Aprender MQL5

 
Ola, eu comecei a operar no meta trader 5 a pouco tempo, gostei muito da ideia de um robo ganhar dinheiro pra mim, então fui instalei o mt5, e tentei achar robos para operar, mas a maioria são pagos e os q n são pagos eu achei meio ruim, então  eu tive a ideia de  tentar fazer meu próprio robo e aprender o MQL5, mas achei bem complicado, então, vcs acham q eu deveria me esforçar mais para aprender MQL5 ou desistir dessa ideia e continuar operando manualmente? 
 
felipe pires:
....

Felipe, essa pergunta é algo muito particular, uma vez que tem tudo haver com os seus objetivos.

Programar não é algo simples, mas, é possível de se aprender basta dedicação e força de vontade. Após aprender um pouco sobre logica, algoritmos é possível fazer algo bacana apenas com a documentação e artigos. 

Agora se o seu foco não é aprender programação vc tem a opção de encomendar o desenvolvimento na aba de freelancer, basta ter uma estratégia. 

 
felipe pires:
Ola, eu comecei a operar no meta trader 5 a pouco tempo, gostei muito da ideia de um robo ganhar dinheiro pra mim, então fui instalei o mt5, e tentei achar robos para operar, mas a maioria são pagos e os q n são pagos eu achei meio ruim, então  eu tive a ideia de  tentar fazer meu próprio robo e aprender o MQL5, mas achei bem complicado, então, vcs acham q eu deveria me esforçar mais para aprender MQL5 ou desistir dessa ideia e continuar operando manualmente? 

Felipe,

E complementando o que o nosso amigo Jonatham muito bem colocou, quero dar uma dica sobre os robôs já prontos que você não encontrou:

Existem mais de 5.000 robôs, não é possível que todos sejam ruins. Se procurar com calma, com cautela, achará coisa muito boa.

A questão de contratar um freelance é maravilhoso porque ele vai desenvolver exatamente o que você encomendar para ele. Então, se por acaso você não tiver absoluta segurança do setup que deseja você vai pagar caro ou no minimo terá muito re-trabalho, pois vai encomendar algo, o desenvolvedor vai fazer, não ficará bom, você vai ter perdido tempo e dinheiro e ainda vai achar que o freelance fez um trabalho ruim. Mas na verdade foi o seu contexto do setup passado ao desenvolvedor que finaliza num robô ineficiente.

Então freelance eu diria que é uma excelente escolha para investidores que já operam na mão, já possui um setup rentável e eficiente, mas precisam transformar isso que ele já possui em algo automatizado.

Se você ainda está na dúvida pense duas vezes antes mesmo de usar o market, ou usar o freelance e amadureça suas pesquisas antes de tomar qualquer decisão.

Quanto a você mesmo estudar e desenvolver, esse sim é o melhor cenário para quem tem tempo, paciência, ferramentas e dinheiro...dinheiro sim... pois até mesmo para aprender você vai precisar de dinheiro, pode apostar, pois o caminho natural não é "desenvolveu o robô e sai lucrando"... geralmente antes disso ocorrer você ainda vai passar por várias experiências de aprendizagem que infelizmente na prática levam a algumas perdas financeiras até obter o sucesso.

Te desmotivei ou ficou difícil o que te apresentei? Infelizmente é assim, bem vindo ao B3, não é um dinheiro fácil, pelo contrário, é extremamente difícil, talvez um dos mais difíceis que já vi nos meus míseros alguns anos de mercado.

 
felipe pires:
Ola, eu comecei a operar no meta trader 5 a pouco tempo, gostei muito da ideia de um robo ganhar dinheiro pra mim, então fui instalei o mt5, e tentei achar robos para operar, mas a maioria são pagos e os q n são pagos eu achei meio ruim, então  eu tive a ideia de  tentar fazer meu próprio robo e aprender o MQL5, mas achei bem complicado, então, vcs acham q eu deveria me esforçar mais para aprender MQL5 ou desistir dessa ideia e continuar operando manualmente? 

Amigo, o melhor conselho que posso lhe dar é...

Se esforce para aprender sobre a linguagem MQL5, aproveito o conteúdo disponível nos fórum e principalmente no "CodeBase", que é onde estão inúmeros algoritmos de automatização e sistemas de indicadores, e em cima do conhecimento adquirido desenvolva seu próprio algoritmo para operar, ou ajudar nas suas operações.

Com relação a "Robôs" ruins, entenda que...

Robôs são bons? Robôs são lucrativos?

Seria o mesmo que...

Bisturi corta? Bisturi Mata?


Um bisturi nas mãos de alguém que saiba manusear poderá salvar uma vida.

Nas mãos de quem não sabe, poderá matar ou até mesmo se cortar.


O importante não é o Robô por si só, o importante é o sistema por traz dele, como ele será executado, como funciona e em que momento.

Percebe?

Razão: