Possível BUG do software metatrader (set mode to math calculations or adjust testing dates)

 

Senhores,

Conforme abordado no tópico "https://www.mql5.com/pt/forum/90847", observei que o meta quando selecionado o período "personalizado" de apenas 1 dia gera o erro em epígrafe.

RESSALVA: não estou com o software na ultima versão, talvez já foi ajustado

Como é o procedimento de reportar essas situações (obviamente antes teria que atualizar meu meta e refazer o procedimento para ver se repete)?

 

At.

 

Daniel 

Testador de estratégias ERRO (set mode to math calculations or adjust testing dates)
Testador de estratégias ERRO (set mode to math calculations or adjust testing dates)
  • comentários: 2
  • www.mql5.com
Senhores, Não consegui mais fazer testes no ativo, gera a mensagem em epígrafe, alguém já passou por isso? Abraços Daniel...
 
Daniel Andrejczuk:

Senhores,

Conforme abordado no tópico "https://www.mql5.com/pt/forum/90847", observei que o meta quando selecionado o período "personalizado" de apenas 1 dia gera o erro em epígrafe.

RESSALVA: não estou com o software na ultima versão, talvez já foi ajustado. 

Como é o procedimento de reportar essas situações (obviamente antes teria que atualizar meu meta e refazer o procedimento para ver se repete)?

At.

Daniel 

Olá Daniel Andrejczuk,

Isso não é um bug ...

Com todo respeito, um bug é uma coisa muito mais séria do que simplesmente reportar uma forma que você ACREDITA ser correta dentro da ferramenta... 

Basta você ler a mensagem que você mesmo escreveu: "or adjusting testing dates"...

Um bug é tratado por qualquer time sério de desenvolvimento como uma coisa REALMENTE capaz de fazer com que o funcionamento da ferramenta como um todo fique prejudicado.

Novamente: isso NÃO É um bug. 

Abraços,
Malacarne 

 

Malacarne,

 

Não concordo com você, se existe a opção para inserir a data inicial e final e o software não consegue realizar a solicitação, no meu entendimento é um erro.

Você cita  "or adjusting testing dates", não quero trocar o período, quero a data inserida mesmo e O SOFTWARE FALHOU.

Imagino que este fórum é para colaboração entre desenvolvedores e somente pela experiência da prática  aparecem as situações e dúvidas BEM COMO OPORTUNIDADES DE MELHORIAS, o ideal seria promover a melhoria constante da ferramenta.

Identificando uma situação de um possível bug, acho que é obrigação de qualquer pessoa avisar. 

Se não tivemos mente aberta, com certeza coisas boas ficarão mais difíceis.

Se o complicado é proposital para desmotivar o desenvolvimento de robôs por novas pessoas, ai é outra história. Quantas pessoas começaram a criar um EA e pararam? 

 

At.

 

Daniel 

 

Senhores, 

Reitero a pergunta inicial, ao identificar uma possível situação não conforme, qual é o procedimento?

At.

Daniel 

 
Daniel Andrejczuk:

Senhores, 

Reitero a pergunta inicial, ao identificar uma possível situação não conforme, qual é o procedimento?

At.

Daniel 

Bem Daniel Andrejczuk,

Matematicamente, estamos falando de um INTERVALO ... logo, se 1-1 dá zero, logo, usando datas IGUAIS nós não temos nenhum intervalo.

Mas ok...

Respeito sua opinião.

Abraço

 
Daniel Andrejczuk:

Senhores, 

Reitero a pergunta inicial, ao identificar uma possível situação não conforme, qual é o procedimento?

At.

Daniel 

Service Desk : https://www.mql5.com/pt/users/danews/servicedesk

 

Bom dia, 

Referente a esse assunto ainda:

Rodei o robô em um ativo em 1 dia (corretora manda nota de corretagem), agora quero comparar com o back-test do robô desse mesmo dia, O META CONSEGUE fazer o teste em apenas 1 dia para comparar com a nota de corretagem?

 

At,

 

Daniel 

 
Daniel Andrejczuk:

Bom dia, 

Referente a esse assunto ainda:

Rodei o robô em um ativo em 1 dia (corretora manda nota de corretagem), agora quero comparar com o back-test do robô desse mesmo dia, O META CONSEGUE fazer o teste em apenas 1 dia para comparar com a nota de corretagem?

 

At,

 

Daniel 

Bom dia Daniel,

Fazer o MT5 rodar um backtest de ativo para um dia é possível.

Mas já te adianto o backtest não vai ficar iguar a nota de corretagem por vários fatores: corretagem, ordem de chegada das ordens no book, a forma como os ticks são gerados no backtest.

Com certeza você já sabe disso, mas as vezes é bom relembrar backtest é simulação e bolsa é mercado real.

Abs,

Otávio 

 
Rodrigo Malacarne:

Bem Daniel Andrejczuk,

Matematicamente, estamos falando de um INTERVALO ... logo, se 1-1 dá zero, logo, usando datas IGUAIS nós não temos nenhum intervalo.

Mas ok...

Respeito sua opinião.

Abraço

Rss... interessante não tinha pensando nesta questão de intervalo.

Quando estava começando achava que devia ter opções para preencher as horas, minutos e segundos, atém das datas, de forma a possibilitar o backtest de período menores.

Mas é tão fácil fazer isso via código que não sei se vale a pena poluir a tela com mais essa opção.

Abs, 

Otávio 

 

Senhores,

Não resisti entrar na polêmica se é bug ou não.

Acredito que tanto o Daniel como o Malacarne estão corretos, mas estão olhando para aquele famoso copo com metade d'água (um acha que está meio cheio e o outro meio vazio, mas o copo é o mesmo).

Para melhor entendimento da minha teoria, lembrem que a matemática também depende de interpretação dos fatos, ou seja, nem tudo é tão quantitativo.

Por exemplo, se você pergunta para um colega que foi demitido (infelizmente um assunto bem atual em nosso país) quanto tempo ele trabalhou na empresa, ele pode responder:

"Trabalhei de 08/07/2016 a 08/07/2016 e quero receber por isso"

Pela teoria do Malacarne, ele passou o dia sem fazer nada (1-1=0) e não deve receber nada! ;-)

Ou seja, nesse caso (copo meio cheio), e em tese, a teoria do Daniel seria a mais correta, e existiria de fato um bug (na rotina de pagamento do RH), afinal o colega dele fez o seu trabalho dentro do mesmo dia e deve receber por isso.

Mas a verdade é que a tese que vale é a dos desenvolvedores do MT5, que consideraram que seria necessário no mínimo 24 horas para iniciar um teste (uma decisão de design).

E, nesse sentido, a teoria do Daniel de considerar como bug uma escolha de design, como acredito referiu o Malacarne, está errada, afinal o desenvolvedor escreve o código e solução que desejar, gostemos ou não.

Ou seja, nesse caso (copo meio vazio), não existe falha ou erro no produto. O que existe, no máximo, é um design pouco amigável ou ainda que não leva em conta as horas do dia na otimização.

Seja como for, o tópico permite pensarmos e discutirmos sobre qualidade da plataforma, que envolve muito mais questões, como a própria visão do cliente sobre o produto.

Ou seja, uma excelente contribuição do Daniel, que está de parabéns por trazer 'a baile' sua insatisfação, como cliente, em relação a um resultado indesejado da plataforma (sob seu ponto de vista), e que todos devemos respeitar, como de fato aconteceu.

Abraços a todos!

Rogério Figurelli 

 
Rogerio Figurelli:

Senhores,

Não resisti entrar na polêmica se é bug ou não.

Rogério Figurelli 

Olá Figurelli,

Não sou muito fã de alimentar uma "polêmica" depois de já ter dado minha opinião.

Uma rápida busca por "bug definition" no Google trás como reposta "defeito, falha ou erro no código de um programa que provoca seu mau funcionamento."

Pensando que o usuário deseja fazer um backtest de apenas um único dia no MT5 e que isso é possível, bastando para tanto modificar a data final, como já explicado, acredito que não temos aqui, o caso de defeito, nem de falha e nem de erro no código.

Acho interessante deixar claro para os usuários do fórum a diferença entre um bug e uma solicitação de funcionalidade. Acredito que seja o caso da última... 

Já com relação ao seu exemplo, por mais que concorde que seja realmente da forma como você colocou no mercado de trabalho, isso não é verdade no mercado financeiro. Basta pensar nenhuma aplicação financeira em renda fixa, feita por exemplo às 8 da manhã de um dia, renderia juros caso a mesma fosse resgatada, por exemplo, às 16 horas do mesmo dia.

Portanto, no mercado financeiro a ideia de intervalo realmente considera a "virada do dia".

Abraços,
Malacarne 

Razão: