Quais suas críticas ao MetaTrader?

 

Especialmente no Brasil, eventualmente, encontramos traders críticos ao MetaTrader, muitos deles por conflito de interesses.

Mas a verdade é que até 2014 não existia nenhuma plataforma de algoritmos disponível para todos traders BM&FBovespa.

Muito menos gratuita. 

As poucas ferramentas nacionais eram focadas em HFT e traders corporativos. E caras.

Com a viabilização do MT5 no nosso mercado, percebe-se uma grande evolução/revolução, com a entrada cada vez maior de sistemas operacionais automatizados nas corretoras.

E cada vez mais traders e investidores operando com robôs, principalmente consumers

Diversos fabricantes nacionais estão se modernizando, permitindo algoritmos, inclusive na nomenclatura, referindo agora a profundidade de mercado (DoM) e focando em diferenciais como análise de fluxo de ordens (Tape Reading), que ainda são um ponto fraco do MT5.

Na minha opinião, dificilmente tudo isso teria acontecido sem o impacto do MT5, sua tecnologia e comunidade em nossas operações com algoritmos.

Afinal, estamos falando de uma plataforma (MetaTrader) que já faz isso com sucesso a mais de 10 anos, no mercado internacional, e com a maior comunidade da área. 

Além disso, minha visão é que não existem limites técnicos para o MT5, por mais que alguns críticos não aceitem isso.

Mas sem dúvida, muito tem que ser trabalhado para a disseminação e maior aceitação da plataforma, principalmente fora do mercado FX.

Esse tópico é para discutirmos os pontos fortes e fracos da plataforma e pensarmos em soluções de como vencer esses desafios.

Se você tem críticas e dúvidas nesse sentido, as portas estão abertas.

 

Boa tarde Figurelli.

Então... para mim esta a alguns anos venho utilizando a MT5 em minhas operações e testes devido as facilidades e um avanço na otimização de um EA em comparação a MT4. O Teste para Frente também é algo fundamental.

A única coisa que ainda falta são dados históricos com pelo menos 99% de qualidade. Poderia ter uma maneira de captar os dados históricos das corretoras sem percas de dados.

 
Thiago Ferreira:

Boa tarde Figurelli.

Então... para mim esta a alguns anos venho utilizando a MT5 em minhas operações e testes devido as facilidades e um avanço na otimização de um EA em comparação a MT4. O Teste para Frente também é algo fundamental.

A única coisa que ainda falta são dados históricos com pelo menos 99% de qualidade. Poderia ter uma maneira de captar os dados históricos das corretoras sem percas de dados.

Boa tarde Thiago, perfeito, bem lembrada a questão de otimização, com grande evolução no MT5, ainda mais com o teste para frente e o recurso de processamento em Cloud. 

Concordo plenamente sobre os dados históricos, principalmente com a dependência de qualidade dos dados das corretoras, principalmente enquanto não entra um recurso de importação de dados históricos do próprio cliente, como existe no MT4.

 

Prezado Figurelli

Tenho tido problemas para interpretar visualmente os gráficos por conta que as velas se auto ajustam, conforme o gráfico vai enchendo a janela. Em resumo:

1-Em um momento estou vendo uma vela com mais ou menos 1 cm de tamanho e sei que sua altura representa uma variação de uns 50 pips (é só um exemplo)

2-Após algum tempo, caso haja uma grande flutuação de mercado as velas podem sair dos limites do gráfico, mas isso não acontece porque o programa ajusta o zoom acomodando tudo dentro da janela, contudo com tamanhos modificados. Assim, meu conhecimento de que 1 vela com 1cm = 50 Pips ficou errado.

Sei que é fácil resolver isso. Basta ajustar as propriedades do gráfico para "Pontos de Escala por Barra", contudo esse ajuste tem que ser feito a toda vez que inicio o programa e toda vez que abro um novo gráfico.

Minha sugestão é solicitar aos desenvolvedores que essa propriedade seja memorizada pelo programa de maneira que ao reiniciar essa configuração permaneça.

Talvez exista um meio de gravar essa característica, mas não encontrei e em todo caso, coloquei um post aqui no forum sobre isso.

 
Sergio Gelli:

Prezado Figurelli

Tenho tido problemas para interpretar visualmente os gráficos por conta que as velas se auto ajustam, conforme o gráfico vai enchendo a janela. Em resumo:

1-Em um momento estou vendo uma vela com mais ou menos 1 cm de tamanho e sei que sua altura representa uma variação de uns 50 pips (é só um exemplo)

2-Após algum tempo, caso haja uma grande flutuação de mercado as velas podem sair dos limites do gráfico, mas isso não acontece porque o programa ajusta o zoom acomodando tudo dentro da janela, contudo com tamanhos modificados. Assim, meu conhecimento de que 1 vela com 1cm = 50 Pips ficou errado.

Sei que é fácil resolver isso. Basta ajustar as propriedades do gráfico para "Pontos de Escala por Barra", contudo esse ajuste tem que ser feito a toda vez que inicio o programa e toda vez que abro um novo gráfico.

Minha sugestão é solicitar aos desenvolvedores que essa propriedade seja memorizada pelo programa de maneira que ao reiniciar essa configuração permaneça.

Talvez exista um meio de gravar essa característica, mas não encontrei e em todo caso, coloquei um post aqui no forum sobre isso.

Olá Sergio, ótima contribuição, realmente o MT5 na parte de interface perde ainda para outras plataformas, mas compensa em vários outros pontos quando os algoritmos entram em ação.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli

 

Bom dia,

 

1) STOP/TP: poderia ter NATIVO stops e tp separados com os respectivos volumes.

2) ATUALIZAÇÃO: no site não tem o arquivo atualizado (não achei ainda) e não informa qual é a versão atual, me informaram que tenho que buscar no youtube um vídeo que explica como atualizar. PODERIA SER AUTOMÁTICO, quando tiver uma nova versão aparecer no menu ajuda "atualziação disponível."

3) BACKTEST: poder definir % emolumentos e valor custos operacionais.

 

São questões que acho que se existisse ninguém falaria mal.

 

At,

 

Daniel 

 

Senhores,

 

Assim, nada é tão perfeito que não possa ser melhorado e por isso falei no tópico acima algumas oportunidades de melhoria.

Na realidade, se eu fosse definir o meta em uma palavra essa seria: ESPETACULAR.

 

At.

 

Daniel 

 
https://www.mql5.com/pt/forum/90862
BackTeste é confiável? O resultado reflete a realidade do robo?
BackTeste é confiável? O resultado reflete a realidade do robo?
  • www.mql5.com
Senhores, Primeiramente peço desculpas com a quantidade de demandas que nesses últimos dias pois fiquei muito motivado em criar meu primeiro EA...
 

Olá Daniel, ótimas contribuições!

Talvez o backtesting e otimização no MT5, com tantas evoluções que teve ao longo do tempo, tenha se tornado menos confiável, o que seria um paradoxo e tanto.

Seja como for, na minha opinião, eles servem apenas para validação dos aspectos funcionais e comportamentais do sistema operacional, seja a plataforma de algoritmos que for.

Comento isso porque muitas vezes vejo os algotraders dedicarem horas e horas em backtesting, na busca do Setup dos sonhos.

Mas, nesse sentido, a confiabilidade de ajuste e de Setup deve começar mesmo com os testes em conta demonstração, apesar de também serem imprecisos e falhos, em relação ao market data.

E, para chegar em precisão ou na verdade do mercado (se é que isso é possível), só serão confiáveis mesmos, em tese, os testes em conta real.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli 

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Possível BUG do software metatrader (set mode to math calculations or adjust testing dates)

Rogerio Figurelli, 2016.07.10 05:34

Senhores,

Não resisti entrar na polêmica se é bug ou não.

Acredito que tanto o Daniel como o Malacarne estão corretos, mas estão olhando para aquele famoso copo com metade d'água (um acha que está meio cheio e o outro meio vazio, mas o copo é o mesmo).

Para melhor entendimento da minha teoria, lembrem que a matemática também depende de interpretação dos fatos, ou seja, nem tudo é tão quantitativo.

Por exemplo, se você pergunta para um colega que foi demitido (infelizmente um assunto bem atual em nosso país) quanto tempo ele trabalhou na empresa, ele pode responder:

"Trabalhei de 08/07/2016 a 08/07/2016 e quero receber por isso"

Pela teoria do Malacarne, ele passou o dia sem fazer nada (1-1=0) e não deve receber nada! ;-)

Ou seja, nesse caso (copo meio cheio), e em tese, a teoria do Daniel seria a mais correta, e existiria de fato um bug (na rotina de pagamento do RH), afinal o colega dele fez o seu trabalho dentro do mesmo dia e deve receber por isso.

Mas a verdade é que a tese que vale é a dos desenvolvedores do MT5, que consideraram que seria necessário no mínimo 24 horas para iniciar um teste (uma decisão de design).

E, nesse sentido, a teoria do Daniel de considerar como bug uma escolha de design, como acredito referiu o Malacarne, está errada, afinal o desenvolvedor escreve o código e solução que desejar, gostemos ou não.

Ou seja, nesse caso (copo meio vazio), não existe falha ou erro no produto. O que existe, no máximo, é um design pouco amigável ou ainda que não leva em conta as horas do dia na otimização.

Seja como for, o tópico permite pensarmos e discutirmos sobre qualidade da plataforma, que envolve muito mais questões, como a própria visão do cliente sobre o produto.

Ou seja, uma excelente contribuição do Daniel, que está de parabéns por trazer 'a baile' sua insatisfação, como cliente, em relação a um resultado indesejado da plataforma (sob seu ponto de vista), e que todos devemos respeitar, como de fato aconteceu.

Abraços a todos!

Rogério Figurelli 


 
Rogerio Figurelli:

Olá amigos, sou Rodrigo Campos Fidélis, e me apresento como interessado em parcerias para desenvolvimento nessa área.
Estou mais ativo em comunidades do Facebook Programação MQL5 e MetaTrader Experiências.

Sou de Florianópolis, estou voltado para a área de prestação de serviços.

Abraços a todos e bons estudos. 

Razão: