[Arquivo!] Pura matemática, física, química, etc.: problemas de treinamento do cérebro não relacionados ao comércio de qualquer forma - página 68

 
joo писал(а) >>

Esse software pode simular uma esfera com uma superfície espelhada interna e uma fonte de luz no centro...?

Para que você precisa dele, se não é um segredo? Você está inventando um reator de fusão?

 
Richie >>:

А зачем вам это нужно, если не секрет? Термоядерный реактор изобретаете?

Só por curiosidade. O ar dentro provavelmente aquecerá e com ele o bulbo gradualmente. O que derreterá primeiro, o vidro do bulbo ou o vidro da esfera espelhada? :)

Mesmo se assumirmos que o bulbo não gera calor.

 
Mathemat >>:

Сила инерции? Я такой не знаю. Но если послушать, что говорит VladislavVG, то в принципе это можно понять. Но это все же, если уж говорить точнее, не сила инерции, а просто равнодействующая сил, приложенных к материальной точке.

Центробежная сила? Ну это ж фикция, возникающая при переходе к неинерционной системе отсчета. Сила есть одна - центростремительная.

Desculpe, mas isso não é correto. Isto está além do escopo da seção Estática .

A força da inércia é parte do resultado líquido das forças aplicadas a um ponto material e se deve à presença de aceleração - na difísica que descreve a dinâmica, é um coeficiente que representa a massa multiplicada pela segunda derivada. Se você compõe a equação de equilíbrio de forças de um sistema em movimento sem considerá-la, você não terá zero, então o sistema de equações não terá uma solução - ou melhor, haverá infinitamente muitas delas.

A força centrípeta surge como uma força equilibrante à força centrífuga - ela não existe por si só - caso contrário o corpo tenderia para o ponto em torno do qual ocorre a rotação instantânea.

Elementar - por que um carro em uma curva inclina para o lado oposto ao da curva? Explicar ;) ? E também sob que condições ocorre um deslize lateral? E por que ?


Boa sorte.

2 Yurixx Você está familiarizado com a disciplina da mecânica teórica?
 
joo писал(а) >>

Só por curiosidade. Provavelmente aquecerá o ar dentro dele e com ele o bulbo gradualmente. O que derreterá primeiro, o vidro do bulbo ou o vidro da esfera espelhada? :)

Mesmo se assumirmos que o bulbo não emite nenhum calor.

Infelizmente, é impossível simular o aquecimento ali. Se você tomar a bobina do bulbo como ponto no centro da esfera, a bobina deve derreter primeiro.

A propósito, se você não estiver ciente, grandes corpos esféricos são capazes de se aquecer - por exemplo, planetas.

 
VladislavVG >>:

1. Сорри, но это не верно. Может это потому, что дальше раздела "Статика" Вы механику не изучали ?

2. Сила инерции, это часть равнодействующей сил, приложенных к материальной точке и обусловлена наличием ускорения - в дифурах, описывающих динамику это коэффициент, представлющий массу, умноженный на 2-ю производную.

3. Центростремительная сила возникает как уравновшивающая к центробежной - сама по себе не существует - иначе тело бы стремилось к точке, вокруг которой происходит мгновенный поворот.

4. Элементарно - почему авто в повороте наклоняется в сторону, противороложную повороту ? Объясните ка ;) ?

1. estudou mais, assim como a teor-mecânica (mas não muito, pois minha especialidade está relacionada à engenharia eletrônica).

2. Tenho uma idéia das difrações que descrevem a dinâmica. Mas você me convenceu de que estou errado: é ainda mais ficção do que eu supunha. Aqui está o artigo wiki (perdoe a tonelada de mauvais).

3. ali, no mesmo artigo, diz também sobre a força centrífuga. E é uma ficção, pois é também uma força de inércia (mas eu sabia disso há muito tempo).

4. elementar. Só porque há uma força que a faz girar. E é esta força que é a principal.

 
Richie >>:

Кстати, если вы не в курсе, то большие сферические тела способны разогреваться сами - например планеты.

Estou ciente disso. Mas a natureza deste fenômeno é diferente daquele sobre o qual eu fiz a suposição.

 
Mathemat писал(а) >>

Mathemat, você acredita em gravitões? É uma continuação do fio da mosca ....

joo escreveu >>

Eu sei.

Mas a natureza deste fenômeno é diferente daquele sobre o qual eu fiz uma suposição.

O

aquecimento de grandes corpos esféricos é uma coisa interessante, ilumina muitas coisas :)

 
Mathemat >>:

1. Изучал и дальше, и теормех тоже был (но не слишком много, т.к. моя специальность связана с электронной техникой).

2. Я имею представление о дифурах, описывающих динамику. Но Вы меня убедили, что я не прав: это даже больше фикция, чем я предполагал. Вот статья в вики (извините за моветон).

3. Там же, в той же статье, написано и о центробежной силе. И это фикция (но об этом я знал давно).

4. Элементарно. Как раз потому, что есть сила, заставляющая его поворачивать. И именно эта сила первична.

Por que você acha que surgiu a necessidade? Precisamente porque há um efeito. Em relação aos sistemas de referência inercial - isto é tanto uma ficção (como o próprio conceito de "força") - uma simplificação muito forte (como um cavalo esférico em um vácuo). Você pode dar um exemplo de pelo menos um sistema inercial (a Terra não é um deles)? A propósito, no mesmo artigo está escrito que existem forças centrífugas, mas nada sobre o centrípeto - provavelmente porque ele não é primário.

na p.3 e qual é essa força? para onde ela é direcionada e onde é aplicada?

Boa sorte.

 
Richie >>:

Mathemat, а вы в гравитоны верите? Это я в продолжении темы про мух ....

Bem, sim, bastante pronto para admitir a existência de partículas que proporcionam interação gravitacional (se eu não as confundir com o gravitino). Mas também não tão categórico a ponto de acreditar.

2 VladislavVG: bem, pode-se chegar ao ponto de declarar qualquer coisa como ficção. Não vamos discutir sobre termos e brigas. Você sabe exatamente do que estamos falando. E você não vai me nomear um sistema perfeitamente inercial, nem eu. Mas isso não impede que a física newtoniana funcione muito bem não apenas na Terra, mas também, digamos, no sistema solar.

P.S. A propósito, a física newtoniana também é protegida da não-inercialidade do sistema - apenas por essas forças fictícias.

 
Mathemat >>:


2 VladislavVG: ну так можно докатиться и до того, чтобы объявить фикцией что угодно. Давайте лучше не будем спорить о терминах и ссориться. Вы прекрасно понимаете, о чем речь. И Вы так же, как и я, не назовете мне идеально инерциальную систему. Но это не мешает ньютоновой физике работать очень неплохо не только на Земле, но и, скажем, в Солнечной системе.


Portanto, não estou tentando brigar - não é nada construtivo. Eu simplesmente tentei mostrar que existem efeitos, que não podem ser explicados (calculados) sem a introdução de suposições correspondentes (mesmo ficções), pelo menos dentro da mecânica moderna.

E sobre quadros de referência 100%. Tais sistemas simplesmente ainda não são conhecidos.

Boa sorte.