Sistema 'netting' e Sistema 'hedging': o que você deveria saber!

 

Decidi criar esse tópico para concentrar as dúvidas aqui no Fórum relacionadas às diferenças entre os diferentes sistemas de controle de posição: Sistema 'Netting' (original do MT5) e o novo Sistema 'Hedging'.

Recomendo a todos, antes de postarem suas dúvidas, se possível, começarem pela leitura dos artigos abaixo:

Aos poucos irei organizando aqui, no início, outras informações relevantes.

Obrigado pelas colaborações e melhores cumprimentos a todos!

Rogério Figurelli

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

TRADE_ACTION_CLOSE_BY x TRADE_ACTION_DEAL

Rogerio Figurelli, 2016.07.10 04:18

Olá Daniel, o fechamento de posições do MT5 agora está com mais funções e propriedades (como a TRADE_ACTION_CLOSE_BY) para atender ao novo tipo de contas definido como 'hedging', similar ao existente no MT4.

A funcionalidade de fechamento enviando ordem contrária continua existindo, mas em 'hedging' é necessário endereçar o ticket da posição e não apenas o ativo. 

Isso porque o sistema original ('netting') do MT5 não permite mais de uma posição aberta, enquanto com o sistema 'hedging' é possível manter várias posições, tanto compradas como vendidas.

Na minha opinião o termo 'hedge' não é o mais correto para o que é feito (embora seja o mais popular), pois na prática o que a plataforma faz é usar o próprio ativo com posição contrária, 'travando' uma posição, e, na verdade, esse sistema original foi feito para atender normas internacionais após a crise do subprime em 2008 (o MT5 foi lançado em 2010), para impedir o 'travamento' por longos períodos, mas que pelo jeito hoje já estão menos rigorosas novamente, aguardando uma nova crise ;-)

Para facilitar tua vida (e de quem mais está interessado no assunto), recomendo leres o artigo https://www.mql5.com/en/articles/2299 que na verdade ainda é uma das poucas referências de informações sobre essa mudança.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli 


 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

ROBÔS PARA VERSÃO HEDGE

Juliano Cimirro, 2016.07.03 19:33

Pessoal, alguém conhece robôs que funcionem corretamente na versão HEDGE? Robôs desenvolvidos para a versão Netting não rodam corretamente na versão HEDGE. Gostaria de encontrar robôs que sejam capazes de operar o mesmo ativo, usando setups diferentes, sem misturar as posições.

 
O Hedge é uma funcionalidade que eu esperava a muito tempo na MT5, mas que hoje em dia não uso mais. Deixei de lado. Sem o hedge simplifica as operaçoes. Pensado aqui, quem sabe eu implemento futuramente.
 
Thiago Ferreira:
O Hedge é uma funcionalidade que eu esperava a muito tempo na MT5, mas que hoje em dia não uso mais. Deixei de lado. Sem o hedge simplifica as operaçoes. Pensado aqui, quem sabe eu implemento futuramente.

Olá Thiago, acredito que esse é um passo importante para 'aposentar' o MT4, e quem sabe lançar o MT6 unificando as duas versões.

Obs: isso é mera especulação ;-)

 

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Sistema 'netting' e Sistema 'hedging' (alterar conta existente)

Rogerio Figurelli, 2016.07.20 15:00

Olá Daniel Andrejczuk,

Assim como várias outras propriedades relevantes de uma conta (como servidor, alavancagem, senhas, etc.), na plataforma cliente, somente na abertura da conta é feita a definição.

Entretanto, como a corretora possui a plataforma servidora, e tem condições de fazer diversas alterações, e essas dependem também de suas regras de negócio, recomendo contatares sua corretora para verificar essa possibilidade.

Melhores Cumprimentos,

Rogério Figurelli

 
Boa tarde pessoal. Pelo que andei pesquisando, aqui no Brasil por enquanto somente na corretora Rico está habilitado este sistema de hedging.
Alguém sabe me falar se o sistema de hedging do MetaTrader na corretora Rico também funciona no conta demo?
Além do magic_number ser diferente na ordens, qual outros pontos que devemos observar para o correto funcionamento neste tipo de sistema?
A documentação e os links que estou encontrando sobre isso no MT5 acho que está bem escasso.
Obrigado.
 
Rogerio Figurelli:

Olá Thiago, acredito que esse é um passo importante para 'aposentar' o MT4, e quem sabe lançar o MT6 unificando as duas versões.

Obs: isso é mera especulação ;-)

Interessante pensamento! Acredito também em um avanço na MetaTrader, pois as concorrentes estão bem na frente em alguns aspectos, como eu já vi por exemplo o Times & Trades ter a opção de ver quem comprou ou vendeu, uma plataforma de saque e transferência de recursos de uma conta para outra direto da plataforma, novos gráficos, como o Renko por exemplo, e ter uma gestão de carteiras (como no caso da Multiterminal da MT4), fundos ou sinais. Isso tudo em vejo em outra plataforma que aprecio muito.
 
Eu particularmente já tem um bom tempo que deixei de lado o hedge, pois da maneira netting é mais prático, mesmo que eu leve stopadas de vez em quando. Travar uma posição é fácil, agora o difícil é sair dela.
 

Thiago Ferreira , boa tarde!

Estou aprendendo, me conte uma coisa, em cima de um ativo por exemplo, quero rodar varias estratégias, por exemplo posso estar comprado e vendido no mesmo tempo, sem o hedge como pode ser feito, é possivel?

Grato,

Daniel 

 
Thiago Ferreira:
Interessante pensamento! Acredito também em um avanço na MetaTrader, pois as concorrentes estão bem na frente em alguns aspectos, como eu já vi por exemplo o Times & Trades ter a opção de ver quem comprou ou vendeu, uma plataforma de saque e transferência de recursos de uma conta para outra direto da plataforma, novos gráficos, como o Renko por exemplo, e ter uma gestão de carteiras (como no caso da Multiterminal da MT4), fundos ou sinais. Isso tudo em vejo em outra plataforma que aprecio muito.

Olá Thiago, para mim esses são bons exemplos de avanço incremental dessas plataformas, ainda muito focadas em operação discricionária.

Mas tente programar um indicador ou até mesmo um advisor em uma plataformas dessas e colocar no mercado? Provavelmente vão te oferecer um protótipo construído a menos de dois anos, enquanto o MetaTrader tem mais de 10 anos de mercado internacional.

Ou seja, avanços de ruptura, que mudam realmente os conceitos para desenvolvimento de algoritmos, só vejo no MetaTrader, que está muito a frente no que realmente interessa para uma plataforma assim.

E a verdade é que se não fosse a entrada do MetaTrader em nosso mercado, o desenvolvimento de algoritmos ainda estaria nas mãos das soluções fechadas e corporativas.

Abraço, 

Rogério Figurelli 

Razão: