Tudo sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5

 
Decidi criar esse tópico para concentrar tudo (perguntas, respostas, cases, informações, etc.) sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5, principalmente com a inauguração dos servidores VPS localizados no datacenter Equinix SP3, próximo aos servidores da BM&F/Bovespa (B3) e corretoras da bolsa brasileira.


Para quem não sabe, agora você pode hospedar seus robôs no VPS com latência que podem chegar a 1 milissegundo até sua corretora.

A ideia da thread é ser agnóstica, ou seja, qualquer cidade ou corretora, mas evidentemente espera-se que a maior demanda de posts seja relacionada ao nosso mercado.

Algumas regras básicas:

1. Por favor não faça perguntas sobre outros assuntos aqui.

2. Se você já criou ou vai criar um tópico especificamente com sua pergunta coloque aqui apenas uma referência para ele para evitar redundância.
3. Consulte a página https://www.mql5.com/pt/vps para obter maiores detalhes sobre o Serviço de VPS do MetaTrader 5.
4. Não deixe de ler (e seguir) as Regras de Utilização do Serviço de Hospedagem Virtual (https://www.mql5.com/pt/vps/rules).
5. Por favor siga as Regras do Fórum ( https://www.mql5.com/pt/about/rules).


Obrigado e boa discussão a todos!

Rogério Figurelli

Regras
Regras
  • www.mql5.com
Por favor, seja educado na participação deste fórum. Quaisquer mensagens que possam ofender outros visitantes do fórum são proibidas. As discussões negativas sobre qualquer banco, corretoras, de outras empresas ou instituições financeiras estão proibidas. Estas postagens estão sujeitas à remoção. Todas as discussões sobre as relações pessoais...
 

Tenho EA's que leem parâmetros de um arquivo externo. O número de parâmetros é bem grande, chegando a milhares em alguns casos (são parâmetros de modelos preditivos como redes neurais, florestas de decisão, máquinas vetoriais de suporte, etc.).

Há possibilidade de rodar no VPS um EA que leia um arquivo externo? 

Examinei as regras do serviço VPS e verifiquei que, entre os itens que são migrados durante a sincronização, na seção V (Migração) parágrafo 2, não são mencionados os arquivos existentes no diretório "/Files".

Isso quer dizer que pra usar o VPS eu precisaria fixar, dentro do código-fonte, todos os parâmetros que o meu EA lê do arquivo externo ?

Isso é até possível, mas seria uma solução deselegante e trabalhosa, uma vez que os parâmetros mudam de tempos em tempos e isso me forçaria frequentemente a atualizar o código-fonte e recompilar o robô.

Ou há algum jeito de ler dados de um arquivo externo dentro de um VPS ?

Uma segunda alternativa seria obter os dados de um servidor externo, pela rede. Isso é possível no VPS ?  WebRequest() funcionaria ?

 
Trader_Patinhas:

Tenho EA's que leem parâmetros de um arquivo externo. O número de parâmetros é bem grande, chegando a milhares em alguns casos (são parâmetros de modelos preditivos como redes neurais, florestas de decisão, máquinas vetoriais de suporte, etc.).

Há possibilidade de rodar no VPS um EA que leia um arquivo externo? 

Examinei as regras do serviço VPS e verifiquei que, entre os itens que são migrados durante a sincronização, na seção V (Migração) parágrafo 2, não são mencionados os arquivos existentes no diretório "/Files".

Isso quer dizer que pra usar o VPS eu precisaria fixar, dentro do código-fonte, todos os parâmetros que o meu EA lê do arquivo externo ?

Isso é até possível, mas seria uma solução deselegante e trabalhosa, uma vez que os parâmetros mudam de tempos em tempos e isso me forçaria frequentemente a atualizar o código-fonte e recompilar o robô.

Ou há algum jeito de ler dados de um arquivo externo dentro de um VPS ?

Uma segunda alternativa seria obter os dados de um servidor externo, pela rede. Isso é possível no VPS ?  WebRequest() funcionaria ?

Olá  Trader_Patinhas, ótima pergunta, pelas regras (bem lembrado, estou inserindo elas no cabeçalho da thread) realmente esses arquivos não migram, entretanto o WebRequest() e sua respectiva lista de URLa fazem parte da migração (ver abaixo).

Durante a migração, são transferidos:

- dados de conexão da conta de negociação;

- símbolos disponíveis na Observação do Mercado e no Livro de Ofertas;

- gráfico abertos com Expert Advisors em execução (e indicadores, se houver). No entanto, não mais de 32 gráficos para hospedagem paga e não mais de 16 gráficos, para gratuita;

- configurações dos gráficos em execução;

- configurações de Expert Advisors e indicadores em execução nos gráficos;

- arquivos executáveis ​​dos programas inicializados nos gráficos, bem como as bibliotecas EX4/EX5 a serem utilizadas por estes programas;

- dados da conta MQL5.com, na aba "Community", necessários para copiar as negociações segundo a assinatura do Sinal, caso exista alguma assinatura ativa;

- "FTP", "E-mail", "Sinais" e configurações da aba "Notificações";

- valor do número máximo de barras no gráfico definido no parâmetro "Máx. barras no gráfico", na aba "Gráficos", mas não superior a 500 000 barras;

- permissão para usar WebRequest e a lista de URLs permitidos.

Minha sugestão para você e todos usuários e desenvolvedores que forem utilizar o serviço é testar bem antes todas essas funcionalidades.

Pelo menos é isso que estou fazendo com meus robôs e projetos com variáveis mais complexas, como os seus.

Note que uma vantagem é que os logs das abas Terminal e Experts são disponibilizados "ipsis litteris", portanto qualquer incompatibilidade fica fácil verificar, se o robô prevê exibição de falhas e erros em seus logs.

Sds.,
Rogério Figurelli

Regras de Utilização do Serviço de Hospedagem Virtual
Regras de Utilização do Serviço de Hospedagem Virtual
  • www.mql5.com
O Serviço "Hospedagem Virtual" oferece o aluguel dos terminais virtuais MetaTrader 4 e MetaTrader 5 que estão localizados na rede Virtual Hosting Cloud.  O serviço Hospedagem Virtual está disponível apenas para usuários registrados, no site mql5.com, com 18 anos ou mais. O uso do serviço "Hospedagem Virtual" pressupõe automaticamente que o...
 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Serviço MQL5 VPS lançado em São Paulo!

Rogerio Figurelli, 2019.07.27 03:39

Olá  Trader_Patinhas, estou me referindo ao fato de que, na prática, a solução da MetaQuotes é fechada, ou seja, o usuário não tem acesso direto ao VPS, ou seja, é diferente de você  contratar um VPS aberto e fazer todo serviço de instalação e configuração do MT5.
No caso temos um serviço remoto, onde todo o espelhamento do EA, indicadores, sinais, setup, etc., é feito pelo sistema contratado, provavelmente de forma automatizada. É uma ideia inovadora, até onde eu saiba, mas ao mesmo tempo tudo que o cliente tem do seu lado são botões para habilitar e desabilitar seus recursos, o que, no meu entender, diminui o controle que você tem, se comparado com um VPS aberto.
Em outras palavras, é o mesmo que optar entre pilotagem manual ou automática, com vantagens e desvantagens similares. Se você está operando com baixa exposição, essa perda de controle pode não ser tão impactante, mas se estiver com alta exposição, e algo der errado (as exceções), a adrenalina vai ser alta, e nesses casos um VPS aberto oferece um controle manual nas mãos do cliente, a ponto de até mesmo ter controle para remover o EA, fechar a plataforma ou até encerrar a instância de VPS, em último caso.
Note que não é uma crítica ao sistema proposto e existente, apenas uma análise comparativa, pois existe uma vantagem dessa falta de controle que é o serviço ser executado de forma padronizada e automatizada, o que, no médio e longo prazo, em tese, deve minimizar o impacto ou eliminar as situações de exceção, deixando todo o sistema mais robusto.
Espero ter sido mais claro agora, senão é só perguntar de novo.
Sds.,
Rogério Figurelli


 
Porque a Hospedagem Virtual no MetaTrader 4 e no MetaTrader 5 são Melhores que os VPS Usuais
Porque a Hospedagem Virtual no MetaTrader 4 e no MetaTrader 5 são Melhores que os VPS Usuais
  • www.mql5.com
Alugar um servidor virtual diretamente dos terminais MetaTrader 4 e MetaTrader 5 é a melhor maneira de garantir um trabalho ininterrupto de seus robôs de negociação e das assinaturas de Sinais. Essencialmente, ele é análogo a um VPS, no entanto, ele é melhor e mais adequado para atender às necessidades e desafios que um trader se depara. O...
 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Como encerrar o VPS para novos trades

Rogerio Giannetti Torres, 2019.08.15 23:35

Pois então,

o ping pode ser 15 ms mas o processo todo para processar a ordem é superior a 220 ms, ou o servidor vps é uma lata velha ou o broker tá sobrecarregado. Entre em contato com a corretora e veja o que eles podem fazer.

Em tempo, se você está operando notícias esses tempos que você observou são normais.

 

Bom dia a todos,
Gostaria de registrar uma dica e sugestão de melhoria para o novo serviço de VPS do MT5, próximos aos servidores da BM&F/Bovespa (B3), uma vez que o fórum é o meio indicado para isso.
Um problema que percebi nos servidores é que o relógio não está ajustado para o fuso horário de Brasília.
Com isso, tenha cuidado ao analisar os logs, pois algumas informações, principalmente no final do dia, estarão disponíveis apenas se você avançar a data para o próximo dia.
Sds.,
Rogério Figurelli

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Falta de Suporte / Atendimento

Rogerio Figurelli, 2019.09.06 17:26

Olá  fabiano2931, você provavelmente está se referindo ao virtual hosting em SP, correto? Nesse caso a plataforma compatível é o MT5 e não o MT4, e é necessário você logar em uma corretora brasileira.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

COMO DIMINUIR A LATÊNCIA DO METATRADER

Rogerio Figurelli, 2019.09.06 17:51

Olá  Edson Marcelo Caramelo, note que são duas etapas independentes: a primeira é você ter saldo em conta no MQL5.com (esse portal) e a outra é assinar o serviço de VPS diretamente pelo terminal MT5, o que deve ser feito apontando para uma conta em corretora brasileira, e verificando se o servidor e latência são os que está buscando.
Quando você faz a segunda etapa, o valor da assinatura mensal fica preso em seu extrato, e será debitado de fato após o período ou no caso de você cancelar manualmente.
Então, pela lógica, se você fez tudo corretamente, deve ter acesso imediato ao servidor e seus serviços (veja mais detalhes em https://www.mql5.com/pt/vps/manage-forex-vps, que em tese as regras e funcionalidades são similares para B3).
Se isso não está acontecendo, provavelmente está ainda na primeira etapa, aguardando crédito em sua conta no MQL5.com.
Sds.,
Rogério Figurelli


 

Prezados, 

Numa VPS comum alugamos o direito de usar uma infraestrutura e podemos instalar arquivos, programas, etc. Com isso posso pôr vários terminais do MT5 conectados a várias corretoras diferentes.

Na VPS do MetaQuotes, não posso instalar arquivos pessoais, nem programas, etc. Mas também posso conectar meu MT5 a mais de uma corretora. Está correto afirmar isso ?

Outra coisa: Digamos que eu esteja com a VPS MT5 rodando, pregão tá rolando, de repente cai a internet aqui na minha casa. Meus robôs continuam rodando na VPS. Aí eu vou numa lan house* aqui perto pois quero continuar acompanhando e/ou talvez parar os robôs. Mas como é que eu acesso a VPS MT5 de outro ponto, outro PC, diferente do meu no qual ativei a VPS ?

*Não opero por lan house, foi só como exemplo


Grato

 
sergiomt:

Prezados, 

Numa VPS comum alugamos o direito de usar uma infraestrutura e podemos instalar arquivos, programas, etc. Com isso posso pôr vários terminais do MT5 conectados a várias corretoras diferentes.

Na VPS do MetaQuotes, não posso instalar arquivos pessoais, nem programas, etc. Mas também posso conectar meu MT5 a mais de uma corretora. Está correto afirmar isso ?

Outra coisa: Digamos que eu esteja com a VPS MT5 rodando, pregão tá rolando, de repente cai a internet aqui na minha casa. Meus robôs continuam rodando na VPS. Aí eu vou numa lan house* aqui perto pois quero continuar acompanhando e/ou talvez parar os robôs. Mas como é que eu acesso a VPS MT5 de outro ponto, outro PC, diferente do meu no qual ativei a VPS ?

*Não opero por lan house, foi só como exemplo


Grato

Olá  sergiomt, está correto, mas note que, para não deixar margem para erros, você pode conectar seu MT5 a mais de uma corretora mas não de forma simultânea, o que pode ser feito no caso de um VPS padrão.
Quanto ao acesso para supervisão, ele pode ser feito de qualquer terminal MT5 onde você esteja logado. Mas para atualizar suas configurações e robôs você irá ter que utilizar seu próprio ambiente, que é justamente o que está sendo replicado.
Sds.,
Rogério Figurelli

Razão: