Esqueça as citações aleatórias - página 38

 
faa1947:

Particularmente a partir da análise de sistemas: o primeiro tipo de erro na análise de sistemas é resolver o problema errado com os métodos certos.

Procurei informações sobre erros de primeiro e segundo tipo e me deparei com um fórum de médicos. O que é extremamente interessante é que os tópicos desta discussão, por estranho que pareça, são muito semelhantes aos nossos, mas o nível é muito mais alto. Basta olhar para o título de um dos tópicos:

Robustez e heterocedasticidade, Como se livrar das emissões?

E eles escrevem sobre perda de sangue! Se você ler sobre isso, você vai perceber que sem o MathLab, R ou Statistica você não será capaz de ser um bom médico!

 
C-4:
Este é um exemplo clássico de uma boa idéia sendo aplicada "de frente" e falhando miseravelmente. Minha opinião sobre a teoria da carteira (sem considerar sua aplicação a mercados específicos) é um pouco diferente. De qualquer forma, no futuro tentarei criar um fio apropriado onde descreverei sua essência e delinearei o escopo de sua aplicabilidade. Neste tópico, está fora de questão e eu não gostaria de falar sobre isso em poucas palavras.
Estou feliz em apoiar tal linha. Acho que as carteiras não são honradas neste site por causa das complexidades da multimoeda. Mas a idéia de risco gerenciado merece atenção.
 
tara:


Seja bem-vindo. Houve uma compra, e aqui e agora você pode relaxar :)

Vai bater hoje - amanhã, é melhor consertá-lo.
 
faa1947:

Para mim, o lugar do mercado eficiente é delimitado com precisão e os limites de aplicabilidade são claros. Para os cidadãos comuns, a teoria do mercado eficiente evoluiu para fundos de investimento de carteira, onde a relação risco-retorno da estratégia de compra e retenção é perfeitamente justificada com evidências práticas.

.

A idéia de um mercado eficiente teria florescido até hoje apesar de suas óbvias deficiências, apontadas de forma mais polêmica por Mandelbrot (1964) e Peters. Mas esta teoria não funciona com os outliers que estão se tornando cada vez mais freqüentes nos mercados. Quais são seus 97% para os investidores Najdak quando o índice caiu de 5200 para 1700 por volta de 2000. Ou 2007. O índice RTS de 2300 a 490. Faça as contas, especialmente quando você considera a compra alavancada. As pessoas não perderam apenas dinheiro, elas permaneceram endividadas. E Najdak vinha caindo há um ano! Que teoria!

E você não se senta demais! (Comércio na tendência!)
 
Se você apenas ler os termos de um mercado eficiente - tudo isso é puramente para pessoas muito ingênuas. Em um mundo onde os governos administram a economia, há muito poucos monopólios transnacionais com vendas superiores ao PIB de países pequenos - estamos falando de um mercado competitivo. Em princípio, não existe tal coisa. Mesmo no bazar há conluio. Portanto: comércio de tendências, filtrar o ruído e monitorá-lo para que não estrague muito as tendências.
 
faa1947:
Se você acaba de ler os termos de um mercado eficiente, tudo isso é puramente para pessoas muito ingênuas. Em um mundo onde os governos administram a economia, há muito poucos monopólios transnacionais com vendas acima do PIB de países pequenos - estamos falando de um mercado competitivo. Em princípio, não existe tal coisa. Mesmo no bazar há conluio. Assim: comércio de tendências, filtragem do ruído e garantia de que ele não estrague demais as tendências.


A propósito, o fato de existirem empresas transnacionais, conglomerados estatais e associações interbancárias internacionais é uma vívida refutação da teoria do mercado eficiente, com seus "agentes economicamente racionais" que competem entre si em concorrência. A teoria implica que estes gigantes econômicos simplesmente não poderiam ter se desenvolvido a tal tamanho, mas existem e, além disso, produzem a grande maioria da produção da Terra.

Depois há o que é conhecido como a singularidade da replicação comercial. O "chip" da empresa. Isto também não se encaixa em um mercado eficiente, onde a demanda gera oferta. Há empresas cuja demanda por seus produtos tem pouca relação com o volume de fornecimento de seus concorrentes. Tomemos os produtos Apple, por exemplo. Não importa quão competitivos sejam os dispositivos produzidos por todos os outros, as pessoas continuarão a comprar os produtos desta empresa só porque é a Apple. E não se trata tanto da marca.

Outro exemplo é McDonalds vs KFC. Ao que parece, que diferença faz onde almoçar (que marca tem preferência momentânea)? Para os adeptos de vaguear casualmente, isso acontecerá. Na Nevsky Prospect, em São Petersburgo, eles serão como marinheiros bêbados cambaleando de um lado para o outro da rua, escolhendo alternadamente um restaurante de fast-food atrás do outro. Afinal, não há realmente diferença entre eles em termos de localização, qualidade do serviço, padrões internacionais de qualidade, custo médio de uma refeição e assim por diante. No entanto, não é este o caso. Sempre que você for ao McDonalds em Nevsky, sempre haverá quase duas vezes mais clientes do que do outro lado da rua no KFC. Aparentemente, os visitantes não sabem nada sobre um mercado eficiente e por isso se comportam "incorretamente", preferindo salões meio vazios a longas filas.

 

Uma vez eu sugeri que os fundos estão interessados na vitalidade da teoria do mercado eficiente. Mas essa é uma opinião superficial. Acho que o problema vai muito mais fundo do que isso. Ela está na filosofia da sociedade de consumo. O principal é formar uma demanda, à qual tudo mais se ajusta: educação, ciência, subsídios, imprensa, opinião pública, prêmios Nobel, empresas lucrativas. Os jovens são educados a respeito desta idéia. Finalmente, a partir de um certo limiar, toda esta maquinação começa a se reproduzir e crescer como um câncer. A essência da própria idéia torna-se sem importância, pois sua refutação deixaria um grande número de pessoas diferentes sem dinheiro. E há cada vez menos pessoas para refutar uma idéia tão promovida, seu financiamento está caindo.

A verdade não é necessária. Se tal idéia promovida contradiz a prática - pior para a prática, muito mais confortável para viver em um mundo inventado.

 
Como a teoria do mercado eficiente entra em conflito até mesmo com a possibilidade de ganhar dinheiro?
 

Isto não é uma teoria, mas uma hipótese. A maioria dos investidores, comerciantes e pesquisadores concorda que mesmo em instrumentos líquidos e técnicos existe uma forma média de eficiência. Ou seja, há alguma oportunidade de ganhar dinheiro, mas é apenas para uns poucos selecionados com informações privilegiadas (informações internas). Mas é legalmente processado na maioria dos países.

Acontece que são as próprias pessoas que limitam seu poder de ganho tomando uma forma média de eficiência como um axioma.

Mas eu não gosto deste "axioma".

Razão: