Internet das Coisas: conectando seu Expert Advisor à geladeira?

 

Gostaria de compartilhar algumas ideias sobre um estilo de negociação com robôs que acredito irá ganhar grande destaque no futuro. Trata-se da integração do conceito de Internet das Coisas (Internet of Things) ao mundo dos robôs de negociação e investidores. Uma das grandes vantagens do MT5 é que ele pode ser conectado a literalmente qualquer coisa, e isso significa integrar Expert Advisors a qualquer tipo de hardware, como forma de coleta de informações estratégicas diferenciadas em tempo real.

No exemplo da metáfora do título do tópico, imagine que seu sistema de negociações está conectado à sua geladeira, e irá abrir trades para determinado ativo toda vez que o compressor é ligado, encerrando o trade quando o compressor é desligado. Antes que você diga 'eu não colocaria dinheiro em um sistema desses', lembre-se que o mundo da Internet das Coisas é absolutamente sem limites e evolui cada vez mais.

E nesse caminho de evolução, imagine agora que a geladeira que você está medindo já não é mais a sua, mas outras talvez mais importantes para o mercado de capitais. Por exemplo, eu gostaria muito de ter esse sensor nas geladeiras das principais corretoras. Algo me diz que é possível extrair inteligência a partir da simples detecção de abertura e fechamento da porta.

Mas a ideia da geladeira é apenas uma metáfora, pois acredito que existem hoje informações de hardware bem mais relevantes para começar a monitorar e utilizar dentro de Expert Advisors.

Só depende de nossa criatividade, porque as ferramentas para isso estão à disposição.

Internet das Coisas – Wikipédia, a enciclopédia livre
Internet das Coisas – Wikipédia, a enciclopédia livre
  • pt.wikipedia.org
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo. Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior. Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por A Internet das coisas (inglês: Internet of Things) é, em...
 

Olá Figurelli podemos criar um sistema para apostas em loterias esportivas utilizando o MT5. Como a copa está muito em cima não teríamos tempo hábil para terminar o sistema, dessa forma podemos utilizar o sistema para fazer previsões para a loteria esportiva Lotogol que ocorre semanalmente. Desenvolver o sistema em conjunto e começar fazendo o Rating de cada time da serie A , B e C do Brasileiro utilizando o método de ELO. Sou graduando em estatística posso contribuir com o conhecimento da área para o projeto.

 
TraderBrasil:

Olá Figurelli podemos criar um sistema para apostas em loterias esportivas utilizando o MT5. Como a copa está muito em cima não teríamos tempo hábil para terminar o sistema, dessa forma podemos utilizar o sistema para fazer previsões para a loteria esportiva Lotogol que ocorre semanalmente. Desenvolver o sistema em conjunto e começar fazendo o Rating de cada time da serie A , B e C do Brasileiro utilizando o método de ELO. Sou graduando em estatística posso contribuir com o conhecimento da área para o projeto.

Olá TraderBrasil, muito bom, quando iniciou o Fórum em português cheguei a publicar um tópico propondo algo parecido, onde seriam calculadas as chances dos times na Copa usando a Cloud. Fiquei em dúvidas, entretanto, quando à política de uso da Cloud para outras aplicações não relacionadas diretamente à área de trading.

Na verdade, sou muito a favor de que seja criado um framework para construir um Supercomputador genérico (ver tópico abaixo). Apresentei essa ideia no Fórum internacional também, mas nunca saiu formalmente da gaveta, devido às questões de possíveis conflitos de interesse relacionados à utilidade da Cloud, como citado anteriormente.

Gostei muito da tua ideia relacionada ao campeonato porque a uns 15 anos atrás desenvolvi um algoritmo que previa as chances de classificação e rebaixamento dos times já desde a primeira rodada, o que era baseado em estatísticas e emulação intensiva de jogos, que ganhou repercussão nacional com as previsões obtidas. Por ironia do destino, justamente naquele ano o time que torço acabou ficando muito próximo da zona de rebaixamento, e os algoritmos não geravam boas previsões para ele. Felizmente o final foi feliz. :-)

Portanto acredito que qualquer iniciativa na área tenha que começar com um framework como o proposto no tópico abaixo, pois é a partir dele que podemos construir várias outras aplicações. Mas se as aplicações não forem diretamente relacionadas à área de trading, teremos que ver a questão de validade de uso da Cloud para essas aplicações do framework.

Fórum de negociação, sistemas de negociação automatizados e testes de estratégias de negociação

Construindo um Supercomputador usando a Cloud do MT5

figurelli, 2013.12.16 13:56

Que tal criar um projeto totalmente novo, e fora do usual dentro do MT5, mas aproveitando todo o potencial da Cloud Network para construir um Supercomputador genérico?

O potencial da Cloud Network e tendência de crescimento pode ser visto nesse link: https://cloud.mql5.com/en/stats

A ideia seria criar um framework para as mais variadas aplicações de processamento paralelo, e não somente as da área financeira, aproveitando a disseminação internacional da plataforma e a grande quantidade de agentes.

Dessa forma, a proposta é inserir projetos de forecasting e pesquisas dos mais variados tipos.

Não sei até que ponto é possível evoluir nesse sentido, mas minha ideia é criar um case inicial de testes do framework, justamente com um exemplo que tem muito a ver com o nosso idioma.

Nesse caso é possível sonhar com a ideia de construir um Supercomputador usando a Cloud Network do MT5 para projetar o campeão da Copa do Mundo de 2014 ;-)

Quem sabe no futuro não teremos novas aplicações mais genéricas de um Supercomputador rodando na Cloud do MT5.


 
Ano passado eu tive uma matéria na USP chamada "Tópicos em Otimização combinatória", no último trabalho tivemos que encontrar a solução ótima para vários Job Schedules a partir de alguma meta-heurística. Eu usei o mt5 e otimizei através do algoritmo genético, foi um sucesso! hehe
 
c4b3l3r4:
Ano passado eu tive uma matéria na USP chamada "Tópicos em Otimização combinatória", no último trabalho tivemos que encontrar a solução ótima para vários Job Schedules a partir de alguma meta-heurística. Eu usei o mt5 e otimizei através do algoritmo genético, foi um sucesso! hehe

Olá c4b3l3r4, muito bom, na prática é possível fazer a otimização de qualquer modelo matemático genérico diretamente (opção de otimização por cálculos matemáticos do MT5).