Construindo um Supercomputador usando a Cloud do MT5

 

Que tal criar um projeto totalmente novo, e fora do usual dentro do MT5, mas aproveitando todo o potencial da Cloud Network para construir um Supercomputador genérico?

O potencial da Cloud Network e tendência de crescimento pode ser visto nesse link: https://cloud.mql5.com/en/stats

A ideia seria criar um framework para as mais variadas aplicações de processamento paralelo, e não somente as da área financeira, aproveitando a disseminação internacional da plataforma e a grande quantidade de agentes.

Dessa forma, a proposta é inserir projetos de forecasting e pesquisas dos mais variados tipos.

Não sei até que ponto é possível evoluir nesse sentido, mas minha ideia é criar um case inicial de testes do framework, justamente com um exemplo que tem muito a ver com o nosso idioma.

Nesse caso é possível sonhar com a ideia de construir um Supercomputador usando a Cloud Network do MT5 para projetar o campeão da Copa do Mundo de 2014 ;-)

Quem sabe no futuro não teremos novas aplicações mais genéricas de um Supercomputador rodando na Cloud do MT5.

Statistics - MQL5 Cloud Network
Statistics - MQL5 Cloud Network
  • cloud.mql5.com
Amount of produced work, agents distribution by countries, RAM, CPU and OS bit count
 
Apesar de achar a ideia interessante, tenho receio de que a MetaQuotes deva barrar a ideia. Imagine o leque de desvios de função que isso pode gerar: daqui a pouco estaremos usando a nuvem MQL5 para decodificar o genoma humano ou até mesmo processando imagens do Projeto SETI em busca de vida extraterrestre...
 
figurelli:

Que tal criar um projeto totalmente novo, e fora do usual dentro do MT5, mas aproveitando todo o potencial da Cloud Network para construir um Supercomputador genérico?

É a ideia que tive ao analisar o potencial da Cloud Network e tendência de crescimento, que pode ser visto nesse link: https://cloud.mql5.com/en/stats

Criei um tópico na área em inglês do site (Building a generic Supercomputer using MT5 Cloud Network - https://www.mql5.com/en/forum/16303) apresentando a ideia do Supercomputador genérico utilizando a Cloud Network do MT5.

A ideia é criar um framework para as mais variadas aplicações de processamento paralelo, e não somente as da área financeira, aproveitando a disseminação internacional da plataforma e a grande quantidade de agentes.

Dessa forma, a proposta é inserir projetos de forecasting e pesquisas dos mais variados tipos.

Não sei até que ponto é possível evoluir nesse sentido, mas minha ideia é criar um case inicial de testes do framework, justamente com um exemplo que tem muito a ver com o nosso idioma.

Nesse caso a ideia é construir um Supercomputador usando a Cloud Network do MT5 para projetar o campeão da Copa do Mundo de 2014.

O objetivo dessa primeira aplicação é criar um caso de uso onde cada usuário do EA poderá simular, de acordo com sua opinião sobre a qualidade de cada time, uma previsão do campeão através dos algoritmos que irão simular milhões de combinações de resultados de jogos na Cloud do MT5. 

Minha ideia é apresentar esse framework, tanto na área em inglês como aqui, para facilitar quem deseja contribuir nesse projeto e prefere se comunicar em português.

Assim que possível, e que eu tiver certeza que não existe nenhuma restrição nas regras quanto ao projeto e ideia apresentado, vou apresentar um primeiro esboço do framework e EA de exemplo.

Mas quem já desejar participar com ideias, críticas e/ou sugestões será muito bem-vindo.

Eu conversei com meu cachorro, ele disse que acha que tem certeza que é alguma seleção europeia que vai ganhar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte pessoal, figurelli voce e os demais que são entendido nisso vão em frente caras, isso é se os caras da MetaQuotes não barrar a idéia, como não entendo nada disso, fico só apoiando voces kkkkkk

Agora, pra dar uma opinião mais séria sobre isso, a meu ver seria mais audacioso construir um supercomputador genérico para tentar "projetar" com mais exatidão os movimentos futuros de um instrumento financeiro qualquer, o que acham?

 
Malacarne:
Apesar de achar a ideia interessante, tenho receio de que a MetaQuotes deva barrar a ideia. Imagine o leque de desvios de função que isso pode gerar: daqui a pouco estaremos usando a nuvem MQL5 para decodificar o genoma humano ou até mesmo processando imagens do Projeto SETI em busca de vida extraterrestre...

Malacarne, perfeitamente, antes de mais nada obrigado por compartilhar tua opnião e pelo contraponto.

Pensei bastante nisso antes de externar a ideia, mas tem o outro lado, que é trazer mais agentes e testar ainda mais a Cloud.

Na prática, hoje vemos milhares de pessoas usando processamento de máquina para gerar Bitcoins. Nenhuma crítica quanto a isso, mas nada como ter opções alternativas, e talvez mais nobres, uma vez que os agentes ganham dinheiro também.

Sinceramente acredito que, se for utilizado de forma inteligente, e dentro das regras, o framework proposto pode unir forças para crescer exponencialmente a Cloud para a área financeira, suportada pelas outras áreas e trazendo benefícios para todos.

Documentation on MQL5: Math Functions / MathExp
Documentation on MQL5: Math Functions / MathExp
  • www.mql5.com
Math Functions / MathExp - Documentation on MQL5
 
rafaeltoscano:

Eu conversei com meu cachorro, ele disse que acha que tem certeza que é alguma seleção europeia que vai ganhar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Brincadeiras a parte pessoal, figurelli voce e os demais que são entendido nisso vão em frente caras, isso é se os caras da MetaQuotes não barrar a idéia, como não entendo nada disso, fico só apoiando voces kkkkkk

Agora, pra dar uma opinião mais séria sobre isso, a meu ver seria mais audacioso construir um supercomputador genérico para tentar "projetar" com mais exatidão os movimentos futuros de um instrumento financeiro qualquer, o que acham?

Muito bom Rafael, obrigado por compartilhar, na prática projetar instrumentos financeiros fazemos todo dia, mas o Supercomputador proposto pode ser utilizado também para usar o Big Data para isso.

Vamos ver se abrimos espaço para unir forças em outras áreas com a mesma arquitetura.

 
figurelli:

Muito bom Rafael, obrigado por compartilhar, na prática projetar instrumentos financeiros fazemos todo dia, mas o Supercomputador proposto pode ser utilizado também para usar o Big Data para isso.

Vamos ver se abrimos espaço para unir forças em outras áreas com a mesma arquitetura.

Big Data? O que vem a ser isso?
 
rafaeltoscano:
Big Data? O que vem a ser isso?

É um conceito, baseado na análise de informações e produção de inteligência de forma rápida e a partir de grandes volumes de dados.

Dá uma olhada em https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data ou ainda http://oglobo.globo.com/infograficos/bigdata/ , para uma rápida visualização do conceito.

Big data – Wikipédia, a enciclopédia livre
Big data – Wikipédia, a enciclopédia livre
  • pt.wikipedia.org
A visualização de dados criado pela IBM mostra que a big data como as edições na Wikipedia pelo bot Pearle são mais informativas quando visualizadas com cores e posição. Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. Podemos dizer que o big data se baseia em...
 

Então pessoal, eu também estou já algum tempo testando este tipo de negócio de uso de aluguel do processador do PC para vários fins. Me parece que são negócios que estão no início de sua caminhada na minha opinião. Conheço algumas empresas que estou testando e usando, relacionado a este tema.

Com estes programas da para ganhar dinheiro com o PC (pelo menos estou tentando) apenas com o PC ligado e conectado na internet.

Mais informações entrem em contato comigo por chat ou privado, pois por aqui não se é permitido divulgar o links.

Mas já deixo claro que infelizmente como estão no início, deixam algumas coisas a desejar, como por exemplo um suporte fraco e em definir como serão os pagamentos.

Mas para quem quiser tentar, todos são freeware para testes.

 
tcferreira:

Então pessoal, eu também estou já algum tempo testando este tipo de negócio de uso de aluguel do processador do PC para vários fins. Me parece que são negócios que estão no início de sua caminhada na minha opinião. Aqui estão algumas empresas que estou testando e usando, relacionado a este tema: Digital Generation, IPUS, CoinBeez, e Winner Sharing.

Com estes programas da para ganhar dinheiro com o PC (pelo menos estou tentando) apenas com o PC ligado e conectado na internet.

Mais informações também podem visitar o meu blog: <editado pelo moderador>

Mas já deixo claro que infelizmente como estão no início, deixam algumas coisas a desejar, como por exemplo um suporte fraco e em definir como serão os pagamentos.

Mas para quem quiser tentar, todos são freeware para testes e o IPUS é freeware sempre.

Muito bom Thiago, tua experiência nessa área vai ser muito útil para ajudar nas ideias e testes.
 

Bem, pessoal, quero agradecer quem deu sua opinião para a ideia de um Supercomputador baseado na Cloud.

Quem sabe no futuro ele não sai da gaveta. Obrigado.

 
figurelli:

Bem, pessoal, quero agradecer quem deu sua opinião para a ideia de um Supercomputador baseado na Cloud.

Quem sabe no futuro ele não sai da gaveta. Obrigado.

Nossa, já enfraqueceu figurelli.. Não pode cara :)
Razão: