EA-FOREX vs EA-BM&F

 

Olá, pessoal.

Assistindo algum vídeo sobre o mercado utilizando o MT5 (eu não lembro exatamente qual), o apresentador mencionou que EA utilizados para operar FOREX não poderiam ser utilizados na BM&F devido ao risco de falhas.

Alguém poderia esclarecer se essa afirmação procede e quais seriam as possíveis diferenças. Se for possível, informe algum material que possa ser utilizado como referência.

Grato.

Edilson 

 
Edilson Santos:

Olá, pessoal.

Assistindo algum vídeo sobre o mercado utilizando o MT5 (eu não lembro exatamente qual), o apresentador mencionou que EA utilizados para operar FOREX não poderiam ser utilizados na BM&F devido ao risco de falhas.

Alguém poderia esclarecer se essa afirmação procede e quais seriam as possíveis diferenças. Se for possível, informe algum material que possa ser utilizado como referência.

Grato.

Edilson 

Olá Edilson Santos,

Essa afirmação procede sim. O maior causador de problemas é o lote... no Forex, os lotes operados geralmente são valores com 2 dígitos, como por exemplo 0.01 ou 0.10.

Já na BM&F Bovespa, os lotes geralmente são números inteiros, sendo geralmente múltiplos de 1 ou 5 contratos (mercado futuro) ou múltiplos de 100 ações (mercado à vista).

Abraços,
Malacarne

 
Rodrigo Malacarne:

Olá Edilson Santos,

Essa afirmação procede sim. O maior causador de problemas é o lote... no Forex, os lotes operados geralmente são valores com 2 dígitos, como por exemplo 0.01 ou 0.10.

Já na BM&F Bovespa, os lotes geralmente são números inteiros, sendo geralmente múltiplos de 1 ou 5 contratos (mercado futuro) ou múltiplos de 100 ações (mercado à vista).

Abraços,
Malacarne

Olá, Malacarne.

Obrigado pela disponibilidade. 

Concordo, mas em termos de EA, qual seria a diferença (em termos de programação)?

Por ex., o código iniciado por: (FOREX)

////////////////////////////////////////// 

input string Trade Settings        = "====< Trade Settings >===="; //  

input double Lots                  = 0.08;           // Lot Size

.......

//---- getting buy signals

      if(Signal[2] <= EntryLevel)

        {         

         if(Count && DayFilterResult()){ MarketOrder(_Symbol, POSITION_TYPE_BUY, Lots, 0, 0, 0, Magic, Slippage);}       

        }     

//////////////////////////////// ////////

No caso da BM&F qual transformação que deveria sofrer? 

Um abraço.

Edilson 

 

Olá Edilson,

Contribuindo com meus dois centavos para responder tua dúvida, existe uma grande diferença na arquitetura do Forex, onde os dados não estão centralizados, mas distribuídos em vários brokers.

Em tese a comunicação Forex é mais simples, já que temos um único fabricante ligando as pontas de software entre o terminal do cliente e o servidor do broker.

Com a entrada do MT5 e a opção de conexão com servidores das bolsas, como no caso da BM&FBovespa, temos uma centralização de dados e uma rota maior, não mais dependente de um único fabricante.

Por exemplo, essa rota agora envolve a comunicação com o servidor OMS da corretora, com protocolos abertos e não mais dedicados como no Forex. Além da própria comunicação do OMS com a BM&F.

Na verdade essa é uma das grandes inovações do MT5 em relação ao MT4, lançado em 2010, e que abriu as portas da plataforma para as bolsas. 

Com isso, muitas questões de segurança que não eram consideradas em robôs 'puramente' Forex passam a ser necessárias (ver mais detalhes de algumas delas em https://www.mql5.com/pt/forum/23409 ), afinal estamos diante de um processo complexo que envolve evolução constante de várias tecnologias e fabricantes.

E isso também vale, na minha opinião, para robôs gerados de forma automática pela plataforma.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli

Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
Um checklist dos riscos dos robôs antes de operar em conta real
  • www.mql5.com
Existe um modo de pânico no Expert Advisor para administrar situações de risco de perda de capital por falhas ou erros dos algoritmos?
 
Rogerio Figurelli:

Olá Edilson,

Contribuindo com meus dois centavos para responder tua dúvida, existe uma grande diferença na arquitetura do Forex, onde os dados não estão centralizados, mas distribuídos em vários brokers.

Em tese a comunicação Forex é mais simples, já que temos um único fabricante ligando as pontas de software entre o terminal do cliente e o servidor do broker.

Com a entrada do MT5 e a opção de conexão com servidores das bolsas, como no caso da BM&FBovespa, temos uma centralização de dados e uma rota maior, não mais dependente de um único fabricante.

Por exemplo, essa rota agora envolve a comunicação com o servidor OMS da corretora, com protocolos abertos e não mais dedicados como no Forex. Além da própria comunicação do OMS com a BM&F.

Na verdade essa é uma das grandes inovações do MT5 em relação ao MT4, lançado em 2010, e que abriu as portas da plataforma para as bolsas. 

Com isso, muitas questões de segurança que não eram consideradas em robôs 'puramente' Forex passam a ser necessárias (ver mais detalhes de algumas delas em https://www.mql5.com/pt/forum/23409 ), afinal estamos diante de um processo complexo que envolve evolução constante de várias tecnologias e fabricantes.

E isso também vale, na minha opinião, para robôs gerados de forma automática pela plataforma.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli

Olá, Figurelli.

Seus "dois centavos" são de peso. Pela sua colocação as diferenças são enormes. A sua lista com 20 itens para verificação é uma insofismável confirmação. Com os meus conhecimentos atuais em programação mql5 não tenho condições de satisfazê-la. Aí surge uma outra pergunta: Dentre os programadores de EA no Brasil, alguém atende integralmente às questões que você colocou? Verifica a lista com os 20 itens? Você conhece alguém ou indica?

Um abraço.

Edilson 

 
Edilson Santos:

Olá, Figurelli.

Seus "dois centavos" são de peso. Pela sua colocação as diferenças são enormes. A sua lista com 20 itens para verificação é uma insofismável confirmação. Com os meus conhecimentos atuais em programação mql5 não tenho condições de satisfazê-la. Aí surge uma outra pergunta: Dentre os programadores de EA no Brasil, alguém atende integralmente às questões que você colocou? Verifica a lista com os 20 itens? Você conhece alguém ou indica?

Um abraço.

Edilson 

Olá Edilson Santos, espero que todos programadores de EA atendam.

Mas como toda semana ouvimos boatos e histórias reais de crashes de contas, do mais baixo ao mais absurdo valor, acredito que na prática ainda existem muitos desenvolvedores que não atendem uma boa parte do checklist.

Melhores cumprimentos,

Rogério Figurelli

 

Eu uso o MT5 na FBS Broker, ainda não tem disponível para todas as contas apenas a Unlimited, mas as funcionalidades da nova plataforma são perfeitas, no caso eu não uso EA em Forez ainda, mas tenho amigos que usam sem problemas na nova plataforma.

 
Olá amigos,

Estou buscando aprofundamento meus estudos. Na base de códigos existe uma imensidão de EA, a maioria para forex.

Dessa forma me propus a adaptar um EA de forex que usa a biblioteca TradeAlgorithms (https://www.mql5.com/pt/code/1578), para utilizar na BMF&Bovespa. Na descrição da biblioteca consta a seguinte informação:

Como um grande número de Expert Advisors usando esta biblioteca se encontram na Base de Código, decidiu-se realizar quatro variantes de seu código de programa para usar estes Expert Advisors com qualquer broker que ofereça negociações em mercados financeiros usando o Terminal cliente MetaTrader 5:

  1. Para os brokers que oferecem spread diferente de zero e a capacidade de definir Stop Loss e Take Profit simultaneamente ao abrir uma posição;
  2. Para os brokers que oferecem spread zero e a capacidade de definir Stop Loss e Take Profit simultaneamente ao abrir uma posição;
  3. Para os brokers que oferecem spread diferente de zero e a capacidade de definir Stop Loss e Take Profit após ao abrir uma posição;
  4. Para os brokers que oferecem spread zero e a capacidade de definir Stop Loss e Take Profit após ao abrir uma posição;

Todos os arquivos colocados no ficheiro possuem um único nome - TradeAlgorithms.mqh. Para os Expert Advisors na Base de Código que usa esta biblioteca, apenas uma variante do arquivo TradeAlgorithms.mqh é permitido utilizar em terminal_data_folder\MQL5\Include\ do Terminal Cliente!

Estou na dúvida de qual variante utilizar. Apesar de na Bovespa existir spread (diferença do bid e ask), este tem um significado diferente do spread do forex. Acredito que a variante correta para a BMF&Bovespa seja a 1. Alguém consegui confirmar?

Abs,

Otávio

Ps.: Entendo a importância dos aspectos de segurança, mas como é apenas para fins didáticos, a questão não é tão relevante nesse momento, apenas não quero que o EA faça nada muito estúpido... rs... É claro que existe a possibilidade de eu testar todas as variantes, mas quero tentar excluir os problemas que podem ocorrer por conta das variantes, dos erros que com certeza vou cometer tentando adaptar... rs..


TradeAlgorithms
TradeAlgorithms
  • votos: 40
  • 2014.01.14
  • Nikolay Kositsin
  • www.mql5.com
Biblioteca de funções de negociação feitas para utilizar no código de Scripts e Expert Advisors dependendo do broker.
Razão: