Neuroprevisão das séries financeiras (com base em um artigo) - página 9

 
nikelodeon:


No final, após a coleta de estatísticas, podemos concluir que um objetivo de treinamento de equilíbrio máximo nem sempre é uma coisa boa. Mas há uma questão um pouco diferente, como encontrar o objetivo para a NS de trabalhar bem no futuro.

Tentei diferentes variantes do meu Expert Advisor com NS, isto é, por saldo, fator de lucro, pagamento esperado, saque em moeda de depósito e saque em %. E eu olhei para o futuro, tanto antes como depois da otimização.

Parece que se otimizarmos pelo saque mínimo na moeda do depósito e depois selecionarmos este saque mínimo a partir dos resultados da otimização, ambos os forwarders serão bem sucedidos. Se o valor mínimo de drawdown é o mesmo para vários resultados de otimização, você deve escolher aquele que tem o equilíbrio máximo.

Além disso, descobriu-se que se você otimizar pelo mínimo levantamento na moeda do depósito, e depois selecionar o resultado com o fator de lucro máximo, os testes a termo também são bem sucedidos, mas os resultados já são piores do que no caso anterior.

Mas este método dá resultados apenas para uma única EA. Outros Expert Advisors com o mesmo NS, mas inputs diferentes, não têm essa característica e até agora não conseguimos descobrir para eles métodos de definir sinais de resultados de otimização para testes futuros bem sucedidos.

 
Reshetov:

Tentei diferentes variantes do meu EA com NS, ou seja, por saldo, fator de lucro, pagamento esperado, saque em moeda de depósito e saque em %. E eu olhei para o futuro, tanto antes como depois da otimização.

Parece que se otimizarmos pelo saque mínimo na moeda do depósito e depois selecionarmos este saque mínimo a partir dos resultados da otimização, ambos os forwarders serão bem sucedidos. Se o valor mínimo de drawdown é o mesmo para vários resultados de otimização, você deve escolher aquele que tem o equilíbrio máximo.

Além disso, descobriu-se que se você otimizar pelo mínimo levantamento na moeda do depósito e depois selecionar o resultado com o fator de lucro máximo, os testes a termo também são bem-sucedidos, mas os resultados são piores do que no caso anterior.

Mas este método dá resultados apenas para uma EA. Outros EAs com o mesmo NS, mas com entradas diferentes, não têm tal característica e até agora não fomos capazes de identificar para eles métodos de determinação de sinais de resultados de otimização para testes futuros bem sucedidos.

O peso da rede neural requer trilhões de variações, e ha só pode dar 10-18 mil.

portanto, seria correto executar a otimização várias vezes (pelo menos cinco) no modo ha e só então escolher algo adequado.

 
Reshetov:

Acontece que se você otimizar pelo saque mínimo na moeda do depósito e depois escolher este saque mínimo a partir dos resultados da otimização, então ambos os forwarders são bem sucedidos. Se o valor do drawdown mínimo for o mesmo para vários resultados de otimização, você precisa selecionar aquele que terá o equilíbrio máximo.

Além disso, descobriu-se que se você otimizar por um levantamento mínimo na moeda do depósito, e depois selecionar o resultado com o fator de lucro máximo, os testes a termo também são bem-sucedidos, mas os resultados são piores do que no caso anterior.

Mas este método dá resultados apenas para uma única EA. Outros Expert Advisors com o mesmo NS, mas inputs diferentes, não têm essa característica e até agora não conseguimos descobrir para eles métodos de definir sinais de resultados de otimização para testes futuros bem sucedidos.

E o número de negócios é controlado? NS é flexível e se apenas definirmos o drawdown mínimo como uma função alvo de treinamento, ele pode facilmente encontrar uma opção com drawdown zero. Se a arquitetura e a matemática do concreto NS permitir, pode simplesmente encontrar alguns pesos, então haverá poucos negócios (quantidade estatisticamente insignificante), mas nenhum saque... Talvez seja por isso que não funciona com outros insumos e redes?

Muitas vezes uso uma variante semelhante: critério = balanço máximo - drawdown, mas com controle obrigatório do número mínimo de negócios. Isto é, acredito que a NS deve fazer pelo menos 100 negócios por ano, e se mostrar um super resultado, mas com 99 negócios - o resultado é jogado fora automaticamente...

 
mersi:

A ponderação da rede neural requer trilhões de opções, e ga só pode dar de 10 a 18 mil.

Portanto, a coisa certa a fazer seria executar a otimização várias vezes (pelo menos cinco) no modo ha e só então escolher algo apropriado.


Você usa um testador GA para treinar o NS? Como você fez isso e que tipo de NS são eles? Quantas "escalas" você pode "encaixar" usando esta abordagem?
 
Figar0:

Você usa o testador GA para treinar a NS? Como você fez isso e que tipo de NS são eles? Quantas "escalas" você pode "encaixar" usando esta abordagem?

Enquanto Yuri responde, eu lhe conto o que eu fiz.

Há um total de 21 pesos. As variáveis tomam valores de -1 a 1. Eu fiz a etapa de otimização das variáveis 0,05.

Não posso dar passos menores porque o número de combinações está no limite para o otimizador - 19 dígitos, eu nem conheço tais números.

Ou seja, era o limite para o otimizador, algo como 99999999999999999999999.

Meu tópico: https://www.mql5.com/ru/forum/126476

 
Figar0:

Você usa o testador GA para ensinar NS? Como você fez isso e que tipo de NS são eles? Quantos "pesos" você pode "ajustar" usando esta abordagem?

20 sinapses.

8 entradas

4 + 3 camadas ocultas

1 saída

todos os neurônios com Fa - tangente hiperbólica

===========

Existem três redes desse tipo. Os resultados de todos os três formam um comitê.

Primeiro é treinada a primeira rede. As saídas das outras duas são zero

Depois, com o primeiro ativado, o segundo é otimizado a fim de diminuir o drawdown ao mínimo, mantendo ou aumentando o lucro

então a terceira rede é conectada às duas já existentes e os pesos são ajustados como no caso anterior

 
Figar0:

E o número de negócios é controlado? NS é flexível, se simplesmente definirmos o drawdown mínimo como uma função de aprendizagem alvo, NS pode facilmente encontrar uma opção com drawdown zero.

O testador do Metatrader não produzirá nenhum drawdown porque ele calcula por equidade, não por equilíbrio. Isto é, mesmo que todos os negócios sejam lucrativos, o drawdown não será zero de qualquer forma, pois os castiçais têm sombras.

E não é desejável fazer tal ajuste para que não houvesse nenhuma perda de negócios. Tais acessórios, com exceções muito raras, falham nos testes de avanço.

 
mersi:

A ponderação da rede neural requer trilhões de opções, e ga só pode dar de 10 a 18 mil.

Portanto, a coisa certa a fazer seria executar a otimização várias vezes (pelo menos cinco) no modo ha e só então escolher algo adequado.

Você está escolhendo a arquitetura de rede neural errada. Na verdade, a grade deve ser tal, que uma pequena mudança nas configurações (pesos e limites) dê o mesmo resultado nas saídas. Se a arquitetura da rede for superengenharia, ela precisa de um ajuste super elegante, e o resultado de tal superengenharia será um supertreinamento (ajuste).

Por exemplo, minha arquitetura é tal que 10 000 passes de GA já são redundantes, ou seja, após a otimização, resultados similares (por balanço, fator de lucro, payoff esperado e drawdown) aparecem com configurações ligeiramente diferentes. Isto permite que a grade produza resultados corretos em uma gama mais ampla de ajustes - é mais espessa.

 

Explicação do cargo anterior.

Vamos supor que você conseguiu treinar uma rede e é capaz de distinguir entre os padrões 3 e 6.

O objetivo da segunda e terceira redes (no meu caso) é evitar que o Expert Advisor acione quando encontrar os padrões 3 e 6.

 
Reshetov:

Você não está selecionando corretamente a arquitetura da rede neural. De fato, a grade deve ser tal que uma ligeira mudança nos ajustes (pesos e limiares) dê o mesmo resultado nas saídas. Se a arquitetura da grade for ajustada, ela precisa de ajustes super finos, e o resultado de tais ajustes será o excesso de treinamento (ajuste).

Por exemplo, minha arquitetura é tal que 10 mil passes de GA já são redundantes, ou seja, após a otimização aparecem resultados similares (balanço, fator de lucro, payoff esperado e drawdown) com configurações ligeiramente diferentes. Isto permite que a grade produza resultados corretos em uma gama mais ampla de ajustes - é mais espessa.

Todos os pesquisadores de redes neurais discordam desta afirmação.

Quase todos os artigos sobre ns podem ler que quanto melhor a rede, mais neurônios ela tem, mas ao mesmo tempo ela não deve ter muitos deles.

É por isso que a maioria deles tende para redes com 2-3 camadas ocultas.

Razão: