Discussão sobre a documentação MQL4 - página 5

 
Renat:
Dmitrich:
Não há ajuda suficiente para mim e eu não quero aprender C++. Nunca será útil para mim, e não tenho tempo para tal hobby. O que eu e outros como eu devemos fazer?
É uma coisa divertida de se fazer. Eu não quero aprender, mas estou disposto a culpar a falta de documentação.

Eu não inventei o título do tópico e não estou te acusando de nada. Cabe a você como posicionar seu produto. Eu simplesmente apoio a idéia de escrever um livro didático. Eu quero estudar, mas quero estudar o MQL, não o C++. Não quero aprender a andar de bicicleta para entender como manejar um cavalo. Estou apenas expressando uma demanda, não uma reclamação. Sou grato aos desenvolvedores por criar o produto e este fórum, que é realmente muito útil até mesmo para mim, não conhecedor de programação.
 
Dmitrich:
chv:
Honestamente, quando levei um ano para aprender MQL4, não percebi a falta de documentação sobre o idioma. No MetaEditor, você pode pressionar F1 em qualquer palavra-chave e ele lhe dará uma descrição sobre essa palavra-chave. Mais uma vez, a documentação on-line também mostra a descrição de qualquer construção lingüística.

Por exemplo, basta comparar a descrição da função MQL4 OrderSend em https://docs.mql4.com/ru/trading/OrderSend e a descrição da PerformanceCounterCategory. Existe método em minha ajuda MSDN favorita da Microsoft em http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/tzz6bdx9.aspx#- eles são quase iguais em estrutura, exceto que a Microsoft fornece ajuda em quatro idiomas da plataforma .NET - VB, C#, C++ e J#, mas na MQL4 o idioma é um só, não é necessário aqui.
Também neste caso, a MQL Code Base dá ainda mais exemplos de códigos, sem mencionar as buscas por palavras-chave.

Talvez, eu sugeriria fundir as construções da linguagem abaixo mencionadas e exemplos CodeBase para esta função no website nas seções Ajuda paraPHP, por exemplo, ou seja, há mais exemplos desta função de diferentes fontes na página de descrição da função, apenas para o uso desta função.

Acho que os desenvolvedores da MQL às vezes confundem a ajuda para as construções básicas da linguagem e a falta de conhecimento sobre como combinar essas construções em algo sensato para que funcione da maneira que você deseja. Esta última vem com a experiência. Você tem que tentar, fazer seu próprio desenvolvimento, ler artigos e códigos de outros, e você vai acertar. E ninguém inventará uma estratégia de renda mensal de US$ 100 milhões para você, a MQL não o ajudará lá.

Você não teve problemas porque teve algum conhecimento de programação. Mas muitas pessoas (como eu) não sabem o que PerformanceCounterCategory.existe e programaram apenas uma calculadora e uma máquina de lavar na melhor das hipóteses. Tenho estratégias em Exel e não tenho idéia de como traduzi-las em código MQL4! Não há ajuda suficiente para mim e eu não quero aprender C++. Nunca será útil para mim, e não tenho tempo para tal hobby. O que eu e outros como eu devemos fazer? Sim, não há muitos deles neste fórum, mas há comerciantes suficientes que entendem a necessidade de programação independente na MQL4, mas não podem dominar a linguagem como você faz. Talvez seja por causa de nossa estupidez ou preguiça, mas existem muitos comerciantes tão burros e preguiçosos. O manual não é uma panacéia, mas nos permitirá ao menos compreender os princípios e fundamentos, aprender a estabelecer metas e fazer perguntas. Estratégias lucrativas estão fora de questão - isso é outra arte.

Entendo o que você está dizendo. Quando estudei na universidade no departamento de Matemática, lembro-me de quantos métodos diferentes de ensino nos foram oferecidos para ler sobre os mais famosos metodologistas da escola ainda soviética (Lerner, Stolyar, Mishin, etc.), e cada um deles escreveu em seus trabalhos acadêmicos que seu método é o melhor e o único correto. A partir disto, eu tirei uma conclusão simples - não existe uma única metodologia correta. Você tem que experimentar e ver os resultados.

Mais tarde, trabalhando em empresas industriais, fui confrontado com o fato de que não basta criar um sistema de automação, para uma implementação bem sucedida é necessário treinar periodicamente os funcionários para trabalhar com ele, ou seja, alocar tempo em uma sala de treinamento por ordem da empresa, através de chefes de departamento para apressar as pessoas no momento certo, para preparar um manual de treinamento e conduzir um treinamento completo normal para eles, como na escola ou na faculdade.

De tempos em tempos, o pessoal de TI também experimenta dificuldades para começar, pois é constantemente necessário estudar novas versões/ambientes de desenvolvimento/bibliotecas/tecnologias. Certamente, muitas pessoas, como eu, resolvem este problema de "starter entry" encontrando e estudando amostras com projetos de treinamento carregados nos websites dos fabricantes. Isto é, se eu precisar estudar a biblioteca .NET Framework 3.0 ou algo da AJAX, eu procuro na Internet por exemplos prontos, ou seja, projeto completo com fontes. Eu o compenso, o executo, vejo os resultados e depois tento entender seu código, mudando e ajustando algo, e então olho novamente para os resultados. Estudar um projeto pronto é mais fácil do que criá-lo a partir do zero em uma plataforma desconhecida.

É por isso que recomendo que você faça o download de alguns Expert Advisors prontos de Code Base em https://www.mql5.com/ru/code como um projeto de treinamento e tente torcer seu código e ler comentários, se eles estiverem lá - é uma maneira bem estudada de estudar. É claro que você não encontrará nenhuma estratégia lucrativa lá, mas certamente o ajudará a dominar a linguagem MQL.
 
Também quero "alyverdy" notar que aprender C++ ao invés de MQL4 dificilmente o ajudará. Existem várias linguagens e plataformas, semelhantes em sintaxe: C++, Java, MS .NET C#, MQL4, e sua sintaxe é 90-95% semelhante. Mas elas têm bibliotecas diferentes, um conjunto de funções básicas (API) da própria plataforma, editores diferentes, e diferentes propósitos de programas finais.
Portanto, estude exatamente os exemplos do código MQL4 (Expert Advisors, indicadores), e não perca seu tempo em outra coisa, se não precisar dele.
 
Não vou discutir, vou apenas dizer minha opinião:
- Há um mínimo de informações no arquivo de ajuda.
- Não há depurador para verificar hipóteses sobre funções "não claras a partir da descrição" para corrigir erros no código.
 
raw:
Não vou discutir, vou apenas dizer minha opinião:
- Há um mínimo de informações no arquivo de ajuda. <-- Discordo com você, em geral há informações suficientes no site mql4.com/pt, você deve usar a busca por exemplos, fórum local. Se algo não estiver claro, faça perguntas, geralmente elas são respondidas. Outra coisa, talvez valha a pena combinar a ajuda básica e exemplos de desenvolvedores de terceiros, ou seja, nas páginas de Ajuda para fazer um link moderado "Add Example", e abaixo da descrição da função, aparecerão exemplos de outros desenvolvedores (não MetaQuotes) para esta função. E então, para alguém que lê tal descrição, o método Copiar/Colar está em mãos.
- não há um depurador para verificar hipóteses sobre funções "não claras de descrição", a fim de corrigir erros no código. <- Concordo com você, sem depuração é ruim, as impressões são uma forma primitiva e ultrapassada de depuração, além disso, consome muito tempo gasto na ronda em toras gigabytes - a eficiência e o prazer de fazê-lo está abaixo da média.
 
Renat escreveu (a):
É uma coisa divertida de se fazer. Não disposto a aprender, mas disposto a culpar a falta de documentação. <br / translate="no">
Desculpe, mas você está errado. Na verdade, estou surpreso em ouvir isso dos representantes da MetaQuotes. É a abordagem de um programador soviético, como: "Nós escrevemos um sistema super-genial e compreensível, e você, tolo, não consegue entender isso. Você tem o problema, não nós! Leia a documentação pela 101ª vez e você terá uma epifania"! Entenda, se as pessoas estão tendo dificuldades para descobrir isso sem um tutorial, o problema é seu, e só seu, pois você ganha dinheiro com a popularidade do seu produto. Além disso, a necessidade de criar um livro didático foi sugerida de forma muito delicada e até justificou logicamente seus argumentos.

Em geral não quero desenvolver uma discussão, estou feliz que um livro-texto esteja sendo preparado. Só queria ficar indignado com sua abordagem aos usuários dignos de um instituto de pesquisa de defesa dos anos 80.

Dmitrich escreveu (a):

Eu não inventei o título do tópico e não o acuso de nada, é o seu negócio como posicionar seu produto. Eu simplesmente apóio a idéia de escrever um tutorial. E eu quero estudá-la, mas MQL, não C++. Não quero aprender a andar de bicicleta para entender como manejar um cavalo. Estou apenas expressando uma demanda, não uma reclamação. Sou grato aos desenvolvedores por criar o produto e este fórum, que é realmente muito útil até mesmo para mim, não conhecedor de programação.
Totalmente de acordo e apoio. O exemplo da bicicleta e do cavalo está no ponto.
 
Renat escreveu (a):
É uma coisa divertida de se fazer. Não disposto a estudar, mas disposto a culpar a falta de documentação. <br / translate="no">.

Também quero acrescentar que se tivéssemos tido pelo menos uma pequena seção na Ajuda logo no início com o subtítulo "Onde começar e como funciona", que explicaria os princípios gerais da MQL e daria exemplos de programas simples, talvez este tópico não tivesse surgido de forma alguma.

 

O problema de documentação apresentado é natural, era inevitável que surgisse mais cedo ou mais tarde: o produto está rapidamente ganhando adeptos, e algum tipo de padronização ainda é necessária. É bom que um tutorial esteja sendo preparado, embora pessoalmente eu ache que não preciso muito, pois já tenho alguns conhecimentos básicos, e posso fazer perguntas sobre as nuances aqui no fórum também.

Minha situação era muito mais simples - comecei estudando exemplos de códigos prontos e os investigando ao mesmo tempo, em vez de ler o manual. Ficou imediatamente claro que a linguagem tipo C. Naturalmente, a compreensão dos princípios gerais do trabalho não apareceu de uma só vez: ainda leva tempo, assim como quando se domina um idioma a partir de um livro didático.

Concordo que um tutorial sistemático com exemplos simples de Expert Advisors/Inducators/scripts/librarys/header files seria certamente extremamente útil para um iniciante que não está sobrecarregado com conhecimentos de programação em C.

Francamente, as declarações sobre o pré-aprendizado C++ neste tópico me surpreendem: onde está o "incremento" para C? Sim, sintaticamente a linguagem é um subconjunto do C, mas é muito mais simples do que C++...

 
Parece-me que inicialmente nenhum dos desenvolvedores tinha qualquer idéia de que as pessoas começariam a aprender o básico da programação com a linguagem mql. O mais provável era supor que programadores mais ou menos treinados programariam EAs, scripts e indicadores. E os usuários só usarão os já prontos :-)
Daí a documentação relativamente modesta. E se você contar com estranhos completos para programar e escrever um tutorial de programação para eles, isto se tornará um trabalho muito volumoso. Pois você terá que começar com o básico - entendendo o que significa bit e byte . :-)
 
Sim, a demanda por linguagem excede claramente a qualificada. O que você pode fazer, os novatos são sempre os mais difíceis, e serão os últimos a conseguir o kit completo do cavalheiro, o suficiente para adquirir qualificações no idioma por conta própria... E por enquanto, haverá um fórum onde você poderá fazer as perguntas mais básicas - sem medo de ser pelado com ovos podres por incompetência.
Razão: