Discussão do artigo "Traçando linhas de tendência baseadas em fractais usando MQL4 e MQL5"

 

Novo artigo Traçando linhas de tendência baseadas em fractais usando MQL4 e MQL5 foi publicado:

O artigo descreve a automação da plotagem de linhas de tendência com base no indicador Fractals usando MQL4 e MQL5. A estrutura do artigo fornece uma visão comparativa da solução para as duas linguagens. As linhas de tendência são plotados usando os dois últimos fractais conhecidos.

Recentemente, eu estive pensando sobre o uso de linhas de tendência. Houve uma questão sobre a escolha do método para determinar os pontos para a plotagem das linhas, e também sobre a precisão da plotagem. Eu decidi usar os fractais como base.

Eu costumo analisar os mercados em meu trabalho principal, onde eu posso passar algum tempo nas negociações. Além disso, você não pode simplesmente desenhar as linhas em um período de tempo grande - a linha deve ser traçada pelos pontos extremos com uma precisão de até 15 minutos. A razão para isto é que o tempo do fractal em um período de tempo maior nem sempre coincide com o tempo do mesmo ponto extremo no M15. Em suma, isto é onde a automação vem para ajudar. Aconteceu que eu comecei a escrever o código usando MQL5 e, em seguida, eu mudei para MQL4, porque eu precisava este programa para o MetaTrader 4.

Neste artigo eu apresentei a minha solução do problema usando MQL4 e MQL5. O artigo fornece uma visão comparativa, mas seria inadequado comparar aqui a eficiência da MQL4 e MQL5. Além disso, eu entendo que provavelmente há outras soluções, mais eficaz do que a minha. O artigo pode ser útil para iniciantes que escrevem scripts usando tanto o MQL4 quanto o MQL5, especialmente para aqueles que planejam usar fractais e linhas de tendência.

3. Determinando os valores de preço e de tempo dos fractais

Para traçar a linha que precisamos para determinar o tempo e o preço de um fractal. Claro que, em MQL4 poderíamos simplesmente usar as séries de tempo predefinidas High[] e Alta Low[], e a função iTime(), no entanto, também precisamos obter as coordenadas de tempo com maior precisão para garantir a plotagem correta da linha de tendência.

Figo. 1-2 mostram a diferença entre os valores de tempo dos pontos de extremos nos períodos de tempo H4 e M15.

Fig.1. O valor de tempo do ponto extremo em H4

Fig.1. O valor de tempo do ponto extremo em H4

Fig.2. O valor de tempo do ponto extremo em M15

Fig.2. O valor de tempo do ponto extremo em M15

Autor: Almat Kaldybay

Razão: