MT5 não abre no Linux depois da atualização.

 

Olá.

Estou com problema para abrir a MT5 no Linux depois que eu atualizei a plataforma, mais precisamente no sistema Debian GNU/Linux. Depois que eu foi atualizado o Wine Staging, foi instalado um outro aplicativo, mas não consigo acessar a plataforma.

Me aparece a seguinte mensagem de erro: 

"A debugger has been found running in your system. Please, unload it from memory and restart your program."

Já reinstalei a MT5, reinstalei pelo Synaptic o wine-staging 2.0.0 jessie, wine-staging-amd64 2.0.0 jessie; wine-staging-386:i386 2.0.0 jessie; winehq-staging 2.0.0 jessie

 
Thiago Ferreira:

Olá.

Estou com problema para abrir a MT5 no Linux depois que eu atualizei a plataforma, mais precisamente no sistema Debian GNU/Linux. Depois que eu foi atualizado o Wine Staging, foi instalado um outro aplicativo, mas não consigo acessar a plataforma.

Me aparece a seguinte mensagem de erro: 

"A debugger has been found running in your system. Please, unload it from memory and restart your program."

Já reinstalei a MT5, reinstalei pelo Synaptic o wine-staging 2.0.0 jessie, wine-staging-amd64 2.0.0 jessie; wine-staging-386:i386 2.0.0 jessie; winehq-staging 2.0.0 jessie

Prezado Thiago

Caso seu sistema seja 64 Bits, segue a solução:

I found this solution (bellow quoted) on the Wine website, which seems very confusing to me. The application works now, but it shows that it is working on 32-bit
In order to get the 32-bit Metatrader 5 installed on a 64-bit Linux/wine system do the following:

1. create new 32-bit only wine-prefix:
Code:
WINEPREFIX="$HOME/.wine32" WINEARCH=win32 wine wineboot
2. execute mt5setup.exe-installer:
Code:
WINEPREFIX=~/.wine32 wine mt5setup.exe
3. run the termin.exe programm:
Code:
      WINEPREFIX=~/.wine32 wine terminal.exe
Isso tudo, vai fazer uma nova instalação do Meta Trader em seu PC, mas em novo diretório, igual a este:

/home/sergio/.wine32/drive_c/Program Files/MetaTrader 5 - ActivTrades/

onde "sergio" deverá ser o seu nome de usuário de seu sistema.


Você vai precisar refazer os caminhos apontados por seus ícones do Meta Trader do seu deskTop (se é que tem algum)

Bons lucros :)

Sérgio Gelli
 

Obrigado @Sergio Gelli pela info.

Lembrando aos colegas que os comandos anteriores são feitos via Terminal.

Tentei na primeira vez, desinstalei o MT5 antes, mas não deu certo. Desinstalei o Wine Staging e reinstalei como sempre fiz e recomendado através do site WineHQ no link https://www.winehq.org/download .

Desta ultima vez, tentei como root, mas mesmo assim me apareceu o mesmo problema na etapa da instalação:

root@xxx:~# WINEPREFIX=~/.wine32 wine mt5setup.exe
fixme:winediag:start_process Wine Staging 2.0 is a testing version containing experimental patches.
fixme:winediag:start_process Please mention your exact version when filing bug reports on winehq.org.
wine: cannot find L"C:\\windows\\system32\\mt5setup.exe"

Alterei também o nome "mt5setup.exe" para "xpmt5setup.exe", e não deu certo.

Adicionei o instalador xpmt5setup.exe, nesta pasta C:\\windows\\system32\, mas mesmo assim não deu certo. Veja o erro:

root@xxx:~# WINEPREFIX=~/.wine32 wine xpmt5setup.exe
fixme:winediag:start_process Wine Staging 2.0 is a testing version containing experimental patches.
fixme:winediag:start_process Please mention your exact version when filing bug reports on winehq.org.
wine: cannot find L"C:\\windows\\system32\\xpmt5setup.exe"
 
Bom... reinstalei aqui clicando com o botão direito em cima do instalador xpmt5setup.exe na opção "A Wine Application" e deu certo.
 

Sim, claro. Para isso dar certo é preciso que vc esteja em um terminal, mas tem que estar na pasta que vc fez o download do mt5setup.exe ou então apontar o caminho, tal como abaixo

root@xxx:~# WINEPREFIX=~/.wine32 wine /home/sergio/Downloads/mt5setup.exe

è fundamental que você tenha baixado o programa que deseja usar, como no seu caso o xpmt5setup.exe

Depois é só acessar com o Dolphin e executar o /home/sergio/.wine32/drive_c/Program Files/Meta Trader/terminal.exe

Ou crie um link para ele na sua área de trabalho.

Troque o ../sergio/.. pelo nome de seu usuário

 

Bom dia pessoal.

Consegui instalar o MT5 no ubuntu com o wine. Resolvi essa questão do 32/64bits com ajuda de vocês aqui. Muito obrigado.

Mas estou com uma outra dúvida.

Tenho o Ubuntu 14.04 LTS, e gostaria de saber se atualizar a distribuição para a 16.04 LTS iria ter problemas com o MT5 ou algum outro programa.

 Vocês rodam em qual distribuição e qual versão?

Valeu...Abraço. 

 

Olá Vitor.

Eu acredito que não terá problemas quanto a atualização do Ubuntu.

Eu rodo no Debian 8.7 Stable.

Mas... descobri um outro problema hoje. Em 32 bits não funciona a otimização em nuvem, e somente na versão 64 bits. Preciso que seja solucionado este problema da parte do MetaQuotes, pois o meu notebook esta travando quando faço as otimizações de meus EAs. Ou que pelo menos rode através do Wine 64 bits.

A solução seria que tivesse uma versão nativa para Linux e não através do Wine, como por exemplo através de pacotes .DEB, do Debian, que também o Ubuntu usa e outros pacotes, conforme a necessidade da comunidade.

 

Thiago, como atualizo o source.list no debian para baixar o wine?

Se pudessem colocar o procedimento ficaria feliz.

 

Recentemente resolvi baixar o MetaTrader 5 da XP  e ele nem sequer chega a rodar e aparece a maledeta mensagem

"A debugger has been found running in your system. Please, unload it from memory and restart your program."

Tentei tudo que foi exposto nas mensagens acima e nada.....

Curiosamente tentei baixar e usar o Meta Trader em um computador mais antigo e.....funcionou.

Vi que no primeiro PC, mais novo, a instalacão criou os arquivos metaeditor64.exe e terminal64.exe

Mas no PC antigo foram criados os arquivos metaeditor.exe e terminal.exe. Note que os nomes não tem o número 64

Copiei esses arquivos para o primeiro PC e tudo funciona perfeitamente.

Caso alguém tenha problemas desse tipo, basta instalar em uma máquina em que o Meta Trader funcione e copiar todos arquivos para seu PC

Ao que parece, o pessoal da Meta Trader está muito atrapalhado com a mudan;a para 64 bits e isso está provocando problemas do tipo aqui comentado e também problemas como aquele que pede login, senha e  servidor PROXI antes de instalar o Meta Trader

 
Sergio Gelli:

Recentemente resolvi baixar o MetaTrader 5 da XP  e ele nem sequer chega a rodar e aparece a maledeta mensagem

"A debugger has been found running in your system. Please, unload it from memory and restart your program."

Tentei tudo que foi exposto nas mensagens acima e nada.....

Curiosamente tentei baixar e usar o Meta Trader em um computador mais antigo e.....funcionou.

Vi que no primeiro PC, mais novo, a instalacão criou os arquivos metaeditor64.exe e terminal64.exe

Mas no PC antigo foram criados os arquivos metaeditor.exe e terminal.exe. Note que os nomes não tem o número 64

Copiei esses arquivos para o primeiro PC e tudo funciona perfeitamente.

Caso alguém tenha problemas desse tipo, basta instalar em uma máquina em que o Meta Trader funcione e copiar todos arquivos para seu PC

Ao que parece, o pessoal da Meta Trader está muito atrapalhado com a mudan;a para 64 bits e isso está provocando problemas do tipo aqui comentado e também problemas como aquele que pede login, senha e  servidor PROXI antes de instalar o Meta Trader

Bom dia Sergio.

Este computador antigo provavelmente é de 32 bits. Conseguiu rodar o MetaTrader 64 bits?

Qual versão do Wine esta usando?

 
Bom... funcionou, mas a versão da MT5 32 bits. Mas eu preciso da versão 64 bits para fazer otimização em nuvem. Parece que é problema no executável do terminal64.exe
Razão: