Aprender MQL5 em pouco tempo?

 

Olá, vocês que conhecem MQL5 acham que é possivel eu aprender em 2 meses ou menos?
Tenho uns projetos no papel e ficaria feliz se eu mesmo criasse, sem precisar contratar um programador.
Não sou programador, estudei apenas a introdução de Python, mas já faz 3 anos.

Me considero um cara focado e com tempo livre, posso facilmente dedicar 3horas por dia estudando.

Eu pretendo comprar um curso semana que vem, mas antes quero a opinião de alguém com conhecimento em MQL5, depende do feedbeck de vocês eu posso desistir e procurar alguém capacitado para tirar meus projetos do papel.

Desde já, obg.

 
Niko A.:

...

Boa noite,

Desculpe a sinceridade, mas, a sua pergunta é sem resposta, pois nem em python não há como aprender em tão pouco tempo, mas isso imaginando alguém que não tem vivencia na área de desenvolvimento. No mercado de trabalho um Junior(posição para um iniciante em programação) levará pelo menos 1 anos para pegar pratica e conseguir "caminhar com as próprias pernas", eu digo isso pois um desenvolvedor tem diversas habilidades que não são exclusivamente focada na linguagem em si. Para um programador experiente, certamente esse tempo seria o suficiente para criar algumas coisas interessantes, teria qualidade? talvez sim, talvez não!

Alem dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento é necessário ter conhecimento na ferramenta, ambiente de desenvolvimento e em aspectos técnicos do mercado, que muitas vezes para um operador manual passa "batido".

Se você já esta envolvido nesse mundo de desenvolvimento logicamente conseguirá desenvolver coisas, basta seguir a documentação e suas idéias sairão facilmente do papel.

Eu vejo diversas pessoas em outros fóruns que participo com a mesma mentalidade, "se eu estudar 3 meses o curso do fulano do youtube, consigo virar um cientista de dados", obviamente não, logico, na área de desenvolvimento é meritocracia total, logo quanto mais você estuda e se esforça mais você alcançará altos patamares, mas temos que ter em mente que é um caminho longo e árduo. Eu sou desenvolvedor desde 2010, e estudo diariamente. Se eu contasse quantas horas por dia eu leio documentação, fóruns e pesquisas no google, concertesa passa as "3 horas".

 
Jonathan Pereira:

Boa noite,

Desculpe a sinceridade, mas, a sua pergunta é sem resposta, pois nem em python não há como aprender em tão pouco tempo, mas isso imaginando alguém que não tem vivencia na área de desenvolvimento. No mercado de trabalho um Junior(posição para um iniciante em programação) levará pelo menos 1 anos para pegar pratica e conseguir "caminhar com as próprias pernas", eu digo isso pois um desenvolvedor tem diversas habilidades que não são exclusivamente focada na linguagem em si. Para um programador experiente, certamente esse tempo seria o suficiente para criar algumas coisas interessantes, teria qualidade? talvez sim, talvez não!

Alem dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento é necessário ter conhecimento na ferramenta, ambiente de desenvolvimento e em aspectos técnicos do mercado, que muitas vezes para um operador manual passa "batido".

Se você já esta envolvido nesse mundo de desenvolvimento logicamente conseguirá desenvolver coisas, basta seguir a documentação e suas idéias sairão facilmente do papel.

Eu vejo diversas pessoas em outros fóruns que participo com a mesma mentalidade, "se eu estudar 3 meses o curso do fulano do youtube, consigo virar um cientista de dados", obviamente não, logico, na área de desenvolvimento é meritocracia total, logo quanto mais você estuda e se esforça mais você alcançará altos patamares, mas temos que ter em mente que é um caminho longo e árduo. Eu sou desenvolvedor desde 2010, e estudo diariamente. Se eu contasse quantas horas por dia eu leio documentação, fóruns e pesquisas no google, concertesa passa as "3 horas".

Concordo completamente com o @Jonathan Pereira.

A primeira coisa que você tem que se perguntar é: Estou fazendo isso por qual motivo?

1- Economizar dinheiro porque não tenho ainda.

2- Economizar dinheiro para não roubarem minha ideia, pois não consigo contratar um profissional confiável.

3- Quero mesmo programar MQL5 porque AMO programação.


Todas as pessoas nascem com talentos, se o seu NÃO é Programação, procure um profissional. Se for um talento a ser tabalhado e lapidado, NÃO Serão 2 meses, principalmente em MQL. Acredite, é uma linguagem FDP, com vários furos conceituais.

Mas, você SEMPRE tem que desconfiar... e Não acreditar em NINGUÉM! Inclusive em mim.

Assista aos vários videos que tem no Youtube sobre programação MQL e você terá uma ideia de se você estará apto ao desafio ou não... (se você manja de Inglês, sugiro esse tipo de conteúdo)

;)

 
Niko A.:

Olá, vocês que conhecem MQL5 acham que é possivel eu aprender em 2 meses ou menos?
Tenho uns projetos no papel e ficaria feliz se eu mesmo criasse, sem precisar contratar um programador.
Não sou programador, estudei apenas a introdução de Python, mas já faz 3 anos.

Me considero um cara focado e com tempo livre, posso facilmente dedicar 3horas por dia estudando.

Eu pretendo comprar um curso semana que vem, mas antes quero a opinião de alguém com conhecimento em MQL5, depende do feedbeck de vocês eu posso desistir e procurar alguém capacitado para tirar meus projetos do papel.

Desde já, obg.

Contando minha experiência, estou estudando MQL5 há alguns meses e me considero bem iniciante ainda. Estou conseguindo programar minhas coisinhas com um relativo sucesso. Nada houve que não conseguisse fazer por enquanto, mas muitas vezes tive de pedir ajuda aqui e em outros lugares por ignorância de alguns conceitos.

Fiz o curso do Rafael F. V. C. Santos da Udemy e gostei muito (o primeiro foi o de criar o primeiro robô, depois gostei tanto que fiz os outros), É barato e bem interessante para quem está começando. (ele é bom professor) No site dele tu consegue por R$ 19,99. (20 conto não paga uma aula minha de música :P ) Por isso acho que vale muito a pena.

Depois o que me ajudou mais foi importunar o pessoal aqui, ler o manual, esquematizar a lógica num papel etc. :)

 
Niko A.:

Olá, vocês que conhecem MQL5 acham que é possivel eu aprender em 2 meses ou menos?
Tenho uns projetos no papel e ficaria feliz se eu mesmo criasse, sem precisar contratar um programador.
Não sou programador, estudei apenas a introdução de Python, mas já faz 3 anos.

Me considero um cara focado e com tempo livre, posso facilmente dedicar 3horas por dia estudando.

Eu pretendo comprar um curso semana que vem, mas antes quero a opinião de alguém com conhecimento em MQL5, depende do feedbeck de vocês eu posso desistir e procurar alguém capacitado para tirar meus projetos do papel.

Desde já, obg.

Acredito que se o seu Q.I. for algo acima de 250 você vai conseguir sim

Pra quem tem tempo livre, conhecimento nunca é demais!

 
*Update*

Demorei 10 meses para aprender MQL5 a ponto de tirar meus projetos mais complexos do papel, mas sigo aprendendo um detalhe a mais todos os dias.

Não fiz curso e nem se quer um estudo organizado, eu colocava na cabeça que queria fazer um EA específico para praticar e pesquisava cada vez que encontrava uma barreira que não conseguia passar.  Meu primeiro EA foi baseado em contagem de velas, depois engolfo e assim por diante ficando cada vez mais complexo.

Tenho inglês nível B1, é um nível baixo mas foi fundamental.
 
Niko A. #:
*Update*

Demorei 10 meses para aprender MQL5 a ponto de tirar meus projetos mais complexos do papel, mas sigo aprendendo um detalhe a mais todos os dias.

Não fiz curso e nem se quer um estudo organizado, eu colocava na cabeça que queria fazer um EA específico para praticar e pesquisava cada vez que encontrava uma barreira que não conseguia passar.  Meu primeiro EA foi baseado em contagem de velas, depois engolfo e assim por diante ficando cada vez mais complexo.

Tenho inglês nível B1, é um nível baixo mas foi fundamental.

Acho que isso tem mais haver com conhecimento de programação, como voce disse que tinha conhecimento em python a priori fica mais fácil entender por possuir lógica de programação e facilita muito pesquisar na internet em ingles ou olhar os outros robos que veem com o metatrader. Se tiver conhecimento de matematica/estatistica acho que ajuda muito tambem para mapear seu pensamento pro robo.

Eu sou programador e quando tento aprender uma linguagem nova tento começar de algo basico também: jogo da forca.

Veja só o que tem nele: ler do teclado, escrever na tela, comparar strings em memoria, laços e (depois) ler a palavra sorteada de um conjunto em arquivo.

 

Aprender a programar e desenvolver um algotrading são assuntos um pouco distintos, pois você vai começar a compreender que conseguir transformar o seu modelo de setup, que na maioria das vezes parece ser algo bem "mecânico" em um algoritmo, não é tão simples quanto parece. Muito dos setups que já utilizei, ainda hoje não consegui modelar de forma equivalente, sendo obrigado a fazer algumas aproximações.


Mas é um universo bem interessante. Só não espere criar algo rápido e bom, foque em tentar compreender esse novo mundo.

Razão: