[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 343

 
Mathemat писал(а) >>
P.S. Eu duvido muito que mesmo o problema "puro" de encontrar um pacote de círculos de diâmetro igual, de tal forma que o grande círculo que o abrange tenha a área mínima (ou diâmetro mínimo), tenha sido resolvido de forma geral.
Solucionado pelos moinhos de cabos. Foi concebido um truque - os núcleos dos cabos multi-core com grandes seções transversais são feitos como setores ou segmentos em vez de redondos, o que reduz o diâmetro dos cabos.
 

Na verdade, uma solução "limpa" poderia ser útil. Também não encontrei nenhum software de cálculo, existem apenas tabelas de cálculo. A tarefa não é determinar o diâmetro do cabo por seção transversal, mas determinar o diâmetro da cápsula térmica pelo diâmetro externo dos cabos (assumir que a seção transversal é a mesma e que a seção transversal é um círculo).
Aqui está um exemplo real: precisamos de n cabos CONTROL (baixa capacidade) com diâmetro d para serem puxados entre os andares - você precisa selecionar uma cápsula térmica com diâmetro D e fazer um furo de acordo. E este diâmetro não deve exceder a dimensão X (você precisa criar uma tarefa separada para os construtores, o que é um problema demais). Também não é correto multiplicar os furos no piso por razões de segurança. É por isso que eu queria saber se existe uma melhor solução matemática em pura aproximação?

 
Richie, isto está longe de ser uma solução "pura". Também sei que a seção transversal do cabo é setorial.
qwerty, eu nem sei de que ângulo abordar este problema. Mostre-me a embalagem ideal para 8 círculos :)
 
(d^2)*n=S
bem, isto é apenas rude, apenas para um grande número de núcleos
 
Mischek, você esqueceu de colocar a quadrícula D. Mas esta é uma solução muito grosseira apenas para grandes n da ordem de dezenas.

Há um problema clássico não resolvido em matemática, o problema do Lebesgue. A formulação é simples:
Encontre uma figura de área mínima cobrindo qualquer figura de diâmetro 1.

O diâmetro de uma figura arbitrária é a distância máxima entre seus pontos.
 
Mathemat >>:
Mischek, ты забыл возвести D в квадрат.


Droga, isso foi uma pressa, não é D, é S (área interna da caixa do cartucho) e D é claro.
 

qwerty1235813, como uma aproximação, o diâmetro interno da manga é calculado da seguinte forma:

D=1.7*d*sqrt(n);

Naturalmente, isto é para cabos de controle ou qualquer outro cabo redondo de baixa corrente, não para cabos de energia.
-
Exemplo: Vamos supor que existem 9 cabos RG-6u. O diâmetro do cabo é de 6,5 mm. O diâmetro do feixe é de 33,2 mm.
Portanto, pegue um tubo de PVC com um diâmetro externo de 40 mm. Nenhuma provisão foi feita aqui.

 

Obrigado a todos vocês !

 
ihor, não fica mais bonito com quadrados. Bem, OK, saúde!

Para os números 1, ..., 1999 dispostos em círculo, calcular a soma dos produtos de todos os conjuntos de 10 números em linha. Encontre a disposição dos números que dão a maior soma.
 
Mathemat писал(а) >>
ihor, você não pode ficar mais bonito com quadrados. OK, tudo bem!

Para os números 1, ..., 1999 dispostos em círculo, calcular a soma dos produtos de todos os conjuntos de 10 números em linha. Encontre a disposição dos números que dão a maior soma.


Você não pode nem mesmo saber qual o caminho a ser seguido. Há muitas permutações. A intuição diz que não é um 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 7 ......... 1998, 1999. E como se trata de um círculo - uma linha reta fechada, é mais provável que o arranjo seja simétrico.