[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 273

 

390625 = 5^8 e há um zero no interior. Terver não tem nada a ver com isso.

E lembre-se, eu suponho, que sempre haverá 25 no final.

P.S. O problema é para as 8ª-9ª séries, e ainda não tenho uma única boa idéia de como resolvê-lo...

 

Não sei quanto à intuição, mas o número que você escreveu não o prova de forma alguma.

 

De que número você está falando?

 

Desculpas. Celebrando o feriado - ler mal a condição. Tudo apagado.

Vou colocar a hipótese de que seja este número 5 ^1000 em si.

A propósito, Swetten, boas festas para você :)

 

Outra hipótese é que o número é periódico, como ......(625) e, portanto, não tem zeros.

 

Há outra hipótese: se houver um número A de n dígitos (sem zeros), que é divisível por 5^n, então a este número você pode adicionar um dígito b à esquerda (claro, não zero), de modo que o bA resultante seja divisível por 5^(n+1). Acho que, por indução, é possível de alguma forma.

 

O número 5 aparentemente está lá por uma razão. Por que 5? Para que serve o poder de 1000? Para que seja impossível calcular nem em uma calculadora, nem em programas comuns em um computador. Talvez não seja necessário tomar um grau tão grande e "a técnica funciona" em graus menores.

 
Richie >>: А степень 1000 для чего? Чтобы сосчитать нельзя было ни на калькуляторе, ни в обычных программах на компьютере.

É por isso que eles criam estes problemas para as crianças pobres em idade escolar. Eles nem sequer lhes dão calculadoras. Eles estão sendo completamente ridicularizados.

 
Mathemat писал(а) >>

Eles estão sendo intimidados ao máximo.

É por isso que eles vão à escola:) Bem, eles não vão lá por um cheque de pagamento:)

Lembro que eles nem sequer nos deram calculadoras, costumávamos contar os pecados em uma tabela Bradis de 4 dígitos:) Será que eles os usam agora?

 

Provavelmente sim, embora eu não esteja 100% seguro. A calculadora pode quebrar (ou a bateria pode morrer). E se o seno ou logaritmo ainda precisar ser contado?

Aqui está outro problema que eu mesmo acabei de inventar:

Quantos dígitos em 2 ^1000?

Você só recebeu papel e uma caneta. Sem mesas Bradis, réguas logarítmicas, calculadoras e outras maravilhas da era dos rabiscos.

Razão: