[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 383

 
Richie:

WWer, o que significa "primeiro tamanho de base"? A soma dos membros ?

O número de elementos (números).
 
WWer:

Você precisa determinar (probabilisticamente (2sigma, por exemplo)) o tamanho da primeira base a partir da nova base.

O tamanho, como eu o entendo, é a gama de valores extremos, ou o quê? Neste caso, se a distribuição for conhecida, o problema pode ser resolvido.

Mas se o tamanho é um número de números, não o entendo. Dê-me um exemplo, por favor.

 
Mathemat:

O tamanho é, presumo, a propagação dos extremos, ou o quê? Neste caso, com uma distribuição conhecida, o problema pode ser resolvido.

Mas se o tamanho é um número de números, não entendo algo. Dê-me um exemplo, por favor.


Vamos levar os números naturais para simplificar: 1 2 3 4 5 ... X. Este é o "X" que precisamos encontrar.

escolher aleatoriamente um número desta base. Por exemplo, "3"... a probabilidade de escolher qualquer número = 1/X.

Exemplo. Suponha que haja 10 números: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (eu disse 10 para dar o exemplo, na verdade este é o número que precisamos encontrar)

Você amostra 20 números: 5 2 9 5 3 8 4 10 3 2 7 1 8 5 2 6 1 10 1

Aqui, agora vamos esquecer que tínhamos o tamanho da primeira base, e apenas da segunda base precisamos encontrá-la.

É claro que a primeira base será muito maior e os números não são consecutivos.

 

Uau, este problema pode ser resolvido de alguma forma?

Desde que os números no primeiro banco de dados não tenham repetições, podemos passar pelas amostras subsequentes e recalcular o número de elementos (se o mesmo número for repetido nelas, então as repetições não são levadas em conta - apenas 1 vez que foi levado em conta, e outras ocorrências são ignoradas). Mas onde está a garantia de que o banco de dados original não contém mais elementos do que os que pudemos recalcular? Probabilidade é probabilidade. Teríamos que fazer um monte de amostras. E o resultado só será verificado (não importa quantas amostras tenhamos feito) - sempre haverá uma probabilidade de pelo menos 1 elemento não estar incluído em nenhuma amostra....

 

Sinceramente, não estou entendendo a idéia. E se os números forem quadrados de números naturais, ou seja, 1, 4, 9, ..., 625? O que é X igual a?

E como pode ser estimado a partir de uma "amostra" maior do que a população original?

Você pode dar uma dica para uma aplicação prática - para que serve?

 
drknn:

Uau, esse problema pode ser resolvido de alguma forma?

Desde que os primeiros números base não tenham repetições, você pode ir para seleções subseqüentes e recalcular o número de elementos (se um e o mesmo número de repetições neles, então as repetições não contam - apenas 1 vez incluída, e outras ocorrências de falta). Mas onde está a garantia de que o banco de dados original não contém mais elementos do que os que pudemos recalcular? Probabilidade é probabilidade. Teríamos que fazer um monte de amostras. E o resultado só será verificado (não importa quantas amostras tenhamos feito) - sempre haverá uma probabilidade de pelo menos 1 elemento não estar incluído em nenhuma amostra....

Sim, claro que é)


então é por isso que eu digo "probabilisticamente".... então a resposta deve ser algo como isto: tamanho base 100000-110000 com 97% de probabilidade.... e se fizermos 300.000 amostras, temos uma probabilidade de 95% de 90% da base.

 
Mathemat:

Sinceramente, não estou entendendo a idéia. E se os números forem quadrados de números naturais, ou seja, 1, 4, 9, ..., 625? O que é X igual a?

E como estimar isso a partir de uma "amostra" maior do que a população original?

Você pode dar uma dica sobre a aplicação prática - para que serve?

Eu envio consultas ao servidor e, em resposta, recebo 10 identificações de usuário aleatórias do banco de dados. Aqui eu queria resolver um problema desse tipo ao mesmo tempo, que soubesse quantas identificações, pelo menos, e quantas consultas a enviar)

zy. tenho 400000 id agora.

 
WWer:

Olá, quem pode resolver este problema?):

Há uma base de números diferentes. Seleciona aleatoriamente números a partir dele e forma outra base (ou seja, já existem números que podem ser repetidos). Você pode selecionar quantos quiser, mas isso é um desperdício de recursos e tempo.

Você precisa determinar (probabilisticamente (2sigma, por exemplo)) o tamanho da primeira base a partir da nova base.

+ Também seria bom calcular quantas amostras devem ser feitas para obter pelo menos 90% da primeira base.


MOJ da amostra multiplicado por 2
 
Prival:
determinar o OLS a partir da amostra e multiplicar por 2.
OLS de quê?
 
WWer:
MOS de quê?


você selecionou 100 números a partir de uma base, se a base for numerada de 1 a .... X em ordem. então talvez *2 destes 100 números serão X.

A função matad. rnd(2000) gerencia um número aleatório de 1 a 2000. Pegamos 100 valores de i=0...100 e calculamos tudo com eles. É claro que o resultado não será exato, pois esta estatística é um intervalo de confiança - você também pode calculá-lo e, dependendo da precisão necessária, determinar o tamanho correto da amostra

Razão: