OpenCl e as ferramentas para ele. Revisões e impressões. - página 20

 

Li antigos arquivos ixbt.com ("fan" threads) relacionados com a época da fusão da AMD com a ATI. Aqui está esse post (trecho do mesmo):

Думаю, что в основе лежит идея АТИ использовать графический процессор для решения физических задач. Если такой комбинированный спецпроцессор оснастить двухканальным контроллером памяти и ХайперТранспортом, его можно ставить в АМД4х4. Получится домашний суперкомпьютер. Благодаря НТ сильно уменьшатся задержки между CPU и графическим адаптером, что ускорит игры. Также всякие расчёты будут идти в несколько раз быстрее, чем на универсальном процессоре.

Este post foi publicado há 5,5 anos atrás e ninguém poderia saber sobre Llano stones (e OpenCL) na época. Mas nós sabemos: comprar a ATI acabou sendo uma decisão estratégica da AMD.

E agora - vejamos a CPU AMD A8-3850 e especialmente as características de seu núcleo gráfico(aqui - brevemente):

Como resultado, eles conseguiram encher até 400 (na família A8) ou 320 (A6) processadores gráficos sob uma única cobertura de dissipador de calor. O primeiro já é o nível do Radeon HD 5570; apenas a freqüência do relógio é 50 MHz menor.

Abaixo na tabela do mesmo artigo o núcleo gráfico do processador A8 está listado como Radeon HD 6550D.

Claro, não há 1280 transportadores como no HD 6930, mas 400 não é nada mal em comparação com os gráficos integrados do Intel HD 2000.

Por isso, é de se perguntar se valeria a pena tentar executar o código OpenCL na unidade gráfica integrada da APU sem qualquer tipo de viseira discreta. Embora, a memória seria DDR3 em vez de GDDR5 e a largura do ônibus é... ...não sabemos que tipo de largura do ônibus. Mas ainda duvido muito que a AMD não tivesse pensado em tal forma de usar suas pedras, ao fazer Llano.

P.S. Francamente falando, nunca estive interessado em CPU da AMD, mas à luz das recentes Metaquotes voltam-se para os cálculos da GPGPU, de alguma forma comecei a pensar sobre isso.

P.P.S. Boas notícias: A próxima geração de processadores Intel suportará o OpenCL.

 

Isto significa que não adianta comprar placas gráficas com OpenCL, pois o lento barramento de transferência de dados da CPU para a GPU e vice-versa, em muitos casos, irá negar o desempenho do cálculo. Se a GPU estiver em um ônibus de alta velocidade com a CPU, este inconveniente será eliminado.

Além disso, é provável que as placas gráficas estejam vazias, ou seja, que não estejam empacotadas com GPUs, como já foi o caso com os chamados modems de software, ou seja, dispositivos sem processador. Presumivelmente, as placas gráficas serão embutidas na placa-mãe para que tudo passe diretamente sem espaços adicionais.

De qualquer forma, quem sabe, mas não tenho pressa de comprar placas gráficas compatíveis com GPU porque não jogo jogos e no MT5 não posso desenhar nada, exceto Mandelbrot fractal no momento:

1. o testador não suporta OpenCL algum, ou seja, é impossível aumentar a velocidade de otimização atualizando o hardware da GPU, mas somente através da freqüência da CPU e do relógio RAM

2. Os desenvolvedores ainda questionam a possibilidade de acelerar os cálculos dos indicadores de AT e osciladores, uma vez que os cálculos vetoriais têm suas próprias características e nem todas as tarefas podem ser realizadas utilizando-os.

 
Reshetov:

Isto significa que não faz sentido comprar placas gráficas com OpenCL, pois o lento barramento de transferência de dados da CPU para GPU e de volta em muitos casos nega a performance dos cálculos. Se a GPU estiver em um ônibus de alta velocidade com a CPU, este inconveniente será eliminado.

Além disso, é provável que as placas gráficas estejam vazias, ou seja, não serão equipadas com GPUs, como já foi o caso com os chamados modems de software, ou seja, dispositivos sem processador. Presumivelmente, as placas gráficas serão embutidas na placa-mãe, de modo que tudo passe diretamente sem espaços adicionais.

http://www.thg.ru/cpu/amd_apu_llano_a8_3500m/amd_apu_llano_a8_3500m-01.html é uma revisão séria dos planos da APU da AMD e das capacidades atuais.

Mesmo assim, Yura, eu não seria tão categórico. Eu mesmo não jogo jogos e ainda não vou construir um desktop na AMD APU. Então, o que devo fazer? Compre uma placa de vídeo.

Fantasia. No futuro a AMD terá uma APU com uma CPU mais ou menos competitiva e uma GPU integrada realmente poderosa em um nível não inferior ao atual HD 68xx-7xxx, e memória GDDR5... externo. Você não vai longe no DDR3, mesmo no mais rápido.

E a Intel não vai a lugar algum: a concorrência não desapareceu, apenas se deslocou para outra área. Agora a AMD tem muito poucas chances de ultrapassar a Intel em CPU - dadas suas possibilidades financeiras e seu atraso tecnológico. Mas eles estão definitivamente à frente na GPU integrada. E para fazer gráficos com sã dissipação de calor (não com 300 W presentes em placas gráficas potentes, mas pelo menos 5 vezes menos), eles terão que trabalhar duro.

 
Mathemat:

Diga-me, Kisa, como artista para um artista, você sabe desenhar? (c) Ilf e Petrov


A pergunta mais importante é: para que você compra um videogame, além de jogos?

1. Para sacar fractais 100 vezes mais rápido? Eu não preciso deles no inferno.

2. Aprender OpenCL, que não é suportado pelo testador de estratégia? Eu também não preciso dele.


Responda a esta pergunta: qual é a finalidade da placa de vídeo no autotrading e tudo se torna claro.

 
Reshetov:

2. aprender OpenCL, que não é suportado pelo testador de estratégia? Eu também não preciso disso.

Ainda não é suportado. Isso vai mudar em breve.
 
Reshetov:

O que isto significa é que não adianta comprar placas gráficas OpenCL, pois o lento barramento de dados da CPU para a GPU e vice-versa, em muitos casos, nega o desempenho computacional. Se a GPU estiver em um ônibus de alta velocidade com a CPU, este inconveniente será eliminado.

Há muitas tarefas de cálculo onde é preciso fazer muitos cálculos. Somente os dados de entrada e os resultados são enviados para frente e para trás. A própria memória da GPU e até mesmo o DDR5 é suficiente para as necessidades internas.


Em geral, não sei, mas não tenho pressa de comprar placas gráficas GPU porque não jogo jogos e no MT5 é impossível desenhar nada, exceto Mandelbrot fractal até agora:

1. o testador não suporta nenhum OpenCL, ou seja, é impossível aumentar a velocidade de otimização atualizando o hardware da GPU; apenas a CPU e a freqüência do relógio RAM podem ser usadas para fazer isso

No testador, o suporte foi simplesmente desabilitado por uma condição, pois naquela época a MQL5 Cloud Network não levava em conta o status OpenCL dos agentes.

Na próxima construção nós o permitiremos - sem nenhum problema. Nós já fizemos as mudanças necessárias na nuvem.

2. Os desenvolvedores ainda estão questionando a possibilidade de acelerar os cálculos dos indicadores de AT e osciladores, uma vez que os cálculos vetoriais têm suas próprias características e nem todas as tarefas podem ser realizadas utilizando-os.

Sim, este é um grande problema - a grande maioria dos algoritmos não pode, em princípio, ser acelerada em GPUs.

Mas o mais importante é que há uma forte tendência de universalização no desenvolvimento de fornecedores de GPU. Se há dois anos não era visível, há um ano atrás havia dúvidas sobre seus objetivos, hoje os objetivos e esforços brilham no rosto deles.

Não devemos pular esta direção.

 
Mathemat:

E a Intel não vai a lugar algum: a concorrência não desapareceu, mas simplesmente se deslocou para outra área. Agora a AMD tem muito poucas chances de superar a Intel em CPU - dadas suas possibilidades financeiras e seu atraso tecnológico. Mas eles estão definitivamente à frente na GPU integrada. E para fazer gráficos com sã dissipação de calor (não com 300 W presentes em placas gráficas potentes, mas pelo menos 5 vezes menos), eles terão que trabalhar duro.

É muito bom que os fabricantes tenham começado a se aquecer para a concorrência no novo campo. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico e a concorrência na área de CPU tem estado estagnada há anos.

Se as CPUs da Intel realmente começarem a suportar o OpenCL nativamente, isso significaria uma rápida chegada do OpenCL em um software comum.

 

A propósito, fizemos um enorme avanço na universalização das tarefas dos agentes e de toda a MQL5 Cloud Network. Você verá as mudanças nas próximas construções.

Na verdade, o MetaTrader 5 tornou-se (aguarde 2-3 construções para finalização) uma plataforma universal de cálculo com escala ilimitada. Esta mudança é também da mesma área de transição da GPU para cálculos universais. Muitas pessoas dirão que é desnecessário, mas para nós o objetivo é claro e a questão é colocada. Veja os efeitos nos próximos 5-10 anos.

 
Reshetov: Responda a esta pergunta, qual é a finalidade do vídeo/áudio no autotrading e tudo se torna claro e compreensível.

Estou fazendo um EA agora. Os cálculos podem realmente ser feitos em cada tic (muito pequeno), mas somente devido ao fato de eu ter colocado a parte mais difícil no init().

Em i3-2120 bastante rápido, estes cálculos são feitos em cerca de 10 segundos. Há um loop simples, muito simples com muitas iterações (cerca de um milhão). Espera-se que haja um aumento de velocidade no OpenCL. E não há como escapar do init() na fase de recompilação constante. Ainda assim, é melhor esperar, digamos, apenas 0,2 segundos em vez de 10.

Para o comércio, esta otimização não tem importância (posso tolerar 10 segundos uma vez ao lançar um EA), mas no estágio de desenvolvimento é uma economia decente de tempo e nervosismo.

 
Mathemat: Há um ciclo simples, muito simples com muitas iterações(cerca de um milhão).

assim como o Elder: "O sistema comercial deve caber no verso de um selo postal", mas a análise técnica não é o que costumava ser, é hora de quebrar carrapatos em quanta )))).

Razão: