Discussão sobre a documentação MQL4 - página 6

 

Ninguém duvida de que um dia aparecerá um livro didático adequado da MQL. A única questão é o tempo.
A este respeito é interessante saber o que fará aqueles que não aprenderão a programar sem ele (não podem)? Por exemplo, se os desenvolvedores se sentarem no livro agora e disserem que um livro didático será publicado em 1-2 anos, o que farão aqueles que querem este livro didático agora? Será que eles vão apenas esperar por 1-2 anos e depois iniciar uma filial semelhante a estahttps://www.mql5.com/ru/forum/51086? ;o)
Só por curiosidade.

 
Acho que a maioria das pessoas já está tentando descobrir isso, mas alguma parte delas vai esperar e apenas alguma parte dessa parte vai esperar e não vai cuspir em tudo. Na verdade, dentro de 2 anos a MQL5 virá. Por que haveria um livro didático sobre a MQL4?
 

Estou curioso para saber o que farão aqueles que não podem aprender a programar sem ele?


Aqueles que realmente precisam dele, podem e querem. Como último recurso, eles simplesmente farão um acordo com um programador que codificará o que eles precisam.

Se não houver dinheiro para ele, então, no primeiro caso, eles mesmos farão algo. Este é um investimento real no capital mais importante - o conhecimento.

Quando aprendi Trubo Pascal pela primeira vez em minha vida, uma semana foi suficiente para dominá-lo no volume, suficiente para ler dois semestres de aulas para os alunos, para os quais a especialidade "Programação de sistemas" não era perfil. Ao mesmo tempo, consegui escrever meu próprio programa cerca de 500-600 linhas de código, que reformatou um arquivo de texto de uma coluna para muitas colunas uma (concordo, não é uma tarefa para um novato). Não estou construindo meus dedos, estou apenas dizendo quanto tempo aproximadamente leva para começar a escrever algo normal na MQL4. A linguagem C não é mais difícil (repito: exatamente C, não C++).

Isso significa que ou você não tem cérebro suficiente ou você não tem persistência suficiente. Que tipo de comerciantes mecanizados são eles?
 

Outra opção é o ensino à distância. Por exemplo, assim:

  1. Alguém de um programador experiente envia os exemplos mais simples de scripts, indicadores, assessores com comentários detalhados sobre literalmente cada linha.
  2. O estudante os lê, os analisa, muda os parâmetros, faz perguntas.
  3. O programador responde às perguntas e dá exemplos mais complicados com apenas novas características comentadas.
  4. O estudante trabalha novamente através do material e faz perguntas sobre ele e pede uma idéia (uso de médias, estatísticas, indicadores externos, etc.).
  5. O programador responde às perguntas e dá um conjunto de funções que podem ser usadas para resolver o problema.
  6. O aluno lida com a tarefa, agradece de coração ao professor e, tendo compreendido o princípio e as bases da programação, vai dar um mergulho, de vez em quando fazendo perguntas no fórum, estudando independentemente artigos, manuais, exemplos, etc.
  7. O programador, satisfeito com o sucesso do estudante, vai retirar seus honorários da WebMoney e espera por outras ofertas de treinamento.

Este tipo de treinamento seria bastante eficaz, em minha opinião. Em 5-10 sessões, se o programador for suficientemente hábil e o aluno for capaz, é possível atingir o nível após o qual o programador pode facilmente passar para o auto-aperfeiçoamento. Quanto ao pedido de Expert Advisors, então novamente, na minha opinião, na maioria dos casos, é um desperdício de dinheiro. A estratégia precisa ser melhorada (aperfeiçoada). Quais são as chances de atingir imediatamente a "mina de ouro"? O mercado Forex muda e você tem que se adaptar a ele. Você tem que escrever somente você mesmo ou estabelecer relações comerciais de longo prazo com um programador e trabalhar com uma equipe. O que você pensa sobre isso? Estou particularmente interessado em saber se algum dos programadores está preparado para assumir o treinamento em princípio.

 
Acho que é uma idéia muito boa, acho que haverá alunos e professores dispostos :-)
 
Presumo que sim:
  • disponibilidade de documentação integrada sobre MQL4 (em dois idiomas) no MetaEditor
  • desenvolvimento do website da comunidade de programação MQL4 em três idiomas (russo, inglês e chinês)
  • Pagar pelos artigos de comerciantes independentes na MQL4
  • Organização de campeonatos automatizados de comércio
  • manutenção da biblioteca on-line Codebase com acesso direto do MetaEditor
  • Suporte técnico e consultoria contínua de comerciantes pelos desenvolvedores em nossos fóruns.
é justo:

Esta é a abordagem do programador soviético: "Nós escrevemos um sistema super-genius e claro, e você, tolo, não consegue descobrir.


E o interesse educado dos desenvolvedores em declarações diretas do tipo:

Eu não quero aprender C++. Nunca vou precisar dele, e não tenho tempo para este hobby

causa diretamente uma tempestade de indignação com a continuação de afirmações semelhantes.


Infelizmente, tudo se resume a preguiça e relutância em até mesmo ler o que já está neste site e na documentação embutida. Ou seja, exigimos documentação, mas somos preguiçosos demais para lê-la.
 

Parece-me que nenhum dos desenvolvedores inicialmente tinha qualquer idéia de que as pessoas começariam a aprender o básico da programação em mql. O mais provável é que os programadores que estão mais ou menos preparados deveriam programar Expert Advisors, scripts e indicadores. E os usuários só usarão os já prontos :-)
Daí a documentação relativamente modesta. E se você contar com estranhos completos para programar e escrever um tutorial de programação para eles, isto se tornará um trabalho muito volumoso. Pois você terá que começar com o básico - entendendo o que significa bit e byte . :-)

Um pouco de história


A primeira versão da MQL foi escrita em 2001 (6 anos atrás) para a plataforma de negociação MetaQuotes. Era um intérprete em pilha muito simples, mas já nos permitia automatizar o comércio. Ou seja, para escrever sistemas que realmente administravam as ordens. Era o ano 2001, quando quase nenhum dos programas disponíveis publicamente (nem Omega nem Metastock) tinha qualquer relação com a verdadeira gestão de contas (eles só administravam virtualmente e distantemente do mercado).

A segunda versão do MQL 2 foi lançada em 2002 para a plataforma MetaTrader 3. Era uma linguagem muito mais próxima da linguagem fácil. Infelizmente, este caminho foi um beco sem saída absoluto. Aconteceu isso:
  • Não existem "línguas fáceis".
  • Um programador não-profissional nunca escreverá nada decente por definição
  • Um programador profissional ficará chocado com uma linguagem tão "fácil", mas não profissional, e não vai querer gastar tempo na aprendizagem de uma nova língua
Como resultado, nos concentramos em usar a linguagem C MQL4 e escrever um bom compilador para dar o máximo de possibilidades aos programadores que estão familiarizados com C/C++/C#/Java. O idioma é muito rápido, seguro e podemos escrever quase tudo o que precisamos nele (DLLs ajudam com o resto).


Política em relação à MQL4


Pessoalmente, expliquei repetidamente no fórum http://www.metatrader4.com/ru/forum nossa política com relação à linguagem MQL4 e seu posicionamento claro especificamente para programadores. Em outras palavras, não fazemos declarações como "garantimos que qualquer pessoa pode escrever o que quiser na MQL4". A programação é um campo realmente difícil, que requer estudo.

O fato de termos escolhido C como base dá a qualquer pessoa a oportunidade de começar a aprender lendo qualquer um dos milhares (na verdade são centenas e milhares) de livros em C/C++. O limiar de entrada na MQL4 é bastante baixo.


Apoio e documentação


Durante todos os nossos desenvolvimentos, sempre apoiamos os usuários, respondemos a seus pedidos e implementamos muitos de seus desejos. Nos últimos 2 anos, investimos muito em documentação e desenvolvimento de recursos relacionados para os comerciantes. E o investimento continua.
 

Renat! Lamento muito que o tenhamos ofendido! Está claro para mim agora que o idioma é destinado exclusivamente a programadores com um conhecimento básico de C++. Minhas declarações foram baseadas no fato de que C++ é uma linguagem mais complicada em comparação com a MQL4 com funções completamente diferentes. É ilógico aprender algo mais complicado para entender algo simples, mas de certa forma semelhante. Mas se você ainda insiste, recomende-me quais partes de numerosos livros didáticos C++ vale a pena estudar antes de abordar a MQL4. Por que você está pisando seus pés e cuspindo?

Mas ainda assim Renat, é muito interessante saber sua opinião sobre a idéia acima de ensino à distância. É irrealista sem estudar livros didáticos em C++, mas apenas com exemplos?
 
>>>> Baseei minhas declarações no fato de que C++ é uma linguagem mais complicada comparada à MQL4, que tem funções absolutamente diferentes. É ilógico >>>> aprender algo mais complicado para entender algo simples, mas similar de alguma forma. Se você ainda insiste, recomende

quais partes de numerosos livros didáticos sobre C++ você deve estudar antes de tentar aprender MQL4. Com
tal abordagem, é improvável que você se torne um programador nunca! E não se trata de quem irá ensiná-lo e como, e o que você irá ler para esse fim.
Sobre a leitura preliminar, posso dizer desde já que ninguém o obriga a ler todo o C++. Foi-lhe dito claramente que a MQL4 é uma linguagem parecida com C. Tudo o que você precisa fazer é ler a programação C. C++ é uma extensão de C ao introduzir classes, estruturas, etc., etc., que a MQL4 não possui. Em geral, nos dedos pode parecer como se segue:
1. Vá até a livraria mais próxima
2. Na prateleira de programação, encontre o livro mais fino (<200 páginas) e mais barato sobre a linguagem C. Pode ser intitulada como "Fundamentos da Programação C", "Introdução à Programação C" ou simplesmente "Programação C para Chupetas".
3. Leia-o "diagonalmente", extraindo dele apenas a idéia geral de como as funções e operadores são descritos, que tipos de dados existem, etc., não se concentrando nos exemplos de uso C.
4. Comece lendo a ajuda do MetaEditor (https://docs.mql4.com/ru/). Depois disso, você entenderá que a MQL4 em seu significado é 95% ou mais da linguagem C.
5. Em seguida, você começará a ler cuidadosamente os artigos da Rosh http://old.alpari.org/ru/experts/articles/ e tentará entender o que segue ao construir EAs, indicadores e roteiros.
6. Leia (ao ler pela primeira vez, você pode ir "diagonalmente") artigos deste website, apenas para obter informações sobre "onde algo está" e onde você pode precisar ir para mais referências.
7. Depois de tudo isso, você começará a programar e a fazer perguntas técnicas neste fórum. As pessoas não têm problemas em ajudar, especialmente porque suas perguntas serão as mesmas que surgiram em um momento com outras pessoas.
8. Em seguida, você começará a procurar conscientemente por sua estratégia comercial. Sem programar o algoritmo a busca de uma estratégia comercial é geralmente construída com base no princípio de "pareceu-me que estes ou aqueles indicadores são lucrativos, e até fiz 99 de 100 transações bem sucedidas durante todo o mês de demonstração à mão". Se você ler este e outros fóruns onde vêm quase todos os dias pessoas que querem ter algo tão brilhante programado (às vezes as pessoas até concordam em apenas pagar dinheiro por este brilhante). No entanto, a julgar pelas revisões, os programadores experientes não tiveram que programar coisas engenhosas por dinheiro.

Em geral, um algoritmo rudimentar para se tornar um programador, eu delineei. Você pode alterar a ordem das etapas a seu critério.
 
A propósito de documentação, notei uma coisa estranha quando pressionei F1 na propriedade OBJPROP_FIBOLEVELS na ponta da ferramenta, algo dá errado, ou melhor, quase nada acontece. Se eu selecionei a guia Erros ou qualquer outra guia que não Help, a guia muda para Help, mas exibe as informações antigas sobre a última solicitação e sobre esta propriedade não quer dizer. Somente uma busca no navegador levou à resposta. E eu acho que foi o mesmo em algum outro imóvel, mas não me lembro. Por favor, corrijam-no.
Razão: