Matemática pura, física, lógica (braingames.ru): jogos cerebrais não relacionados com o comércio - página 28

 

Não, não tem nada a ver com isso. Os vértices estão em números inteiros, mas os comprimentos dos lados não são necessariamente números inteiros.

// Самое простое - проверять именно на моей последней "полушар-полупружина" модели.  Практически нет шансов запутаться, и никаких интегралов не светит. 

Não, há aí um ponto desagradável: a metade inferior tem energia não nula, pois também é compressível. Simplificou-o excessivamente. Uma mola seria mais justa.

Vou tentar resolvê-lo com uma mola limpa.

 
Mathemat:

Não, há aí uma parte desagradável: a metade inferior tem energia não nula, uma vez que também é comprimida. Simplificou-o excessivamente. Uma mola seria mais justa.

Vou tentar descobrir uma fonte pura.

Depende de si, mas penso que continuará a ter a mesma coisa. Vá em frente.

E de qualquer forma, a minha condição diz que metade da bola é incompressível e inelástica, e entre elas existe uma mola perfeitamente elástica e sem peso. Tome-a como base - não se pode pensar num modelo melhor.

Não, não tem nada a ver com ela. Os vértices estão em números inteiros, mas os comprimentos laterais não são necessariamente números inteiros.

Sim, já o encontrei. Estranhamente, existem pelo menos alguns tetraedrófos. Por exemplo, os vértices são (0,x,2x),(0,x,-2x),(2x,-x,0),(-2x,-x,0) , onde x é qualquer número inteiro

É fácil de ver que todos os pontos são equidistantes.

 

Estou a ficar farto do assunto. Talvez não tenha dormido o suficiente (tive de ficar no trabalho 24 horas - ordem urgente, só dormi durante duas horas...)

na verdade, o meu cérebro está em pulgas.

 

Estados do sistema:

1. Um tijolo a uma altura de 1m tem energia potencial:

EPk=Mk*G*Hk; Vk=0.

2. O tijolo atingiu a superfície da mola, toda a energia potencial de repouso foi transferida para a energia cinética do movimento:

EKk=(Mk*Vk^2)/2

nesta altura a velocidade é máxima:

Vk=(Vk0^2+2*a*s)^0.5=(0+2*9.81*1)^0.5=4.429 m/c

EKk=(Mk*4.429^2)/2=Mk*9.81

3. A energia cinética do tijolo passa para a energia potencial de compressão da mola, a mola é comprimida pela distância dependendo da rigidez da mola, a velocidade do tijolo é igual a 0.

4. No ponto em que toda a energia do tijolo passou para a energia compressiva da mola e a velocidade do tijolo é igual a 0, começa o destravamento da mola. A velocidade máxima do fim da mola que toca o tijolo e do próprio tijolo é de 4,429 m/s no ponto de contacto inicial. É a partir deste ponto e exactamente a esta velocidade que o tijolo deve começar a mover-se para cima para atingir uma altura de 1m.

5. A velocidade do fim da mola é exactamente 4,429 m/c. A metade móvel da massa da mola arrasta a outra metade atrás dela. Desde metade, a altura do salto é igual a metade da distância de 1m, ou seja, 0,5m.


Agora, imagine, em vez de uma mola, um corpo perfeitamente elástico, a nossa bola do problema. É incompressível por definição, pelo que o tijolo muda de direcção instantaneamente no ponto de contacto, o vector de velocidade muda de sinal mas não muda de magnitude, e a velocidade é exactamente a mesma que a sua velocidade inicial, para que o corpo atinja uma altura de 1m. Mas a bola não saltará porque não foi comprimida, uma vez que é absolutamente elástica.


ZS. Não tente calcular a força que actua sobre um corpo perfeitamente elástico no momento do impacto. Tem uma tendência para o infinito. É por isso que nunca utilizam o modelo de corpo perfeitamente elástico nos cálculos de resistência ao impacto.


Onde é que errei, porque é que tenho um valor de 0,5 em vez de 0,25?

 
joo:

Onde é que errei, porque é que tenho um valor de 0,5 em vez de 0,25?

Porque a altura do salto é supostamente proporcional ao quadrado da velocidade.

// Diz isso nos preceitos de Newton. Também não acredito nisso, mas para evitar a expulsão do colectivo, prefiro fingir estar de acordo... Perdoe-me, Truth....

 
MetaDriver: E de facto, tenho a condição de que as metades da bola sejam incompressíveis e inelásticas. E entre elas existe uma mola absolutamente elástica e sem peso. Tomem-na como base - não se pode pensar num modelo melhor.

Manipula-se as metades da bola, tem de se manipular a mola.

Sim, já o encontrei, curiosamente, há pelo menos uma dafega destes pontos. Exemplo, os vértices são (0,x,2x),(0,x,-2x),(2x,-x,0),(-2x,-x,0),(-2x,-x,0) , onde x é qualquer número inteiro

Não, não funciona como uma flor de pedra. As bordas 1-2 são 4x = sqrt(0 + 0 + (4x)^2 ),

e 2-3 é sqrt( (2x)^2 + (2x)^2 + (2x)^2 )= 4x.

Porque a altura do salto é supostamente proporcional ao quadrado da velocidade.

// Diz isso nos preceitos de Newton. Também não acredito nisso, mas para evitar a expulsão do colectivo, prefiro fingir estar de acordo... Perdoa-me,verdade.....

Caramba, então mgh = mv^2/2. Porque está insatisfeito?

E não está nos seus preceitos, é apenas uma consequência dos mesmos.

joo: A velocidade do fim da mola é exactamente 4,429 m/s. O movimento de metade da massa da mola arrasta a outra metade com ela. Desde metade, a altura do salto é igual a metade da distância de 1m, ou seja, 0,5m.

Você é forte, Andryukha. Mas a conclusão (em azul) é demasiado ousada.

 
Mathemat:

Manipula-se as metades da bola, manipula-se a mola.

Não, não é assim. Borda 1-2 é 4x = srqt(0 + 0 + (4x)^2 ),

e 2-3 é srqt( (2x)^2 + (2x)^2 + (2x)^2 )= 4x.

Sim. Parece que fiz asneira um pouco. shazzzzzzzz.... Vou arranjá-la. A solução está algures por aqui.
 
MetaDriver:

Porque a altura do salto é supostamente proporcional ao quadrado da velocidade.

// Também não acredito, mas para evitar a expulsão do colectivo, prefiro fingir estar de acordo...

Isto é verdade. Mas não para todos os organismos do sistema em questão. Uma mola tem a mesma velocidade quando o tijolo salta, mas apenas uma extremidade (metade da massa), e a outra metade da massa também tem de ser puxada para trás. Caso contrário, a mola voaria a mesma distância que o tijolo, mas apenas metade da distância.

yeesh, phiségés. :)

 
Mathemat:

Caramba, então mgh = mv^2/2. Porque está insatisfeito?

E não está nos seus mandamentos, é apenas uma consequência dos mesmos.

E eu sou contra! Libertem as fontes. Sugiro que votemos. Joo, vamos a uma sondagem!?
 
joo:
Isto é verdade. Mas não para todos os organismos do sistema em questão. Uma mola tem a mesma velocidade quando o tijolo salta, mas apenas uma extremidade (metade da massa), e a outra metade da massa também tem de ser puxada para trás. Caso contrário, a mola voaria a mesma distância que o tijolo, mas apenas metade da distância.
A minha explicação é muito simples: a mola estica-se uniformemente. Ao mesmo tempo, o seu extremo superior move-se com velocidade v e o extremo inferior está estacionário. Assim, a velocidade do centro de massa é v/2. Mas salta não pela metade, mas por um quarto, pois a altura máxima é proporcional ao quadrado da velocidade inicial.
Razão: