só da velocidade de cuspir Vx (como para o trem parado), mas também da velocidade do trem Vy. Este fato não nos permite cuspir mais do que o habitual da janela aberta :-) Em outras palavras, a relação das forças de arrasto na direção do trem cuspidor para a caixa com trem em movimento e em repouso é: SQRT(1+(Vy/Vx)^2) e não 1 como se supõe.

AlGor:

A força de arrasto aumenta, pois:

1) A velocidade do fluxo de ar ao redor do espeto voador aumenta.

Portanto, esta é uma suposição correta.

P.S. Aparentemente, o fato de ser raro pousar do coração no campo em clima de vento tem o mesmo efeito não linear.

 

Tudo isso é chamado de lei de Bernoulli.

A pressão atmosférica na camada entre o ar estacionário e a camada arrastada pelo trem é a mais baixa destas "três" camadas (na verdade, a pressão varia naturalmente de forma contínua e suave). Consequentemente, qualquer corpo que entre na área do gradiente de pressão está sujeito a uma força que tende a movê-lo para esta camada intermediária.

É a mesma história com "mijar" :)))) -- a física não o permitirá.

 

Qualquer matemático pode me dizer qual função do roteiro pode ser usada para calcular o logaritmo (não o natural!)?

Obrigado de antemão.

Razão: