[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 126

 
Mathemat писал(а) >>

E eu tenho uma boa solução para um problema geométrico, se alguém se lembrar dele ("Há dois círculos e um ponto. Construir um segmento cujas extremidades estejam nos círculos dados e cujo meio esteja no ponto dado"). Bem, aqui está há meia hora.

Interessante. Vamos lá. :-)

 
Yurixx писал(а) >>

Interessante. Desembuche. :-)

Eu adivinhei. Sim, é uma bela solução.

É interessante que este método não só detecta se existe uma solução, mas também encontra todas as possíveis ao mesmo tempo.

 
Mathemat >>:

Подсказка: решение всплыло в голове как раз после того, как увидел решение alsu.

Uh-huh, lindo :), decidiu, viu a pista e certificou-se da mesma maneira :)

___

ZS: agora você pode realmente ser apedrejado :)

 

Bem, talvez outros entusiastas da matemática também queiram resolvê-lo. A solução é realmente bela - especialmente quando você se lembra que ela foi dada há alguns dias, e eu a tenho torturado todos esses dias. Então, eu preciso de uma chance?

P.S. Bem, desembucha, então...

OK, aqui está minha solução: escolhemos um círculo (digamos, 2) e construímos sua imagem centralmente simétrica em relação ao nosso ponto. Um dos pontos de intersecção do círculo 2' com 1 (há no máximo dois, mínimo zero) define uma extremidade de nosso segmento.

 
Por que não há reação a uma figura com um número infinito de centros de simetria? Será que ninguém quer uma figura tão valiosa? :-)
 

Eu era uma pessoa mais simples e estava olhando para algo como um sistema de listras ou listras. Mas é um pouco mais deliberado. Kudos para a imaginação :)

P.S. Mas por que múltiplos de Pi? Talvez múltiplos ímpares de Pi/2?

P.P.S. A seguir: O quadrado exato de um número cuja notação decimal consiste em 1999 é de três?

Perdão, mais uma vez muito simples :(

 

o quadrado exato não pode terminar em 3 :)

podemos passar para a 7ª série?:)))))

 
Swetten писал(а) >>

Falando em avião: google "Myth busters" e "taking off an aeroplane" -- estes lunáticos o puseram à prova.

O avião decolou. :)

Obrigado, Sveta. Esta é uma contribuição decisiva para a luta pela verdade. O veredicto final e final. Não sujeito a apelação. :-)

Especialmente para a Farnsworth.

Aqui http://dic.academic.ru/dic.nsf/ruwiki/922900 é uma análise bastante competente de todos os detalhes do problema, bem como das incongruências e contradições nas diversas formulações e interpretações de sua condição.

E aqui o critério da verdade é a prática. A decolagem do avião da esteira transportadora.

Episódio 1: https://www.youtube.com/watch?v=KSBFQOfas60

Episódio 2: https://www.youtube.com/watch?v=YORCk1BN7QY&feature=related

 

Oh, eu não tinha pensado nisso. Eu tinha uma solução diferente.

A seguir: Provar que o número 4n + 15n - 1 é divisível por 9.

 
Mathemat писал(а) >>

Eu era uma pessoa mais simples e estava olhando para algo como um sistema de listras ou listras. Mas é um pouco mais deliberado. Kudos para a imaginação :)

P.S. Mas por que múltiplos de Pi? Talvez múltiplos ímpares de Pi/2?

É como pi, no que me diz respeito. Os CSs seriam os pontos de máximos e mínimos, ou seja, 0 e pi. E onde pi/2 não há simetria mesmo localmente. Afinal de contas, os cosines são deslocados.

Razão: