INTELIGÊNCIA NATURAL como base de um sistema comercial - página 62

 
SK. писал (а): Atraídos sob condições onde há um profundo vácuo entre eles - espaço desprovido de matéria.

... O que é o portador desta propriedade na ausência de um meio material?

Um transportador intangível.

O vácuo, mesmo que não tenha campos eletromagnéticos, devido ao princípio de incerteza de Heisenberg, parece ser capaz de gerar partículas. Há muito tempo esta tem sido uma realidade da física quântica. Digamos, gravitões/gravitinos etc., que podem se deteriorar imediatamente, mas têm tempo para interagir durante sua vida útil. Eu não sou bom nessas coisas de alta física, então não vou elaborar. Mas estas partículas podem muito bem ser portadoras desta propriedade, como um análogo dos mésons.

P.S. 2 Yurixx: Obrigado pelo título do livro de Zarechny. Eu já fiz o download.

 

para SK

e você faria bem em não colocar quaisquer engramas desnecessários

 
Mathemat:

O vácuo, mesmo que não tenha campos eletromagnéticos, pode gerar partículas graças ao princípio de incerteza de Heisenberg. Há muito tempo esta tem sido uma realidade da física quântica. Digamos, gravitões/gravitinos etc., que podem se deteriorar imediatamente, mas têm tempo para interagir durante sua vida útil. Eu não sou forte nesta alta física, portanto não vou elaborar. Mas estas partículas podem muito bem ser portadoras desta propriedade, como um análogo dos mésons.

P.S. 2 Yurixx: Obrigado pelo título do livro de Zarechny. Eu já fiz o download.

Eu também não sou forte em física.

O que você disse apenas confirma que a matéria física é "construída" com base em níveis mais elevados de realidade. Todas as propriedades dos objetos físicos, sem exceção, possuem portadores inerentemente superiores - imateriais. Simplesmente não podemos identificar objetos astrais e mentais, porque nossa percepção da realidade é limitada pelos limites de nossa consciência física.

--

Mas não vejo a utilidade de elaborar sobre este assunto. Aparentemente, ninguém quer ter uma conversa positiva.

 

Sergey (SK.), respeito seu ponto de vista, mas neste caso ofereci a interpretação de acordo com o princípio "Occam's blade" em tal interpretação: se é possível encontrar uma explicação do fenômeno a partir da posição dos dogmas aceitos, é preferível que a explicação os viole.

Eu mesmo sei que a física moderna (especialmente a "teoria do estado enredado", aqui é muito interessante: http://quantmag.ppole.ru/QuantumMagic/Doronin1/12.html)usa praticamente algo estranhamente não convencional, mas não necessariamente imaterial ou ainda mais incognoscível (noumena):

Quais são as características surpreendentes dos estados emaranhados? Por que eles atraem tanta atenção dos pesquisadores? A essência é que eles são literalmente proibidos, de outro mundo, transcendentais, como diriam os filósofos, em relação ao mundo material. Suas propriedades e possibilidades são simplesmente fantásticas em termos de física clássica e nossas noções habituais de realidade.
Seus cargos são sempre interessantes para mim, mesmo que eu não concorde com todos eles.
 
Mathemat:

algo estranhamente irreconhecível, mas não necessariamente intangível ou ainda mais, incognoscível (um substantivo):

Eu entendo o que você está dizendo. Também entendo nossa confusão quando nos encontramos subitamente prontos para aceitar novos conhecimentos.

Costumávamos dividir tudo em dois - preto e branco, menino e menina, mais e menos. E temos necessariamente que nos identificar como comunistas ou anarquistas, ateus ou crentes.

Você deu um exemplo cuja asserção positiva subjacente é o materialismo. Este "não necessariamente imaterial" afirma que o mundo é definitivamente material, enquanto a existência ou não existência de algo mais é uma grande questão.

Na minha opinião, a outra posição é mais construtiva. Afinal de contas, provar a inexistência de algo é, em princípio, impossível. Só se pode provar a existência de algo. Portanto, é "um pouco mais lógico" assumir que nenhum dos dois é comprovado, portanto, ambos são teoricamente possíveis.

Quanto à minha posição, ela foi determinada - eu já estou do outro lado da bacia hidrográfica. Mas "esse lado" não é idealista (ao contrário de materialista), mas sim um generalizado que atribui um certo papel à matéria como base da realidade física e aos objetos do plano astral e mental como essência da base qualitativa, fundamental da matéria (e, a propósito, o portador original de suas propriedades).

 

2 SK

Sergey, você tem declarado repetidamente neste fórum seu ponto de vista sobre consciência, desenvolvimento, compreensão da verdade e outros assuntos de alto nível. Concordo com você em muitas questões, e nossas opiniões diferem em muitas outras. No entanto, não discutimos, porque concordamos com o ponto principal: a vida é um fenômeno muito maior do que aquilo que vemos, ouvimos e tocamos. E ambos somos atraídos por esse, o lado incognoscível da vida. E há muitas pessoas (provavelmente a maioria) que são praticantes. Para eles, o que vêem, ouvem e tocam é muito mais importante do que tudo o mais, porque não têm oportunidade não só de apreciar a magnitude de tudo o resto, mas até mesmo de tocá-lo.

Suponha que você queira despertar em tal pessoa um interesse em aprender. O que você faz? Pela enésima vez você repete a classificação das formas de consciência e tudo relacionado a ela. Você acha que essa pessoa, tendo se familiarizado com a classificação, vai imediatamente se acalmar e aceitá-la de braços abertos? Eu não acho que você pense assim. Não há nada mais chato do que classificações, especialmente para alguém que não tem experiência na área.

E a propósito, o exemplo que você deu com a gravidade é bastante infeliz, o Mathemat está absolutamente certo.

2 Mathemat

Em relação ao livro de Zarechny, eu gostaria de dizer algumas palavras. Não como uma crítica, mas para dissociar posições. Mencionei-o aqui num tom muito aprovador e a partir deste posso concluir que concordo com tudo o que está nele e o considero bastante adequado às complexas questões com as quais lida. Isso não é de modo algum o caso.

A primeira parte trata dos últimos avanços da ciência, em particular a mecânica quântica, as experiências de princípio e sua compreensão e interpretação, e a relação de tudo isso com a Consciência. Todo o material factual e sua explicação são brilhantes. A explicação dos conceitos quântico-mecânicos também é bastante boa, em princípio qualquer um pode descobrir isso. Todo o modo de acumulação de fatos experimentais e sua compreensão, sua conexão com teorias existentes, que inevitavelmente leva à conclusão: o imaterial é primário, está bem descrito. Mesmo este intangível recebe seu próprio nome.

Entretanto, quando Zarechny tenta, usando a teoria dos estados coerentes, bem como a teoria da decoerência e da recoerência, explicar certos fenômenos físicos ou hipotéticos, e além disso envolve a "teoria dos estados emaranhados", ele começa a se contradizer. Não se pode deixar de pensar que o principal resultado da "teoria dos estados enredados" é uma completa confusão de noções filosóficas dos físicos. :-)

O mais interessante é que em todas essas tentativas pesadas de Zarechny para explicar a física e, em maior grau ainda, a filosofia, não há necessidade. Há explicações consideravelmente mais simples e estruturais que estão em perfeita harmonia com o fluxo geral do livro, e que qualquer um dos leitores pode obter. Bem, Zarechny só queria dar demasiada ênfase à mecânica quântica, então ele exagerou um pouco, isso acontece.

E a segunda parte - "Consciência" - eu nem sequer li. Li dois capítulos e percebi que não precisava dele. Lá Zarechny expõe suas idéias sobre o assunto, confiando em certa medida em sua própria experiência, mas em grande parte (IMHO) na experiência de outros livros, em suas especulações, etc. Lá você pode encontrar algumas classificações e muitas coisas interessantes. Eu não sonharia em desafiar uma única palavra disso. No entanto, é uma área onde se tem que mergulhar pessoalmente, agarrando tudo na própria experiência, porque essa agarração é o caminho da transformação humana. E ler sobre a transformação (ao invés da transformação em si) também é possível, é claro, mas não faz sentido.

A TODOS, A TODOS, A TODOS

Somos todos reféns daquele conjunto de fatos e percepções com os quais nos propusemos ser apresentados (ou diretamente impostos) no momento em que nossa personalidade foi formada. O livro de Zarechny contém um pequeno trecho de outro livro, Maciej Kuczyński's Life is a Thought . Nesta peça são apresentados dois fatos biológicos, o segundo diz respeito às amebas. Se eu tivesse aprendido que no ensino médio, quando estudávamos biologia, eu não teria sido capaz de aceitar a visão materialista do mundo tão facilmente. Alguém purgou cuidadosamente nossos currículos escolares de tais detalhes questionáveis da vida real. Presumivelmente - para evitar dúvidas prejudiciais. :-(

Portanto, quem quer saber como o mundo realmente é, não pode ser ignorante. Ele deve aprender os fatos científicos mais incompreensíveis, os mais inexplicáveis, mas repetíveis, reprodutíveis, tanto da mecânica quântica quanto da vida das amebas. Isto não é mágica ou ciência psíquica, isto é ciência. Mas embora seja incapaz de dizer algo inteligível, nós mesmos podemos refletir e chegar a conclusões de princípio. É suficiente que a ciência confirme e registre estes fatos.

Quem quiser ler esta pequena, mas fascinante peça, pode usar duas palavras no Google: amoeba grex.

 

para Yurixx

Тем не менее, мы с Вами не спорим, поскольку сходимся в главном: Жизнь - это значительно бОльшее Явление, чем то, что мы видим, слышим и осязаем. И нас обоих привлекает та, непознанная, сторона Жизни. А есть много людей (наверное большинство) - практиков. Для них значительно важнее то, что они видят, слышат и осязают, что все остальное вместе взятое, поскольку у них нет возможности не только оценить масштабы этого всего остального, но даже просто прикоснуться к нему.

Talvez tenha perdido algo, mas então como um não praticante descobre o que mais existe no mundo além do que "vê, ouve e toca"? Eu acrescentaria "pensa" a essa lista, porque acontece que você acabou de descrever uma ameba, ou na melhor das hipóteses meu gato (embora ele esteja um passo acima de uma ameba, mas se exibe como se o universo inteiro devesse sua existência a ele). Pois, mesmo uma idéia não surge do nada (novamente, este não é definitivamente o caso com meu gato - ele sempre tem três pensamentos).

Como, por exemplo, uma pessoa descobriu a existência de, digamos, um "corpo astral". Neste caso, o aspecto interessante é o fato do conhecimento em si, não sua verdade ou falsidade, e mais interessante é a fonte original (não estou me referindo a livros sábios e a uma cadeia ou "rede" de professores que preservaram esse conhecimento, mas a fonte original em si).

O livro de Zarecki inclui um pequeno trecho de outro livro, "Life is a Thought" de Maciej Kuczyński. Nesta peça são apresentados dois fatos biológicos, o segundo diz respeito às amebas. Se eu tivesse aprendido que no ensino médio, quando estudávamos biologia, eu não teria sido capaz de aceitar a visão materialista do mundo tão facilmente.

Tudo depende da"importância", da"impressionabilidade pessoal" e da"imaginação" dada ao fato ou à especulação. Os antigos índios, por exemplo, incluindo os antigos Vedas, asseguram que a alma também está envolta em pedra.

PS: em geral, o fato da coincidência dos principais postulados de vários ensinamentos e religiões separados por uma grande distância e tempo é bastante curioso em si mesmo e faz com que nos tornemos suspeitos.

 
Yurixx писал (а): ВСЕМ, ВСЕМ, ВСЕМ ..Aqueles que desejam... podem procurar no Google duas palavras: amoeba grex.

Bem, desde que todos...

Carregou-o, leia-o. Não encontrei lá nada que abalasse minha visão de mundo materialista e direta.

A biologia até hoje permanece como um homem cego apalpando um elefante. O exemplo mostra apenas

ciência subdesenvolvida e a falta de conhecimento para explicar os fenômenos descritos. A já mencionada "lâmina de barbear de Occam

A "lâmina de barbear Occam" corta claramente todas as fabricações. A propósito, parabéns à Mathemat por ser extremamente diplomática com todos,

independentemente de concordarem ou não com suas opiniões. Um bom exemplo para todos nós.

 

à Yurixx.

Sobre as amebas

:о)

Procure"o grande mistério da água" em seu mecanismo de busca e você aprenderá muitas coisas interessantes sobre ele. O homem consiste principalmente de água, especialmente o cérebro, que além da água não tem nada de especial e a presença de "matéria cinzenta" é difícil de explicar nossas habilidades. A água é muito mais inteligente que as amebas e possivelmente os humanos (é considerada o computador mais perfeito do mundo) e é possível que a água torne suas amebas tão inteligentes :o)

PS: Há algum tempo atrás, como arquiteto, desenvolvi uma estrutura de armazenamento de dados muito interessante -CD (existe tal direção em TI), usando algumas propriedades muito interessantes da água (procurei e copiei-a da Natureza como uma mascate). Acho que voltarei a ela na parte comercial, mas com um pouco de repensar os objetivos da DW.

 
Implex:

Eu não acredito na sorte, infelizmente. Mas obrigado de qualquer forma :)

Hmm...

A sorte é um evento positivo resultante de uma coincidência acidental, imprevisível ou inexplicável de circunstâncias. Pode também denotar o resultado desejável de um evento ou ação, especialmente em situações em que não depende (inteiramente) das ações ou decisões do indivíduo afetado. Exemplos de sorte seriam ganhar a loteria, a roleta ou outro jogo de azar. Outra palavra usada para sorte é sorte. A sorte é um motivo frequentemente usado na arte.

Você está dizendo que não há eventos positivos? Ou que eles não são o resultado do acaso? ;)

Mas eu só estou dizendo que :)

Eu também não conto com a sorte, mas quando se trata de um empreendimento, é uma coisa muito boa :)

Implex:

Bem, "pensamentos sobre o assunto", como eles dizem. Por favor...

Vou me permitir uma digressão sobre o tema do treinamento da inteligência natural. Sou dono de um carro e adoro dirigi-lo. Quando me coloco atrás do volante, eu meio que me imerso em um ambiente diferente. Em algum momento, eu descubro que às vezes tenho uma espécie de premonição. Por exemplo, dirigindo em uma faixa vazia, recuso-me a ceder a um carro (que está na próxima faixa mais movimentada) e uma fração de segundo depois esse carro muda de faixa. Naturalmente, estou falando dos casos em que o motorista do outro carro não indicou de forma alguma sua intenção. Isso raramente acontece o suficiente, e expliquei a mim mesmo pelas possíveis mudanças na dinâmica de direção de outro carro, que não são claramente visíveis, mas me fazem sentir inseguro sobre o comportamento do meu vizinho na estrada.

Voltando à FOREX, as flutuações das taxas não ocorrem isoladamente umas das outras. FOREX é um conjunto de vasos comunicantes e as mudanças que ocorrem com uma moeda são transmitidas para todo o sistema. Vale a pena observar, mas a dinâmica, não a estática histórica, deve ser observada. O observador pode notar algumas regularidades ou ter uma sensação de movimento. Mas não se contente com dogmas como "o preço está subindo porque todos estão comprando".

Razão: