Fenômenos de mercado - página 23

 

Aproximando-se gradualmente dos modelos, e do fenômeno. Portanto, modelos estocásticos com uma estrutura aleatória pressupõem, naturalmente, os próprios modelos e uma descrição da transição entre eles (ou seja, alguma lógica probabilística de interceptação de um processo por outro, que estes modelos geram). Podemos dizer que a BP é descrita por 100 equações diferenciais de Ito, e então há uma questão de identificação de modelos, - quais funções, quais vieses, quais coeficientes de difusão para cada um, qual é o vetor de probabilidade inicial dos estados dos sistemas, em geral - não é uma tarefa trivial.

Assim, na verdade, inventei uma transformação que decompõe qualquer série cronológica inicial em dois subprocessos. Não vi nada semelhante antes, mas talvez seja um dos casos particulares de representação canônica de funções aleatórias. Quem sabe, não sou um matemático profissional. A essência é "peneirar" através de uma grade. Mas não importa, ainda não vou expor a matemática, tenho que lidar com as idéias e o conceito. O importante é que, após a transformação, temos apenas dois processos, estes processos são lineares, mas têm uma estrutura mais complicada.

Processo aleatório. O processo é compatível em suas características com os incrementos de M15

Após a transformação, obtemos:

Para um processo aleatório, os coeficientes b(alfa) e b(ômega) nos modelos, serão o mesmo modulo, a diferença de comprimentos respectivamente mostrará a predominância de uma ou outra dinâmica, e para um processo aleatório a estrutura interna dos processos separados estará próxima da linha. Ainda existem algumas questões teóricas e o desenvolvimento de melhores algoritmos, mas isso é uma história à parte.