Código de redação em russo. Prós e contras de um programa desse tipo. - página 9

 

Lembro-me de programar novamente na escola em russo. Estávamos escrevendo algoritmos simples na época.

Tópico legal, mas inútil para a grande maioria dos codificadores, imho.

Aqueles que sabem como codificar dificilmente se reeducarão em russo. Em resumo, arte por arte não é arte.

Acho que a Roche irá banir este tópico para você por um artigo.

 
Poucas pessoas pensam sobre isso, mas em certa medida isso leva à americanização e a um enfraquecimento de seus interesses nacionais.
 

Você está certo - o assunto é inútil.

Não há diferença em essência. Você pode usar as definições para redefinir a maioria das construções de modo que elas sejam em russo.

Mas qual é o objetivo?

Normalmente o texto em inglês perturba o leitor quando ele tem muitas palavras e construções desconhecidas. Na programação, um número muito limitado desses elementos, de modo que tudo é lembrado muito rapidamente e depois - não mais perturbador.

De fato, em 1C - tudo em russo, e também funciona sem problemas. Embora, na minha opinião, não me pareça muito familiar.

 
pavlick_:

Exatamente. O limiar de entrada para quem não fala inglês é muito mais alto. Eu mesmo aprendi inglês com todos os tipos de livros e documentação de referência. Perdeu muito tempo nas etapas iniciais para compreender o material. Penso que é necessário ter "Cyrillic C++" (não só escrevendo operadores, mas também documentação), e então receberá "carne" e comunidade. Afinal de contas, há um monte de idiomas, por que alguns não deveriam ser russos? Basta ensinar as crianças, basta ler a documentação, o número de programadores nativos (e seu nível) vai aumentar muitas vezes. Dê a um programador iniciante que fala russo algo comohttp://en.cppreference.com/w/cpp/atomic/memory_order e todo seu desejo de codificar irá desaparecer.

Entretanto, acontece que é mais fácil para eles lidar com a alta tecnologia e para nós cultivarmos vegetais.

Proponho pessoas que gostam (ou gostarão no futuro) de programar em sua língua nativa, unir-se em sua pequena comunidade, para criar padrões comuns de terminologia de programação russa, para que possamos compartilhar livremente o código fonte aberto entre eles. E para mudar para uma abordagem diferente no futuro. Eu já tenho uma proposta sobre este assunto. Escreverei um artigo e publicá-lo-ei ou publicá-lo-ei no fórum.

Convido todos os céticos a competirem comigo. Você escreve um programa usando o inglês e o OOP, enquanto eu uso o russo e minha abordagem. O programa que for mais conciso, claro e simples e, ao mesmo tempo, executar completamente a tarefa será reconhecido como o melhor.

 
Реter Konow:

Convido todos os céticos a competirem comigo. Você escreve um programa usando o inglês e o OOP, enquanto eu uso o russo e minha abordagem. O programa que é mais conciso, claro e simples e, ao mesmo tempo, desempenha plenamente a tarefa, será reconhecido como o melhor.

Não, não é. Um programa é escrito. E depois - todos os identificadores russos - substituí-los por ingleses. (Comentários - deixe-os em russo).

E vemos que sua compreensibilidade não mudou em nada.

 

Quanto melhor

пук(дро ё=0; ё<10; ё++)
{
   уц (ё>5)

     выходиз_цыкла;
} 

do que

for(int i=0; i<10; i++)
{
   if (i>5)
     continue; 
} 

?

Em russo, ou é mais longo ou mais feio.

É mais fácil para programadores que não falam inglês escrever com operadores ingleses, porque eles não têm um significado semântico e são apenas um símbolo para uma determinada ação.

Ou seja, eles são apenas símbolos, não palavras. Se alguém usa letras cirílicas para os nomes abreviados de operadores que não carregam nenhum significado léxico, ainda é preciso memorizá-las ao aprender a linguagem, que não é diferente das linguagens clássicas de programação.

Alguém começou a escrever código em caracteres ingleses mais cedo do que pessoas em outros idiomas, há mais programadores, é assim que as coisas são.

Eu apenas uso comentários russos para todas as variáveis sempre que possível, e os nomes das variáveis são compostos de não mais do que 3 palavras significativas. Acho que isto é ótimo para a compreensão do código. Conheço alguns programadores que freqüentemente usam nomes variáveis de uma única letra, e não se preocupam em escrever comentários, e não têm nenhum problema em ler seu código (ou de outra pessoa), mesmo depois de muitos anos. Confirma minhas palavras sobre a representação simbólica do código sem sentido lexical, basta o hábito e o treinamento, é como a capacidade de ler uma palavra inteira em vez de em ordem alfabética ou silábica. Mas eu repito meu caminho parece ser o mais ideal, é mais fácil ler meu código e outros codificadores lêem meu código sem muito trabalho.

Ou seja, a legibilidade do código é melhor garantida através da uniformidade estilística do que através de nomes longos de variáveis ou numerosos loops escritos em uma linha.

 
George Merts:

Não, não é. Um programa é escrito. E depois - todos os identificadores russos - substituí-los por ingleses. (Comentários - deixe-os em russo).

E vemos que sua compreensibilidade - não mudou.

Você pode fazer desta maneira, mas por quê? É impossível dizer tudo ao mesmo tempo em russo?
 
Vladimir Zubov:
O conhecimento de línguas estrangeiras enriquece uma pessoa no plano espiritual e não apenas, mas também empurra os limites e abre novos horizontes.

Exceto que, por alguma razão, eles não forçam nenhum de seus filhos a aprender uma língua estrangeira, russo, chinês, etc. E por alguma razão para que saibamos o idioma deles abre algo....

Você pode, naturalmente, aprender inglês, mas somente para poder interrogar prisioneiros sem um intérprete)))). Começamos a aprender alemão depois...

 
Andrey Dik:

Quanto melhor

do que

?

Em russo, ou é mais longo ou mais feio.

É mais fácil para programadores que não falam inglês escrever com operadores ingleses, porque eles não têm um significado semântico e são apenas um símbolo para uma determinada ação.

Ou seja, eles são apenas símbolos, não palavras. Se alguém usa letras cirílicas para os nomes abreviados de operadores que não carregam nenhum significado léxico, ainda é preciso memorizá-los ao aprender a linguagem, que não é diferente das linguagens clássicas de programação.

Alguém começou a escrever código em caracteres ingleses mais cedo do que pessoas em outros idiomas, há mais programadores, é assim que as coisas são.

Eu apenas uso comentários russos para todas as variáveis sempre que possível, e os nomes das variáveis são compostos de não mais do que 3 palavras significativas. Acho que isto é ótimo para a compreensão do código. Conheço alguns programadores que freqüentemente usam nomes variáveis de uma única letra, e não se preocupam em escrever comentários, e não têm nenhum problema em ler seu código (ou de outra pessoa), mesmo depois de muitos anos. Confirma minhas palavras sobre a representação simbólica do código sem sentido lexical, basta o hábito e o treinamento, é como a capacidade de ler uma palavra inteira em vez de em ordem alfabética ou silábica. Mas eu repito meu caminho parece ser o mais ideal, é mais fácil ler meu código e outros codificadores lêem meu código sem muito trabalho.

Ou seja, a maior legibilidade do código é assegurada devido à uniformidade estilística em vez de nomes longos de variáveis ou muitos loops escritos em uma linha.

Isto é melhor, por exemplo:

 for(int Позиция = Исходная_позиция; Позиция < 3000; Позиция += Шаг)
   {
    Номер_кнопки    = Номер_кнопки_по_позиции(Позиция);
    //------------------------------------------------
    if(G_CORE[_TASKBAR][Номер_кнопки][_OBJECT_HIDE])
      {
       //-------------------
       G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки][_X]     = G_CORE[_TASKBAR][Номер_последней_кнопки][_X];
       G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки + 1][_X] = G_CORE[_TASKBAR][Номер_последней_кнопки + 1][_X];
       G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки + 2][_X] = G_CORE[_TASKBAR][Номер_последней_кнопки + 2][_X];
       G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки + 3][_X] = G_CORE[_TASKBAR][Номер_последней_кнопки + 3][_X];
       G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки + 4][_X] = G_CORE[_TASKBAR][Номер_последней_кнопки + 4][_X];
       //-------------------
       //Alert("Ротация_кнопок_таскбара  -  новая Позиция стертой кнопки   ",G_CORE[_TASKBAR][Номер_стираемой_кнопки][_X]);
       break;
      }
 
Реter Konow:

Melhor assim:

O fato de iniciar nomes de variáveis com letras minúsculas faz com que você tenha que pressionar a tecla Shift. Eu defini "Lista de nomes após 2 caracteres" e os 2 primeiros caracteres da variável são sempre capitalizados. É mais fácil para mim dessa forma.
Razão: