Redes neuronais artificiais.

 

As redes neurais são IMHO a parte mais difícil do comércio algorítmico. Não há aqui novatos. Eu, também eu, só depois de 8 anos de forex, tendo gasto muito dinheiro, tendo experimentado todas as estratégias e indicadores possíveis e todas as combinações possíveis deles, decidi que esta é a única estratégia comercial que não toquei. Porque não o experimentei antes? Pensei que era demasiado complicado e exigia programas especiais como "neurosolutions". Acontece que eu estava errado. O mais importante é compreender claramente como funcionam as redes neurais, e o resto é uma questão técnica.

Inventei o meu primeiro protótipo de neurónio em cerca de um dia, escrevi-o em 15 minutos usando MQL5 puro, treinei-o usando optimização. E oh meu milagre, os resultados são encorajadores... a robustez do tanque está presente há vários anos, os testes do tanque são estáveis. Estou agora quase completamente convencido de que se o Graal existe, está escondido algures nas entranhas das redes neurais. O seu potencial é quase ilimitado, posso acrescentar aí qualquer número de indicadores com qualquer número de parâmetros... e pode ser feito em MQL5 puro. Depois de pensar e experimentá-los, todos os meus esforços anteriores para criar um Expert Advisor fora dos indicadores padrão parecem ser uma brincadeira de criança.

Nesta linha proponho partilhar a minha experiência no campo das redes neuronais. Seria interessante aprender os princípios de concepção e formação de redes na MQL5. Ficarei à espera dos vossos comentários.

 
Porquê recomeçar um tema de novo? Já existem tópicos e pessoas a comer redes neuronais ao pequeno-almoço, por exemplo, joo.
 

07041982:   

blá...blá...blá....

Neste tópico proponho partilhar experiências no campo das redes neuronais
começar a partilhar - observar de perto
 
IgorM:
começar a partilhar - observar de perto
É isso, não há muita experiência, praticamente nenhuma, uma simples rede neural escrita em 15 minutos...
 
07041982: A questão é que eu tenho pouca ou nenhuma experiência, tenho apenas uma simples rede neural que escrevi em 15 minutos...

a experiência com NS não é importante (não estou a apontar dedos, mas o Sr. R. tem lidado com NS há muito tempo e depois de observar os seus postos durante muito tempo cheguei à conclusão que o tempo e a experiência não são importantes - é o caso que conta...)

OMG, o seu código Graal será afixado e tentaremos resolvê-lo no fórum.

Tenho muitos mql4 TS prontos a usar, mas cheguei à conclusão de que não é melhor do que os indicadores padrão.

 

"Explica-me, por favor, porque é necessário fabricar artificialmente Spinoza quando qualquer mulher pode dar à luz quando quiser"... (c) ;)

 
07041982:

Nesta linha proponho partilhar a minha experiência no campo das redes neuronais. Seria interessante aprender os princípios de construção e formação de redes na MQL5. Aguardo com expectativa os vossos comentários.

Tente ler tanto fóruns como artigos como parte de "aprender os princípios", talvez não precise deste tópico.
 

Não quero afixar o código, porque não quero nenhum flub desnecessário sobre o meu estilo peculiar de escrever código sem usar classes e bibliotecas padrão, etc. É difícil compreendê-lo, há muitas variáveis. Vou explicar melhor em poucas palavras.

Tomei dez neurónios; o primeiro neurónio calcula o que é mais elevado o MA ou o preço actual, o segundo - o MA na barra anterior ou o preço na barra anterior, etc. para todos os dez neurónios. Cada neurónio decide se o preço irá subir ou descer e as 10 opiniões são somadas para nos dar uma resposta, por exemplo, o preço irá subir com 90% de probabilidade (9 em cada 10 neurónios votaram a favor e 1 contra). Cada neurónio contém uma condição: se o preço for inferior ao MA, produz 1 ou -1, o que depende dos parâmetros a serem optimizados. Um 1 significa que vota para o preço que sobe e um -1 para o preço que desce. A optimização é o processo de formação da rede neural. É isso mesmo.

Взгляни на рынок через готовые классы
Взгляни на рынок через готовые классы
  • 2010.10.26
  • Dmitriy Skub
  • www.mql5.com
Не секрет, что большую часть информации об окружающем мире человек получает при помощи зрения. Справедливо это и в такой области как трейдинг. Новая платформа MetaTrader 5 и язык MQL5 открывают новые возможности для представления визуальной информации трейдеру. В данной статье предлагается универсальная и расширяемая система классов, которая берет на себя всю черновую работу по организации вывода произвольной текстовой информации.
 
07041982:

Não quero afixar o código, porque não quero nenhum flub desnecessário sobre o meu estilo peculiar de escrever código sem usar classes e bibliotecas padrão, etc. É difícil compreendê-lo, há muitas variáveis. Vou explicar melhor em poucas palavras.

Talvez possa reescrever o seu TS com o novo artigohttps://www.mql5.com/ru/articles/497 , o código lá não é complicado, deve servir o seu propósito, parece que também tem um comité de redes de um neurónio

Mas se o discutirmos, devemos discutir o assunto e não o tópico do fio, uma vez que não há assunto a discutir.

Нейронные сети - от теории к практике
Нейронные сети - от теории к практике
  • 2012.10.06
  • Dmitriy Parfenovich
  • www.mql5.com
В наше время, наверное, каждый трейдер слышал о нейронных сетях и знает, как это круто. В представлении большинства те, которые в них разбираются, это какие-то чуть ли не сверхчеловеки. В этой статье я постараюсь рассказать, как устроена нейросеть, что с ней можно делать и покажу практические примеры её использования.
 
IgorM:

Então talvez possa reescrever o seu TS usando o novo artigohttps://www.mql5.com/ru/articles/497 , o código lá não é complicado, deve servir os seus propósitos, parece que também tem um comité de redes de um neurónio

Mas se o discutirmos, devemos discutir o assunto e não o tópico do fio, uma vez que não há assunto a discutir.

Compreendo que este é um fórum para programadores e não comerciantes, IMHO é mais interessante discutir a estratégia comercial do que exemplos da sua implementação numa linguagem de programação. O que há de interessante em discutir o código nu?
 
aharata:
Então, porquê recomeçar o tema? Já existem fios e pessoas a comer redes neurais ao pequeno-almoço, como a joo.

Obrigado, mas há muitas pessoas neste fórum que compreendem as grelhas muito melhor do que eu. Ficaria mais do que feliz em lê-los aqui.


E em geral, uma boa compreensão da estrutura e propriedades das redes não é suficiente para criar um sistema lucrativo na vida real (e não em histórias). Isto requer ideias originais na selecção de entradas para a grelha, tal como para mim - ainda estou em busca.

Razão: