Filtro FIR com fase mínima - página 6

 
keekkenen:
a conclusão é simples - não o sombrero de Juan!
Eu não sei.
Ou talvez... sinais mais simples.
Como um 100 hertz sintético + 1.000 hertz.
Deixe-o desenhar, isolar, resumir.
Mas desta vez com um controle visual de fase.

P.S. Não se limite a espetar o que quer que seja
o que você precisar para construir um modelo
sinal = LF + HF + ruído
Gerar um mais simples - brincar com o modelo.
Em seguida, torná-lo mais complicado.
 
O atraso é certo, mas só é crítico em alguns casos. É errado pensar que em princípio deveriam ser minutos ou mesmo horas e não há como reduzi-lo sem uma perda fatal da qualidade do sinal. Sim, a redução do atraso se deve ao fato de que o filtro torna-se cada vez menos como uma passagem de banda perfeita. Mas ninguém nos proíbe de aumentar ligeiramente a freqüência de amostragem de um sinal para permitir a seleção de uma freqüência limite "reserva" de um filtro, ou seja, acima do limite de um espectro de sinais, mas abaixo da metade da freqüência de amostragem. Neste caso, a resposta não ideal de amplitude-frequência escalonada do filtro não fará muita diferença. Finalmente, algumas pessoas parecem confundir distorção não linear com distorção da resposta de amplitude-frequência do filtro.
 
Diante disso, é problemático fazer um sistema com esses filtros, na medida em que o comprimento de resposta ao impulso é repetidamente aumentado. E se levarmos em conta a taxa de amostragem não uniforme - número diferente de carrapatos por minuto. Então a função de ponderação terá um comprimento dinâmico. Como conseqüência disto, é necessário adaptar o cinemático - regenerar completamente suas características e adaptar-se permanentemente ao espectro em cada amostra, ou usar filtros IIR.
 

Por que um filtro FIR? Não seria melhor obter primeiro o espectro? Então pegue o filtro e veja o resultado?

O DSP também é possível...

.... Obrigado pelo tema, há muito tempo eu mesmo quero fazer isso, mas não consegui chegar a ele.

 
Zhunko:

O filtro FIR pode ser feito da maneira que você quiser. Retorno para este tempo de cálculo.

Correção.

O retorno não é para o filtro FIR em si, mas para um desejo de implementá-lo no processador.

Só não entendo bem de onde vem este desejo.

A calculadora especial de hardware pode calcular o valor de qualquer filtro FIR em 2 ciclos de relógio.

 
http://www.metolit.by/ru/dir/index.php/2512 Neurocomputador com arquitetura extensível para tarefas especiais
 
A julgar pelo exemplo dos limpadores, para uma profundidade de 1024 bar, o número de limpadores necessários aumenta para dezenas, centenas ou, no melhor dos casos, milhares ou mais. Calcular tal número de filtros usando filtros digitais em vez de limpadores é ainda mais difícil.
 
http://physics-animations.com/rusboard/themes/22453.html Encontrei algumas discussões interessantes, sem medo de se afastar das teorias. Discutiu tudo, desde mecânica quântica até kotelnikov. Taki no post destacado é um pouco semelhante ao que escrevi aqui sobre os valores intermediários. Não há muita informação sobre o atraso do filtro e sua redução. Mas a essência é esta. Cito: "Sobre o atraso é correto, mas é crítico apenas em alguns casos. Não é correto pensar que deve demorar minutos ou até horas, e não é possível reduzi-lo sem uma perda fatal da qualidade do sinal. Sim, a redução do atraso se deve ao fato de que o filtro torna-se cada vez menos como uma passagem de banda perfeita. Mas ninguém nos proíbe de aumentar ligeiramente a freqüência de amostragem de um sinal para permitir a seleção de uma freqüência limite "reserva" de um filtro, ou seja, acima do limite de um espectro de sinais, mas abaixo da metade da freqüência de amostragem. Neste caso, a resposta não idealizada de amplitude e freqüência escalonada do filtro não será de grande importância. Finalmente, o autor parece confundir distorção não linear com distorção da resposta de amplitude-frequência do filtro". Vou destacar este mesmo ponto em particular:"... Sim, a diminuição do atraso se deve ao fato de que o filtro torna-se cada vez menos como uma passagem de banda perfeita. Mas ninguém nos proíbe de aumentar ligeiramente a freqüência de amostragem do sinal, o que nos permitiria escolher uma freqüência "reserva" do limite do filtro, ou seja, acima do limite do espectro do sinal, mas abaixo da metade da freqüência de amostragem. Neste caso, a resposta não ideal de amplitude e freqüência escalonada do filtro não terá nenhuma importância especial....".
 

O atraso pode ou não ser importante. Tudo depende da finalidade para a qual os filtros são usados. No meu caso, são utilizados filtros para decompor uma curva complexa em componentes simples semelhantes a pecado. Mais precisamente, para a representação visual da curva como uma soma de componentes na tela, pois percebo melhor tais componentes, e não preciso desses componentes para nenhum cálculo.

Portanto, uma simples experiência (decomposição de uma onda sinusoidal) mostra que esta decomposição só é útil em um caso - se o deslocamento de fase do filtro for zero. Caso contrário, o quadro não se torna mais fácil de entender, mas mais complicado.

Depois de ler o tópico na diagonal, ainda não consegui encontrar uma resposta para a pergunta do título: qual é o deslocamento mínimo de fase do filtro FIR? Embora eu ainda não tenha terminado meu trabalho, tenho razões para acreditar que o mínimo possível de deslocamento de fase do filtro FIR é zero. Nos livros, tais filtros são chamados de fisicamente irrealizáveis, e isso geralmente é o fim da discussão. No entanto, é óbvio que tais filtros podem ser usados na história e, sob algumas condições, também funcionarão em tempo real.

 
Não tenho visto nenhum indicador que analise a mudança dinâmica de fase. Ou seja, os filtros dos chutes deslocam a fase de diferentes maneiras. Se construir, por exemplo, uma média entre amostras, então em alguns casos o turno ideal não é exigido por meio período, mas + ou - por outra parte fracionária. Isto é, se ao invés do alisamento do boneco pelo método de complexidades inscritas as tangentes às faces que conectam as amostras adjacentes darão pontos adicionais que terão amostras complementares ao longo do eixo de preço, e ao mesmo tempo terão amostras de comprimento não uniforme, algo será deslocado um pouco mais, algo menos. Assim, teremos uma função não apenas ao longo do eixo do preço, mas também ao longo do eixo "tempo". Por exemplo, muitas pessoas constroem as escalas a partir do período 1,2,3,.... e assim por diante, mas há varinhas com períodos de 1/2, 1/4, 1/64.... e assim por diante, e os pontos de interseção dessas formas também têm suas próprias informações. E então, adicionando, digamos, uma linha reta de interpolação contendo 1000 pontos discretos adicionais (ou, por exemplo, uma função de mudança dinâmica como uma largura de alcance, ou o mesmo volume de tick como uma função pode ser anexado a esses 1000 pontos intermediários) entre amostras, teremos manequins com pesos fracionários. E como os pontos adicionais entre as amostras terão uma etapa de fase não uniforme, os pesos das imersões ou outros sinais também variarão.
Razão: