O mercado é um sistema dinâmico controlado. - página 79

 
avtomat:
Alguns trechos de afirmações críticas de matemáticos de destaque aplicados de nosso tempo:
- "Há algo errado com as estatísticas" (A.N. Kolmogorov);
- "A estatística é uma ciência perigosamente paradoxal (e muitas vezes uma grande mentira)" (V.I. Arnold);
- "Os matemáticos não acreditam na probabilidade" (L.S. Pontryagin);
- "Estou muito feliz em compartilhar o ponto de vista de Pontryagin e em fazer matemática sem me vincular a uma crença (ou seja, uma hipótese a priori) relativa à probabilidade" (R.E. Kalman.)

)É muito engraçado

como os processos estocásticos podem ser descritos matematicamente com precisão sem o uso da teoria da probabilidade?

Para esclarecer - não há alternativa

 
FAGOTT:

)muito engraçado

Como os processos estocásticos podem ser descritos matematicamente com precisão sem o uso da teoria da probabilidade?

Para esclarecer - não há alternativa


Você não tem idéia do quão ridícula é sua "explicação".
 
avtomat:

Você não tem idéia do quão ridículo é seu "esclarecimento".


ok - surpreenda-me!

P.S. e isto é escrito por um homem cujos primeiros posts introduzem os conceitos de uma equação diferencial estocástica e de um processo Markov.... Bem, o que posso dizer?

 
FAGOTT:

OK - deslumbre-me!


Bem, como de costume -- não em palavras, mas em atos ;)))

Tenha paciência.

 
avtomat:

Bem, como sempre - não por palavras, mas por ações ;)))
ver meu P.S. no topo.
 
FAGOTT:
Veja meu P.S. no topo


Não empilhe tudo em uma pilha - isso bagunçaria sua cabeça.

É preciso entender a diferença entre "a natureza de um fenômeno" e "um instrumento de investigação de um fenômeno". Você entende a diferença?

 
Se surgir o dilema de escolher um modelo matemático determinístico ou estocástico, o modelo matemático determinístico deve ser preferido.
 
avtomat:
Se existe um dilema: para escolher um modelo matemático determinístico ou estocástico, o modelo matemático determinístico deve ser preferido

Se um modelo tem qualquer resíduo estocástico, é um modelo probabilístico. Se não houver resíduo estocástico - em qualquer passo com 100% de precisão os valores previstos coincidem com os valores observados - então tal modelo é determinístico.

É impossível construir um modelo de mercado financeiro sem um resíduo estocástico


 
FAGOTT:

Se um modelo tem qualquer resíduo estocástico, é um modelo probabilístico. Se não houver resíduo estocástico - em qualquer passo com 100% de precisão os valores previstos coincidem com os valores observados - então é um modelo determinístico.



Esta declaração demonstra mais uma vez sua falta de compreensão não só do problema em geral, mas também da tecnologia de modelagem em particular.
 
avtomat:

Esta declaração demonstra mais uma vez sua falta de compreensão não apenas do problema em geral, mas da tecnologia de modelagem em particular.


Repito:

OK - surpreenda-me!

Razão: